ACIP/CDL participam de importante reunião da Regional Triângulo e Alto Paranaíba da Federaminas na Aciub em Uberlândia

2019-08-22-Reunião-da-Federaminas-na-Aciub-1

As ACIP/CDL, através do presidente da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio Aldo Cândido Roriz Junior, participaram de importante reunião na última semana na Aciub, em Uberlândia.

O encontro reuniu presidentes e diretores de Associações Comerciais e Empresariais – ACEs para um encontro da Regional Triângulo e Alto Paranaíba da Federaminas, na quinta-feira (22/08). Além das ACIP/CDL, participaram associações de Araguari, Araxá, Tupaciguara, Ituiutaba e Patos de Minas, dentro outras, além do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI.

O presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, fez a abertura do encontro. “Esta é uma oportunidade incrível de integração e interação entre as Associações, com a possibilidade de discutir temas e cenários relativos às associações, mercado e associados”, ressaltou.

Durante o encontro, conduzido pelo superintendente de negócios da Federaminas, Ricardo Lacerda, foram discutidos diversos temas com foco no desenvolvimento com sustentabilidade e a valorização do associativismo, promovendo a evolução das ACEs.

Além disso foi realizada uma apresentação de Carlos Augusto Romualdo, Gerente de Comunicação Social e Institucional do INDI, que é uma agência, ligada ao Governo de Minas, voltada à promoção de investimento e comércio exterior. O objetivo da agência é fomentar parcerias para consultorias gratuitas aos investidores, apoio ao desenvolvimento das empresas instaladas no Estado e auxílio para quem deseja exportar ou importar. Entre suas atribuições, o INDI também trabalha na orientação e fornecimento de informações aos empresários para abertura de novas empresas.

Também foi discutida a viabilidade de inclusão da região no Fundo de Fomento do Centro-Oeste (FCO). Trata-se de um fundo federal de financiamento de empresas e produtores rurais dos Estados do Centro Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) com juros de 6% ao ano, 3 anos de carência e 9 anos para pagamento que foi criado pela Constituição de 1988 e que foi responsável por grande parte da instalação de empresas e investimentos naqueles estados, em detrimento da nossa região. O objetivo é incluir Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas na área do FCO.

Os representantes das entidades tiveram a oportunidade de debater questões comuns entre as associações, cenários do mercado e formas de apoio aos seus associados, que são empreendedores que tem papel essencial não apenas no desenvolvimento econômico do país, mas também social.

"Foi uma reunião altamente proveitosa na busca em conjunto para soluções em prol de nossa região. A integração dos colegas das associações comerciais é muito importante em todo esse processo de fomento à economia regional", diz o presidente Aldo Cândido Roriz Junior.

(Com Informações e foto da Aciub)