2via boleto

Encontro de Capacitação de Fornecedores reúne centenas de empresários nas ACIP/CDL

Aconteceu no dia 12 de maio, no auditório das ACIP/CDL, o Programa de Capacitação de Fornecedores, que buscou promover a oportunidade do início de um diálogo entre empresas locais e as grandes empresas que estão aportando em Patrocínio. Esse painel demonstrou o que essas empresas exigem de seus fornecedores na contratação, para que os fornecedores de produtos e serviços do Município tenham a oportunidade de conhecer esse cenário e se preparar de maneira adequada para a ampliação de mercados.  

1P

A presidente da ACIP, Cleudia Maria Rabelo Bernardes, abriu o evento, agradecendo a presença das empresas representadas no evento e por acreditarem em nosso município e no potencial de evolução do mesmo. 

DSC 4848

A finalidade do programa é preparar os empresários da cidade com vistas à oferta de produtos e serviços para as empresas que estão chegando à Patrocínio. “Ousamos em oferecer uma oportunidade para o diálogo direto entre as grandes empresas e os potenciais fornecedores de nossa região. Nosso objetivo é que as oportunidades, os recursos e as ofertas de emprego fiquem em nossa região, e para isso precisamos estar preparados para atender aos novos negócios que virão”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Batista de Souza Neto.

3P

Estiveram presentes representantes das grandes empresas âncoras que irão atuar na região: Marcelo Lopes da Costa e Viviane Ribeiro Arantes, da Vale Fertilizantes; Fábio Maletta, da Terraço; Alberto Rodrigues Martins, da Quatrelati; Silas Savietto Sibin, da Niplan Engenharia e Celso Alexandre, da Galvani. 

Cada representante apresentou as demandas e qualificações para atender sua empresa, elencando os principais produtos que necessitam. Confira mais detalhes abaixo: 

DSC 4850O primeiro a falar foi Silas Savietto Sibin, líder de empreendimento da Niplan – empresa de montagem industrial, engenharia, construção e manutenção eletromecânica, que atua no mercado há mais de 25 anos e possui mais de 7 mil colaboradores, que estão distribuídos em todo o território nacional. Veja na imagem abaixo as principais necessidades da Niplan em Patrocínio: 

 

 

2P

 

DSC 4863A segunda a se apresentar foi a Quatrelati, empresa no ramo de laticínios, que foi representada por seu diretor de produção, Alberto Rodrigues Martins. Segundo ele, a empresa já está instalada em Patrocínio no bairro Cruzeiro da Serra e está em fase de montagem, empregando 30 colaboradores nesta etapa. Quando começar sua produção a Quatrelati vai gerar cerca de 150 a 200 empregos diretos em Patrocínio. Está sendo construída com o objetivo principal de processar o soro do leite, subproduto da fabricação de queijos, leite em pó e leite condensado. Serão 900 mil litros de soro processados por dia, que serão adquiridos por indústrias da região, sendo usado o que há de mais avançado em termos de tecnologias de concentração, filtração, evaporação e secagem e um conjunto específico de equipamentos que viabilizarão o funcionamento da indústria durante 24 horas do dia, através de sistemas automatizados. Além disso, num breve futuro, a empresa pretende produzir leite longa vida. Veja abaixo a planta da Quatrelati em Patrocínio:

implantação-Patrocínio-MG

DSC 4942

Logo em seguinte, Fabio Maleta, diretor de incorporação e novos negócios da Construtora Terraço, começou sua explanação dizendo que a empresa decidiu se instalar aqui por entender que Patrocínio é um diamante que precisa ser lapidado. A Terraço está entre as duas maiores empresas de ferrovias do país, além de ser a maior empreiteira atuando nas regiões norte e sudeste. O grupo conta com mais de 1800 funcionários em atividade no país. Em Patrocínio, adquiriram um terreno na BR 365, ao lado da Expocaccer, e já estão com o projeto pronto para ser implantado. No local será montada uma fábrica de fertilizantes, que trará uma tecnologia nova, e também um terminal de cargas, que terá um Redex – Recito Especial Aduaneiro para Exportação – onde containers serão lacrados aqui e vão direto para o Porto. Futuramente a empresa pretende instalar um Porto Seco em Patrocínio. Inicialmente irão operar no modal rodoviário e contarão com a prestação de serviços de Transportadoras da cidade.

