2via boleto

Inicial 5 dicas para integrar a sua equipe de trabalho

De acordo com um estudo publicado pela revista especializada Deskmag, 62% dos entrevistados afirmaram que aumentaram a capacidade de trabalho em um ambiente mais integrado e colaborativo. O mesmo levantamento chegou à conclusão de que 90% dos entrevistados se sentem mais confiantes em ambiente integrado e 71% passam a ser mais criativos. Interessante esse efeito sobre o gerenciamento de equipes, não concorda?

 

Com a correria do dia a dia, é fácil para qualquer um se perder em suas próprias demandas e começar a ver outros setores e funcionários, no máximo, como uma espécie de “fornecedores internos”. Mas, na verdade, a empresa ou entidade toda é uma grande cadeia, e a sinergia na dinâmica de colaboração é essencial para o bom fluxo dos processos. Veja agora algumas dicas de integração para a sua equipe de trabalho:

 

1) Liberdade de opinião

É importante que todos os integrantes se sintam livres para expor problemas e dar sugestões às lideranças. Um bom líder é aquele que estimula as pessoas a expressarem suas ideias. Além disso, essa atitude evita que assuntos mal resolvidos fiquem pela metade, deixando aquele clima ruim em todo o ambiente de trabalho. O uso de formulários anônimos pode ser uma boa ideia! Assim as pessoas se sentem mais seguras para se expressar sem se expor.

 

2) Competições saudáveis

Outra técnica de integração de funcionários é a elaboração de programas de inovação interna ou competições leves entre equipes. Esse tipo de ação estimula o pensamento em conjunto e a criação de projetos de forma colaborativa. O ideal é que as equipes sejam formadas por integrantes de departamentos diferentes, justamente para criar o ambiente propício para uma interação entre pessoas que normalmente não trabalham juntas. 

Esse trabalho colaborativo também elimina o retrabalho excessivo. Afinal, o que é a integração na empresa se não uma forma de contar com mais cabeças pensando em conjunto?
Estima-se que, em média, 38% dos empregados percam tempo fazendo retrabalhos e até 58% gastam mais de uma hora por dia só para encontrar informações necessárias. Com uma equipe mais unida e trabalhando com ferramentas integradas, esses desperdícios são sanados.

 

3) Comunicação é a chave

"Quem não se comunica se trumbica"! Nenhuma ferramenta é tão poderosa na integração de equipes quanto a comunicação interna. Portanto, é imprescindível contar com tecnologias que facilitam a comunicação, como os sistemas de chat interno e e-mails corporativos modernos e eficientes. O Gmail e o Google Hangouts são boas opções.

 

4) Tudo acessível em qualquer lugar

Você provavelmente já ouviu falar na "nuvem", certo? Pois é! Ela é uma ferramenta virtual (por isso o nome nuvem) que serve para compartilhar todas as informações da empresa entre todos os integrantes de todas as equipes. O compartilhamento de arquivos na nuvem é um dos métodos mais eficientes para eliminar ruídos e demoras nesse quesito. Serviços como o Google Drive permitem fazer o upload, edição e troca de arquivos sem gastar memória rígida. Assim, tudo fica disponível de qualquer lugar com internet, basta ter permissão de acesso.

 

5) Hora da festa

Algumas lideranças podem pensar que confraternizações entre funcionários são apenas um gasto supérfluo e que só pode ser realizado em momentos de bonança. Mas incentivar um grau adequado de coleguismo entre os funcionários melhora o clima da empresa, ameniza disputas internas e pode, inclusive, ajudar na motivação em momentos de crise. As confraternizações precisam acontecer de forma contextualizada e de acordo com o momento da empresa, mas são uma ação que traz resultados positivos na maioria dos casos. Além disso, um ambiente mais informal pode ser propício a dinâmicas em grupo entre os funcionários ou de compartilhamento de experiências.

 

 

* Com informações do blog Safetec.