2via boleto

Intenção de consumo no dia dos pais é a maior do ano até o momento

O Dia dos Pais promete movimentar o comércio mineiro esta semana. A pesquisa de Intenção de Consumo, realizada pela Federação das CLDs de Minas Gerais, revelou que 48, 8% dos entrevistados pretende comprar este mês, a maior do ano até o momento, superando até o Dia das Mães, que é a segunda data de maior apelo comercial, perdendo apenas para o Natal.

A intenção de compra ainda apresentou crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, 12% mais consumidores devem ir às compras, aponta o estudo.

Para Vinícius Carlos, economista da FCDL-MG, o aumento acontece devido ao “apelo emocional do Dia dos Pais, que deu um novo estimulo à intenção de consumo, aliado a expectativa pelo saque de parte do FGTS, que seria liberado pelo governo. Mesmo que o Fundo de Garantia venha apenas após o período do Dia dos Pais, cabe ao lojista aproveitar esse indicador fazendo estratégias que maximizem as vendas por meio de promoções, diversidade de meios de pagamento e, principalmente, customização dos atendimentos, tornando-os mais ricos em experiências”, avaliou o economista.

Setores destaques

Dentre os consumidores que irão comprar em agosto, 26% investirá no setor de supermercados. Logo após, com 21%, está o setor de roupas, seguido pelo de calçados, com 11%. Tal movimento indica a tendência dos mineiros a comprarem produtos para presentear os pais na data.

Investimento

Apesar do movimento positivo para o comércio, a maioria da população ainda pretende economizar. A pesquisa mostra que 51,2 % deverá poupar este mês. Sendo, 55% na Poupança, 17% no Fundo de Investimento, 10% no Tesouro Direto e 7% na Capitalização.

Confira aqui todos os dados da pesquisa!