2via boleto

ACIP/CDL participam do 'Novembro Azul' incentivando homens a se prevenirem contra o câncer de próstata

De acordo com o INCA, dados apontam que em 2022 serão diagnosticados mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata. Por isso, as ACIP/CDL também participam da campanha do "Novembro Azul", incentivando a conscientização dos homens para a importância da prevenção da doença.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), daí a necessidade do diagnóstico precoce. Especialistas apontam que 90% dos casos podem ser curados se diagnosticados precocemente.

Hoje a recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que os homens a partir de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, devem procurar um profissional especializado para avaliação. Os homens do grupo de risco (negros ou que possuem parentes de primeiro grau com câncer de próstata), devem começar seus exames mais cedo, a partir dos 45 anos.

O câncer de próstata é, na maioria das vezes assintomático, portanto quando há alguma manifestação significa que já está em fase mais avançada. Assim, os homens devem manter uma rotina de cuidados, como visita anual ao médico (para exame de toque ou o de dosagem do PSA), aliada a hábitos de vida saudável, como atividade física e alimentação balanceada.

(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)