PACE da ACIP Patrocínio concorre a premiação nacional

Na foto, a equipe da esquerda para a direita: Jean Cássio Gonçalves, Priscila Abadia Nunes, Ana Luiza Fonseca​ , Dayanne Garcias​ e Welington Henrique Silva.

Desde que foi instalado em agosto 2014  o PACE Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual),  vem conseguindo resultados surpreendentes de negociação e diminuído  o índice de inadimplência para os associados.

Premiado em 2015, com o prêmio “Revelação” pela FEDERAMINAS por seu sucesso e inovação em integrar dois departamentos (COBRANÇA E PACE) e dar sustentabilidade dentro das ACIP/CDL, através do alto desempenho e utilização do empresariado patrocinense e  região, o PACE - Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual  está concorrendo em âmbito nacional à edição 2017 do Prêmio Conde dos Arcos - Acesso à Justiça, na categoria MUTIRÃO DE CONCILIAÇÃO EMPRESARIAL.

A Associação Comercial de Patrocínio concorre ao Prêmio juntamente com o PACE de Três Marias. O anúncio dos vencedores será divulgado em breve pela CBMAE - Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial e CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, organizadoras do Conde dos Arcos. A premiação surgiu a fim de oferecer reconhecimento às Câmaras de Conciliação e aos Pace’s do país, que contribuem para o acesso aos métodos extrajudiciais de solução de controvérsias.

Os mutirões acontecem várias vezes ao ano, possibilitando através da conciliação, que  é uma forma de solução extrajudicial, no qual as partes são orientadas na construção de um acordo. Em vários casos os acordos acontecem porque as partes querem ser ouvidas. Com a conciliação surge essa oportunidade. Em aproximadamente 30 dias a empresa pode resolver um conflito que poderia ficar durante anos na justiça comum.

Como a empresa recupera os seus créditos com maior agilidade, ela pode ter mais recursos para fazer frente as suas despesas do dia a dia, reforçando o seu caixa. Manter o fluxo de caixa positivo pode evitar com que as empresas tenham que buscar empréstimos. Assim, o uso da conciliação, especialmente para micro e pequenas empresas, pode ser uma alternativa para a sua sobrevivência.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Cobrança, Ana Luíza da Fonseca, o trabalho é desenvolvido em equipe com muita seriedade, ética e profissionalismo.

Hilda Hiroko Utumi Rizzati - Proprietária da BEM MENOS

“Minha empresa é usuária do PACE desde abril de 2015. Avalio como excelente essa parceria, pois temos vários benefícios com o treinamento adequado de uma equipe de cobrança bem estruturada e bem assessorada pelo jurídico que sabe como conduzir de forma madura e tirar essa parte delicada da empresa. O nosso índice de recebimento dos clientes inadimplentes tem sido de 80%. ”

Fabiano Caldeira – Superintendente FUNCECP – UNICERP e EASFP

“A FUNCECP, mantenedora do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio – UNICERP e da Escola Agrotécnica Sérgio de Freitas Pacheco – EASFP, desde o final de 2016, mantém o convênio com as ACIP/CDL através do PACE, e com excelentes resultados. A abordagem nas cobranças realizada pelo PACE, trouxe mais flexibilidade e disciplina junto aos recebimentos realizados pelos alunos do UNICERP e EASFP. A evolução das cobranças, com um alto índice nos recebimentos, é visto com bons olhos, haja vista que a inadimplência da nossa IES vem diminuindo a cada dia. O índice de inadimplência das IES em todo o Brasil é próximo de 8,5%, e com a ajuda do PACE nosso índice hoje está abaixo de 5% e com viés de baixa. Agradecemos aos colaboradores das ACIP/CDL pelo brilhante trabalho e esperamos que mantenham esse serviço por muito mais tempo.”

Flaviane Almeida de Queiroz Dornelas - Proprietária da RADICAL.COM

“No Início do ano de 2017 vi a importância de mudar o crediário da empresa, pois estava com alto índice da inadimplência. Então conheci o serviço do PACE junto às ACIP/CDL e que já resolveu casos críticos já considerados perdidos que o mesmo conseguiu reverter em recebimento. Avalio não só como excelente o serviço, mas principalmente a equipe que hoje é referência para minha empresa na abordagem e perfil de cobrança aos nossos clientes. Com esse apoio consegui mudar positivamente muitas coisas dentro da minha loja.”

Outro expressivo caso de sucesso do PACE das ACIP/CDL é do SICOOB COOPACREDI que foi superada em cerca de 90% tornando-se modelo de prática de gestão.

Durante dois meses a cooperativa realizou a campanha de recuperação de crédito “Chance do Dia”, uma campanha de recuperação de créditos baixados como prejuízo que teve resultados que superaram as expectativas e bateram a meta estabelecida.

Com o envolvimento técnico da equipe do banco e o apoio da equipe do PACE das ACIP/CDL em parceria com o Poder Judiciário (TJMG) a recuperação que tinha como meta de R$ 143.379,34 ultrapassou conseguindo o montante de R$ 272.936,79, cerca de 90% acima do estipulado.

O Departamento de Cobrança aguarda o resultado final da premiação, mas acima de tudo sente-se honrado pelo reconhecimento dos associados das ACIP/CDL que vem aderindo cada vez mais a essa modalidade de recuperação de crédito tão benéfica ao empresário e consumidor.

Os interessados em ingressar com cobranças no departamento e no PACE devem entrar em contato com o Departamento Comercial, fone 3831 - 5500 ramal 3.