DSC 4880Marcelo Lopes da Costa, gerente de desenvolvimento de projetos da Vale Fertilizantes, disse que o projeto Patrocínio visa integrar as operações da multinacional na região do Triângulo e está localizado numa região estratégica próximo aos grandes centros consumidores de fertilizantes e também as unidades de produção de fertilizantes. Localizado próximo as comunidades de Tejuco, São Benedito e Mata da Bananeira, o depósito de minérios de nossa região é de grande porte, com capacidade produtiva de 6,5 milhões de toneladas de minério fosfato por ano, tornando-o de longa duração e alto teor. O objetivo do projeto é ter operações de mina e transporte de minério via ferrovia, que levará o mesmo para a unidade de beneficiamento localizada em Araxá. Segundo Marcelo, a Vale conseguiu a aprovação da licença de instalação do projeto e no mês de junho já iniciam as obras, sendo que até o fim de 2016 pretendem fazer a inauguração do complexo de mineração. A empresa possui diversos programas socioeconômicos para Patrocínio, dentre eles a capacitação e contratação de fornecedores locais.

DSC 4906Dando continuidade, Viviane Ribeiro Arantes, analista de desenvolvimento de fornecedores da Vale Fertilizantes, explicou como uma empresa deve fazer o cadastro para se tornar um fornecedor da multinacional. Segundo ela, preço, prazo, qualidade, atendimento e segmento da legislação são os principais pilares, mas é preciso se cadastrar no site www.me.com.br, que é uma plataforma eletrônica para oferta de serviços, tanto da Vale como de outras empresas. A empresa disponibiliza um manual ensinando o passo a passo deste cadastro, veja no link (http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/esuprir/politica_interna/docs/manual-fornecedor---cadastro-completov04.pdf).

 

DSC 4929

Celso Alexandre, representante da Galvani, falou que a empresa está na região há mais de 15 anos fazendo pesquisas, vendo a viabilidade econômica e conseguindo todas as licenças ambientais. As atividades são em Serra do Salitre, as obras foram iniciadas em 2015 e sua última etapa termina no fim de 2017. Serão gerados pela empresa 900 empregos diretos e 900 indiretos, com uma massa salarial de 15 milhões por ano, dinheiro que circulará na região. O investimento no projeto é de 1,5 bilhão e 180 milhões de reais por ano em impostos. O projeto Salitre tem uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas de rocha fosfática por ano e onde estão sendo instalados unidades químicas para processamento de parte da rocha extraída, gerando fertilizantes e fosfato de cálcio. Segundo Celso, a Galvani tem como prioridade a contratação de fornecedores locais e a empresa já tem uma política de busca destes fornecedores em desenvolvimento, que está sendo conduzida pela Federaminas – Federação das Associações Comerciais – devendo mobilizar toda a região.

4P

Finalizando, Renato Moreira Silva, analista técnico do SEBRAE em Patrocínio, mediou o debate muito produtivo entre as empresas âncoras e os presentes.

Dia 18, um próximo passo será dado, onde os fornecedores apresentarão as demandas por eles traçadas. Quais necessidades os empresários locais têm para suprir esta demanda. Será aberta a criação de oportunidades e, por conseguinte, far-se-á uma rodada para fechar negócio e expor portfolio.   

Neste segundo workshop será tratado as oportunidades de melhoria que os fornecedores possam ter. Numa dinâmica simples e direta os empreendedores manifestarão sobre os pontos que julgarem que necessitam de assistência para que possam se adequarem ao mercado dos grandes compradores. Capacitação, treinamento, crédito, certificação, sejam quais forem as necessidades, esse é o momento de diagnóstico. Adicionalmente, grandes empresas serão convidadas a apresentarem seu quadro de demandas iniciais em áreas distintas para que os fornecedores locais possam identificar oportunidades.  

O encontro foi realizado pelo Governo Municipal em parceria com a ADP, Sebrae, ACIP/CDL e o Conselho para Desenvolvimento de Patrocínio (FUNDAMENTO). Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas: Roberto Queiroz do Nascimento (vice-prefeito), Marli Ávila (presidente da Câmara Municipal), Cleudia Maria Rabelo Bernardes (presidente da ACIP), José Batista de Souza Neto (secretário municipal de desenvolvimento econômico), Saulo Nafau Felizare (presidente da ADP), Renato Moreira Silva (analista técnico do SEBRAE) e a imprensa.   

