Empreender promove melhoria de 70% na qualidade de produtos e serviços de micro e pequenas empresas

Pesquisa envolve mais de 1.700 empresários participantes da Retomada do Empreender

Foi divulgada a pesquisa feita pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) sobre os resultados da Retomada do Empreender, que durou de 2015 a 2017. Participaram 1.774 empresários dos cinco estados envolvidos nessa etapa: Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

A avaliação trouxe diversos dados que mostram o sucesso do programa e os benefícios proporcionados aos empresários. O coordenador executivo da CACB, Carlos Rezende, explica como esse estudo beneficia indiretamente o empresário na ponta: “Percebemos que os resultados foram obtidos mais rapidamente do que em versões anteriores. Isso nos permite estudar melhorias para as futuras edições do projeto e aumentar a qualidade dos resultados percebidos pelos empresários”.

O EMPREENDER EM PATROCÍNIO

Camila Nayara durante reunião do programa

Em Patrocínio, o Empreender é um grande sucesso, sendo que o programa é desenvolvido pelas ACIP/CDL, através da CACB em parceria com o Sebrae. A coordenadora em Patrocínio, Camila Nayara Gonçalves, explica como funciona: "Hoje nas ACIP/CDL de Patrocínio temos 5 núcleos setoriais ativos, sendo eles:

- Bares e Restaurantes

- Vestuário

- Informática

- Salões de Beleza

- Materiais de Construção

- E ainda neste mês estaremos convidando o segmento de Academias, Nutricionistas e Lojas de Esportes para constituirmos um Núcleo Fitness que esta em ascensão e crescimento atualmente".

E Camila completa: "O principal objetivo do Programa Empreender é elevar a competitividade, buscando novos mercados, estatégias e tecnologias em conjunto e em Patrocínio estamos conseguindo visualizar resultados concretos de desenvolvimento das empresas participantes, principalmente nos núcleos que já existem há mais tempo e que foram contemplados com recursos para ações de treinamentos, consultorias, eventos e viagens técnicas a outros Estados. O que vêm de encontro com os objetivos da entidade que é o fortalecimento e desenvolvimento do comércio local".

A PESQUISA

A pesquisa incluiu questões pessoais, como gênero e grau de escolaridade, com a proposta de traçar um perfil do empresário participante.

Em relação ao gênero, a pesquisa mostrou que 56% dos empresários são do sexo feminino. O resultado mostra que as mulheres têm encontrado, no Empreender, um ambiente favorável para o desenvolvimento de seus negócios e realça o fortalecimento do papel da mulher empresária na economia.

O DataSebrae, plataforma criada para apoiar os pequenos negócios com informações relevantes sobre o mercado, em 2014, estimou que apenas 32% dos empreendedores do país são mulheres, ou seja, o Empreender quebra esse padrão, apresentado uma média de mulheres maior do que de homens empreendedores.

Outro ponto revelado na pesquisa foi em relação à escolaridade dos participantes: 25% dos empresários responderam possuir bacharelado. Comparando com a média nacional, na qual 16% dos empresários afirmam ter o ensino superior incompleto ou mais, o Empreender mostra um alto grau de escolarização de seus participantes e colaboradores, o que influencia no sucesso de estratégias e planos de ação implementados.

Segundo dados do DataSebrae de 2014, a taxa de sobrevivência média das empresas é de dois anos. O tempo de vida médio das empresas participantes é de 11 anos, o que mostra que as empresas vinculadas ao Empreender já passaram dessa fase crítica e buscam o fortalecimento de seus negócios, não apenas a sobrevivência.

BENEFÍCIOS

O Empreender foi avaliado de forma positiva. Em todos os estados participantes, mais de 70% dos empresários disseram ter havido melhoria na qualidade dos produtos e serviços ofertados. “O programa trabalha, com eficiência, os aspectos técnicos das MPEs brasileiras nos mais diferentes aspectos, desde o empoderamento feminino até a melhoria de produtos e serviços. Isso gera um impacto municipal, estadual e setorial”, destaca o presidente da ACIP, Aldo Cândido Roriz Junior.

A avaliação média dos empresários foi de 8,4 pontos, sendo que as notas variavam de 0 (zero) como “muito insatisfeito” e 10 (dez) como “muito satisfeito”, sendo a maior porcentagem de respostas a de nota máxima.

Os empresários que afirmaram ter obtido lucro relataram uma porcentagem maior que 15% em todos os estados. Pernambuco é o que está à frente na pesquisa, apresentando dados que apontam aumento na produtividade.

Além disso, houve crescimento no número de clientes e ampliação do mercado de atuação. Em sua maioria, as empresas afirmam ter tido melhoria dos negócios localmente, o que realça a importância do programa para melhoria da economia de cada município.