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Como fazer a integração de loja virtual e física com sucesso

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Empreender é o sonho de muitas pessoas que almejam materializar as suas ideias de negócio e melhorar a sua condição financeira. Aquela velha história de montar uma pequena loja física é cada vez mais confrontada com a oportunidade de iniciar um e-commerce com custos menores e maior público consumidor.

Entretanto, a estratégia mais adequada para quem já possui seu próprio comércio é integrar esses dois canais de venda. Afinal, a complementaridade de cada um é que faz com que haja o sucesso na operação.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com informações de como realizar a integração de loja virtual. Confira!

Qual a importância de realizar a integração entre as lojas física e virtual?

Não é preciso ser nenhum exímio gestor ou analista para saber que o mercado brasileiro é altamente competitivo, com diversas marcas brigando para oferecer os melhores produtos com um bom custo-benefício.

Nesse cenário, a diferenciação e o uso de estratégias vencedoras é o que promove o crescimento de uma empresa. Com o avanço da internet e a moda dos e-commerce, muitos clientes estão procurando adquirir os seus produtos pela internet, pois esse canal de compra tende a ter melhores preços.

Mas é preciso entender que um canal não exclui totalmente o outro. Por exemplo, uma pessoa que deseja adquirir uma peça de vestuário procurará experimentar no seu corpo antes. Desse modo, uma integração entre a loja virtual e a física pode ajudá-la durante essa jornada de compra, aumentando as chances de ocorrer a venda.

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Uma outra dúvida que paira sobre os empreendedores diz respeito aos custos para implementar uma loja online e integrá-la ao seu comércio. Pois bem, atualmente, existem diversas plataformas com funcionalidades e aplicações para diferentes níveis de negócios. Desde pequenas empresas com 1 a 2 funcionários até as maiores, com mais de mil empregados, podem encontrar uma solução adequada às suas necessidades.

Vantagens comerciais, maiores taxas de satisfação de cliente e oferecimento de uma boa experiência de compra. Esses 3 fatores são apenas alguns dos que mais se destacam na ampla gama de vantagens decorrentes da integração de loja virtual. Por isso, analise as potencialidades do seu negócio e procure traçar uma boa estratégia para realizar mudanças durante esse processo integrativo.

Quais recursos podem ser utilizados para realizar essa integração?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que os softwares e a capacidade logística/gerenciamento de estoque são os pontos principais, e que devem ser mais trabalhados. Fortalecer os canais e realizar uma integração produtiva devem ser os pontos de partida para iniciar os trabalhos de adequação.

Imagine que em uma loja não haja uma boa integração entre o e-commerce e os sistemas gerenciais da loja física. É provável que exista diversos problemas, atrasos com os pedidos e divergências de informações. Esses são alguns dos pontos iniciais que demonstram a importância e a harmonia de uma integração efetiva entre os canais de compra.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre esse assunto, vamos aprofundar um pouco mais nos recursos que podem ser utilizados durante esse processo. Continue a leitura!

Estratégia omnichannel

Primeiramente, é preciso entender o que é essa estratégia. O omnichannel é o que, de fato, estamos abordando ao longo do artigo. Esse termo diz respeito à oferta de vários canais de compra para os clientes, e não somente os ambientes físicos e online.

Implementar essa estratégia consiste em integrar os canais de compra, principalmente o online e offline, para que não haja distinção. Além disso, reduzir o número de evasões e desistência de compras.

Com o omnichannel, o cliente percorre toda a jornada de compra e explora as interações que podem ocorrer entre o comprador e a empresa. É possível, também, receber os feedbacks e usar essas informações para melhorias, e tornar ainda mais efetivo os canais de compra. Desse modo, todo o negócio é beneficiado, pois quanto maior o número de vendas, maiores as receitas, e o capital de giro é elevado.

Uma loja virtual tem menores custos operacionais e, por consequência, pode gerar maiores resultados financeiros. Fazer uma integração assertiva com a loja física é uma forma inteligente e produtiva de extrair o máximo desses dois canais de venda. Lembre-se disso!

Uso do ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP) é um dos programas gerenciais mais utilizados em todo o mundo. Independente do porte da empresa, o ERP consegue reunir todas as informações em um único programa, possibilitando uma visão geral e ampla de todo o empreendimento.

Assim, processos que dão maiores resultados podem ser alavancados, enquanto que tarefas onerosas e com grandes custos podem ser otimizadas. Ou seja, o ERP possibilita tomada de decisões importantes de forma planejada e organizada.

Com um ERP, a integração de loja virtual torna-se muito mais segura e eficaz. Nas diversas funcionalidades do sistema podem ser lançadas informações básicas, como por exemplo, a quantidade em estoque, os custos de compra, dentre outras informações.

Desse modo, é imprescindível contar com essa ferramenta tecnológica para quem almeja realizar a sua integração entre os canais de compra. Pesquise, analise e defina qual o ERP mais adequado ao seu negócio.

Rígido controle do estoque

A crise de 1929 foi um bom exemplo de como pode haver um colapso econômico quando não há um planejamento do estoque de produtos. Por isso, procure ter uma boa comunicação entre os seus softwares para gerenciar o seu armazenamento interno. Uma boa equipe de colaboradores capacitados também é importantíssimo para ter um estoque menos oneroso.

Afinal, não podem haver duplicidade de informações ou dados desconexos. Imagine que na sua base tenha descrito que há 5 unidades de um determinado produto, mas no seu site online há apenas 2 unidades para compra. É bastante perceptível a quantidade de vendas que serão perdidas. Invista em tecnologia e planejamento logístico.

(Fonte:CDL-BH)


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