Aconteceu no dia 12 de maio, no auditório das ACIP/CDL, o Programa de Capacitação de Fornecedores, que buscou promover a oportunidade do início de um diálogo entre empresas locais e as grandes empresas que estão aportando em Patrocínio. Esse painel demonstrou o que essas empresas exigem de seus fornecedores na contratação, para que os fornecedores de produtos e serviços do Município tenham a oportunidade de conhecer esse cenário e se preparar de maneira adequada para a ampliação de mercados.

 

A presidente da ACIP, Cleudia Maria Rabelo Bernardes, abriu o evento, agradecendo a presença das empresas representadas no evento e por acreditarem em nosso município e no potencial de evolução do mesmo.

 

A finalidade do programa é preparar os empresários da cidade com vistas à oferta de produtos e serviços para as empresas que estão chegando à Patrocínio. “Ousamos em oferecer uma oportunidade para o diálogo direto entre as grandes empresas e os potenciais fornecedores de nossa região. Nosso objetivo é que as oportunidades, os recursos e as ofertas de emprego fiquem em nossa região, e para isso precisamos estar preparados para atender aos novos negócios que virão”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Batista de Souza Neto.

 

Estiveram presentes representantes das grandes empresas âncoras que irão atuar na região: Marcelo Lopes da Costa e Viviane Ribeiro Arantes, da Vale Fertilizantes; Fábio Maletta, da Terraço; Alberto Rodrigues Martins, da Quatrelati; Silas Savietto Sibin, da Niplan Engenharia e Celso Alexandre, da Galvani.

 

Cada representante apresentou as demandas e qualificações para atender sua empresa, elencando os principais produtos que necessitam. Confira mais detalhes abaixo:

 

O primeiro a falar foi Silas Savietto Sibin, líder de empreendimento da Niplan – empresa de montagem industrial, engenharia, construção e manutenção eletromecânica, que atua no mercado há mais de 25 anos e possui mais de 7 mil colaboradores, que estão distribuídos em todo o território nacional. Veja na imagem abaixo as principais necessidades da Niplan em Patrocínio:

 

A segunda a se apresentar foi a Quatrelati, empresa no ramo de laticínios, que foi representada por seu diretor de produção, Alberto Rodrigues Martins. Segundo ele, a empresa já está instalada em Patrocínio no bairro Cruzeiro da Serra e está em fase de montagem, empregando 30 colaboradores nesta etapa. Quando começar sua produção a Quatrelati vai gerar cerca de 150 a 200 empregos diretos em Patrocínio. Está sendo construída com o objetivo principal de processar o soro do leite, subproduto da fabricação de queijos, leite em pó e leite condensado. Serão 900 mil litros de soro processados por dia, que serão adquiridos por indústrias da região, sendo usado o que há de mais avançado em termos de tecnologias de concentração, filtração, evaporação e secagem e um conjunto específico de equipamentos que viabilizarão o funcionamento da indústria durante 24 horas do dia, através de sistemas automatizados. Além disso, num breve futuro, a empresa pretende produzir leite longa vida. Veja abaixo a planta da Quatrelati em Patrocínio:

Logo em seguinte, Fabio Maleta, diretor de incorporação e novos negócios da Construtora Terraço, começou sua explanação dizendo que a empresa decidiu se instalar aqui por entender que Patrocínio é um diamante que precisa ser lapidado. A Terraço está entre as duas maiores empresas de ferrovias do país, além de ser a maior empreiteira atuando nas regiões norte e sudeste. O grupo conta com mais de 1800 funcionários em atividade no país. Em Patrocínio, adquiriram um terreno na BR 365, ao lado da Expocaccer, e já estão com o projeto pronto para ser implantado. No local será montada uma fábrica de fertilizantes, que trará uma tecnologia nova, e também um terminal de cargas, que terá um Redex – Recito Especial Aduaneiro para Exportação – onde containers serão lacrados aqui e vão direto para o Porto. Futuramente a empresa pretende instalar um Porto Seco em Patrocínio. Inicialmente irão operar no modal rodoviário e contarão com a prestação de serviços de Transportadoras da cidade.

