Boletim da Dengue aponta casos suspeitos do Zika Vírus em Patrocínio

o-zika-virus-sua-origem-e-como-surgiu-no-brasil

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (16) o 10º Boletim da Dengue, referente a semana de 5 a 12 de março (sábado a sábado).

As notificações continuam aumentando em todas as regiões, provando que o mosquito está proliferando e circulando facilmente no município.

Os casos confirmados ultrapassam 500. Foram 661 notificações de suspeitas de dengue em 2016. Sendo 128 somente na última semana.

A região central permanece com o maior índice de notificações, agora com 98 casos suspeitos, seguindo pelos bairros Enéas Aguiar e Santo Antônio, ambos com 54.

Zika Vírus

O novo boletim traz um dado que preocupa ainda mais: o aparecimento de três casos SUSPEITOS do Zika Vírus no município.

Clinicamente, esses pacientes apresentaram sinais e sintomas que se enquadram nos critérios de notificação. Os casos estão sendo acompanhados e investigados conforme instruções do Ministério da Saúde.

Atitude já!

O bairro que concentra o maior número de casos notificado é o Centro da cidade, onde ficam situadas a maioria das empresas. Definitivamente, nenhum local está imune ao Aedes aegypti, por isso as empresas de todos os portes precisam tomar medidas simples de combate ao mosquito que é o principal foco de doenças. Veja alguma dicas:

1. Caixa d´água: É preciso manter as caixas d'água de sua instituição sempre fechadas e com a tampa correta;

2. Lixo: Evite o acúmulo de lixo. Faça com que os colaboradores da empresa se conscientizem no sentido de remover corretamente todo o tipo de resíduos, como a remoção de folhas e galhos em calhas para que a água possa correr naturalmente. E deixe os lixos sempre tampados;

3. Telhados: É importante perceber se está tendo o acúmulo de água em partes de calhas, toldos, lajes e telhados. Caso isso esteja acontecendo, o ideal é fazer os devidos reparos para evitar o mosquito da dengue;

4. Vasos: Caso haja plantas no local, informe os seus colaboradores da importância de encher as bordas dos vasos com areia;

5. Garrafas: Lembre-se que as garrafas vazias podem acumular água da chuva. Para isso, vire-as de ponta-cabeça para evitar o acúmulo de água parada nesse local;

6. Pneus velhos: Se os pneus ficarem em local aberto, certamente também ficarão com água parada. O melhor a se fazer neste caso é guardá-los em local coberto;

Além disso, o combate ao mosquito assegura a saúde do empresário e de seus colaboradores. Em diversas cidades do país, o Aedes aegypti afastou funcionários e está causando prejuízos as empresas. Com menos colaboradores, as linhas de produção enfrentam problemas e comércio e serviços deixam de ganhar.

As ACIP/CDL convidam seus associados e parceiros a aderir à mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de zika, dengue e chikungunya. Segundo a presidente da ACIP, Cleudia Maria Rabelo Bernardes, a articulação dos diversos setores da sociedade, em especial do empresariado, é fundamental para o sucesso das ações.