2via boleto

Conheça as datas comemorativas de 2019 importantes para o comércio

Calendário de janeiro de 2019 com datas comemorativas

Apesar de 2019 ter menos feriados que o ano anterior, aproveitar as datas comemorativas é uma ótima alternativa para alavancar as vendas em sua loja e crescer ainda mais.

Este ano já começou com um cenário bastante positivo para a economia nacional. Novas mudanças políticas e no âmbito empresarial demonstram a força do mercado brasileiro. Afinal, após passar por uma das maiores recessões da sua história, o país está em uma fase de implementação de mudanças e correção de erros estruturais.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as datas comemorativas de 2019 que não podem ficar de fora do seu radar. Por isso, dê uma olhada em todo o material até o final para ficar por dentro de todas essas oportunidades. Vamos lá?

Como montar um calendário de datas comemorativas?

Essa pergunta é muito importante, pois demonstra como é necessário realizar um planejamento das datas comemorativas de 2019 a fim de extrair o máximo de oportunidades desses períodos.

O primeiro passo é realizar um mapeamento das datas que podem impactar o seu negócio. Desse modo, sobra mais tempo para realizar os ajustes necessários e traçar uma boa campanha de divulgação.

Além disso, fica muito mais fácil selecionar os dias que têm mais afinidade com o seu nicho de atuação. Para melhor entender as datas comemorativas de 2019, é necessário compreender o seu público consumidor.

Então, analisar o modelo de negócio, as oportunidades e os desejos dos clientes é uma forma inteligente de começar a ter resultados satisfatórios com as datas comemorativas. Agora que você descobriu um pouco mais do que é o planejamento desse calendário, vamos listar os principais pontos acerca dessa temática. Continue a leitura.

Dia da mulher

No dia 08/03, é comemorado o dia da internacional da mulher. Tradicionalmente, há uma grande procura por presentes nessa época. As mulheres merecem ser reconhecidas pelos seus trabalhos e contribuições que vão desde o âmbito familiar até as lutas sociais para defesa dos seus direitos.

Com isso, muitos filhos, maridos e colegas de trabalho procuram formas de demonstrar o carinho e reconhecimento pelas mulheres nessa data comemorativa. Dessa forma, os comerciantes podem direcionar os seus estoques e estratégias para atender essa demanda. Foque nisso.

Dia das mães

Outra data muito reconhecida é o dia das mães. Esse ano, ele será comemorado no dia 12/05, representando uma singela homenagem as mães de todos os lugares que sempre buscam alternativas para cuidar dos filhos e da família.

Nesse período, há uma grande procura por presentes em floriculturas, lojas de vestuário e chocolates, por exemplo.

Essa é uma data comemorativa de 2019 que os empresários não podem deixar de estruturar campanhas de vendas. Afinal, com a maior procura, é muito provável que haja uma grande curva de crescimento no comércio.

Dia dos pais

Paralelamente, há também o dia dos pais, que é uma outra excelente data para o comércio. Em 2019, a ela será comemorado no dia 11/08. Ou seja, no segundo semestre do ano, em um período estratégico para o comércio.

Um ponto a ser levado em conta é que o período entre agosto e novembro tende a não ter muitas datas comemorativas. Com isso, dezembro acaba concentrando algumas dessas datas como o natal, que registra um número de vendas bastante elevado.

Dia das crianças

O mês de outubro é bastante lembrado quando o assunto é o dia das crianças e a tradicional “semana do saco cheio”. A primeira, ocorre em 12 de outubro.

Crianças e presentes são uma combinação quase sempre certeira, não é verdade? Esse é exatamente um dos pontos vantajosos para o comércio, pois possibilita a elevação da procura de presentes para crianças como brinquedos, livros e jogos.

Natal

O Natal é reconhecidamente a data comemorativa mais importante para o comércio, tanto por parte dos consumidores quanto pelos lojistas. Alguns pontos conseguem justificar o tamanho do mercado nessa época do ano. 

Por exemplo, o pagamento do 13º salário ocorre tradicionalmente nos meses de novembro e dezembro. Ou seja, os clientes estão com mais recursos financeiros nesse período do ano e aptos a comprar produtos e lembranças para presentear.

Aliado a boas estratégias de marketing, o Natal é uma data comemorativa que deve ter um bom planejamento para conseguir atender a maior demanda. É exatamente nessa época que os empresários realizam um número maior de contratações temporárias, visando garantir a qualidade do atendimento.

É válido ressaltar que a data do natal em 2019 continua invariavelmente no dia 25 de dezembro. Lembre-se disso!

Páscoa

A páscoa em 2019 será no dia 21 de abril. Engana-se quem acha que a páscoa é uma época boa apenas para o comércio de produtos de chocolate. Há uma grande procura por outros serviços e produtos nesse período do ano.

Logicamente, alguns serviços, por exemplo buffets, têm uma maior demanda. Entretanto, outras empresas de diversos nichos de mercado podem se adaptar para conseguir prospectar mais clientes e realizar muitas vendas. Pense nisso.

Dia nacional do turismo

O turismo nacional encontra-se crescente. Um país com dimensões continentais e paisagens belíssimas só pode ter excelentes roteiros. Muitos empresários não sabem a data de comemoração do dia nacional do turismo, mas ele ocorre em 08/05.

Agências de turismo, restaurantes e hotéis são só alguns dos mercados que podem ser amplamente beneficiados com ações direcionadas a essa data.

Existe uma infinidade de prestadores de serviços e outras empresas que podem direcionar seus esforços a fim de conseguir melhores vendas com o dia nacional do turismo. Diversificação é a palavra-chave para o empreendedor que não gosta de perder nenhum tipo de oportunidade.

2019 será um ano com diversas oportunidades e vários nichos de mercado podem crescer e se consolidar. Ficar atento às datas comemorativas de 2019 já é um bom caminho para o comerciante prospectar clientes e aumentar o seu faturamento.

Conhece mais pessoas que gostariam de ter acesso a este conteúdo? Não deixe de compartilhar o material nas suas redes sociais. No Facebook, muitos amigos terão a oportunidade de ficar por dentro das datas comemorativas.

(Fonte: CDL/BH)


22012019-POST-RAIS-1200