Marcelo Lopes da Costa, gerente de desenvolvimento de projetos da Vale Fertilizantes, disse que o projeto Patrocínio visa integrar as operações da multinacional na região do Triângulo e está localizado numa região estratégica próximo aos grandes centros consumidores de fertilizantes e também as unidades de produção de fertilizantes. Localizado próximo as comunidades de Tejuco, São Benedito e Mata da Bananeira, o depósito de minérios de nossa região é de grande porte, com capacidade produtiva de 6,5 milhões de toneladas de minério fosfato por ano, tornando-o de longa duração e alto teor. O objetivo do projeto é ter operações de mina e transporte de minério via ferrovia, que levará o mesmo para a unidade de beneficiamento localizada em Araxá. Segundo Marcelo, a Vale conseguiu a aprovação da licença de instalação do projeto e no mês de junho já iniciam as obras, sendo que até o fim de 2016 pretendem fazer a inauguração do complexo de mineração. A empresa possui diversos programas socioeconômicos para Patrocínio, dentre eles a capacitação e contratação de fornecedores locais.

Dando continuidade, Viviane Ribeiro Arantes, analista de desenvolvimento de fornecedores da Vale Fertilizantes, explicou como uma empresa deve fazer o cadastro para se tornar um fornecedor da multinacional. Segundo ela, preço, prazo, qualidade, atendimento e segmento da legislação são os principais pilares, mas é preciso se cadastrar no site www.me.com.br, que é uma plataforma eletrônica para oferta de serviços, tanto da Vale como de outras empresas. A empresa disponibiliza um manual ensinando o passo a passo deste cadastro, veja no link (http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/esuprir/politica_interna/docs/manual-fornecedor---cadastro-completov04.pdf).

Celso Alexandre, representante da Galvani, falou que a empresa está na região há mais de 15 anos fazendo pesquisas, vendo a viabilidade econômica e conseguindo todas as licenças ambientais. As atividades são em Serra do Salitre, as obras foram iniciadas em 2015 e sua última etapa termina no fim de 2017. Serão gerados pela empresa 900 empregos diretos e 900 indiretos, com uma massa salarial de 15 milhões por ano, dinheiro que circulará na região. O investimento no projeto é de 1,5 bilhão e 180 milhões de reais por ano em impostos. O projeto Salitre tem uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas de rocha fosfática por ano e onde estão sendo instalados unidades químicas para processamento de parte da rocha extraída, gerando fertilizantes e fosfato de cálcio. Segundo Celso, a Galvani tem como prioridade a contratação de fornecedores locais e a empresa já tem uma política de busca destes fornecedores em desenvolvimento, que está sendo conduzida pela Federaminas – Federação das Associações Comerciais – devendo mobilizar toda a região.

Finalizando, Renato Moreira Silva, analista técnico do SEBRAE em Patrocínio, mediou o debate muito produtivo entre as empresas âncoras e os presentes.

Dia 18, um próximo passo será dado, onde os fornecedores apresentarão as demandas por eles traçadas. Quais necessidades os empresários locais têm para suprir esta demanda. Será aberta a criação de oportunidades e, por conseguinte, far-se-á uma rodada para fechar negócio e expor portfolio.   

Neste segundo workshop será tratado as oportunidades de melhoria que os fornecedores possam ter. Numa dinâmica simples e direta os empreendedores manifestarão sobre os pontos que julgarem que necessitam de assistência para que possam se adequarem ao mercado dos grandes compradores. Capacitação, treinamento, crédito, certificação, sejam quais forem as necessidades, esse é o momento de diagnóstico. Adicionalmente, grandes empresas serão convidadas a apresentarem seu quadro de demandas iniciais em áreas distintas para que os fornecedores locais possam identificar oportunidades.

 

O encontro foi realizado pelo Governo Municipal em parceria com a ADP, Sebrae, ACIP/CDL e o Conselho para Desenvolvimento de Patrocínio (FUNDAMENTO). Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas: Roberto Queiroz do Nascimento (vice-prefeito), Marli Ávila (presidente da Câmara Municipal), Cleudia Maria Rabelo Bernardes (presidente da ACIP), José Batista de Souza Neto (secretário municipal de desenvolvimento econômico), Saulo Nafau Felizare (presidente da ADP), Renato Moreira Silva (analista técnico do SEBRAE) e a imprensa.