ACIP/CDL participam em Uberaba do Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional

Evento reuniu o vice-governador, prefeitos, entidades de classe e outras autoridades, numa iniciativa para o progresso compartilhado de 70 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba

forum-uberaba1200
André Luiz Costa, Renato Moreira Silva e Cleide Ribeiro Araújo

As ACIP/CDL estiveram representadas na última sexta-feira (10/05) em Uberaba em um importante evento voltado para o progresso conjunto dos municípios da região. Participaram a gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo e o responsável pelo Departamento de Comunicação das entidades André Luiz Costa, acompanhados do analista técnico do Sebrae/MG de Patrocínio Renato Moreira Silva.

Trata-se do Fórum Criativo de Desenvolvimento Econômico Regional de 70 municípios do Triângulo e Alto Paranaíba, realizado pelo Sebrae, G70 e Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo e Alto Paranaíba. Esteve presente o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; o senador Carlos Viana; deputados federais e estaduais; prefeitos de diversas cidades, incluindo o anfitrião Paulo Piau (prefeito de Uberaba); presidentes de câmara municipais, vereadores e secretários; o diretor-superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha; além de empresários, imprensa e demais convidados.

A proposta do fórum foi inspirar prefeitos, secretários, agentes de Desenvolvimento e instituições de Fomento Econômico Regional sobre a importância de se apresentar uma “Estratégia de Organização para o Desenvolvimento Regional do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba” com vistas a integração dos 70 municípios da região, implementando ações de políticas de interesse regional, integrando os setores Público e Privado e Terceiro Setor.

"Essa inciativa é fantástica. Inclusive, a gente espera que essa experiência seja replicada em outras regiões do estado", comentou o vice-governador Paulo Brant.

Durante os pronunciamentos, uma fala chamou bastante a atenção: foi a de Afonso Maria Rocha: "Não há espaço para rivalidades regionais", disse o diretor do Sebrae ao ressaltar a necessidade dos municípios buscarem soluções de maneira conjunta, compartilhando experiências e lutando por interesses que alavanquem o desenvolvimento de todos.

O senador Carlos Viana destacou o imprescindível papel do Triângulo e Alto Paranaíba para Minas Gerais. Afirmou ainda que está lutando por melhores condições nas estradas que passam pela região, como as BR's 262 e 040. "São concessões que deram errado. O pedágio é absurdo com uma estrada que é a mesma. Quando o Tribunal de Contas da União (TCU) der o aval para a devolução, novas licitações serão feitas", comentou.

Durante o evento também foi apresentada a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico. O objetivo dessa agência é estabelecer parcerias entre os municípios signatários, fomentando o planejamento regional econômico para elaboração de estudos e projetos voltados para a infraestrutura e atração de investimentos para a região, a partir da ação integrada.

O fórum contou ainda com importantes palestras com Anderson Cabido (Governança compartilhada: o caminho inevitável do desenvolvimento econômico); Ana Carla Fonseca (Cidades criativas como pontes para o futuro); Denis Silva (Codiub - tecnologia como solução e geração de renda para as cidades); Caio Esteves (Cidades como marcas e a experiência das pessoas no espaço público); e André Maciel (Colaboração: a chave para a prosperidade).

autoridades

geral1