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Associa-Minas Conectividade 2020 estreia com sucesso absoluto de público

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O 1º dia do evento ASSOCIA-MINAS CONECTIVIDADE 2020, transmitido pela TV Federaminas e sob a mediação de Duda Torres, foi sucesso absoluto de público! Mais de 100 municípios se conectaram conosco. Vários empresários e empresárias interagiram com os especialistas, fazendo perguntas e tirando suas dúvidas.



O tema da noite de ontem foi "Gestão Empreendedora", dividido em 3 momentos: Gestão Empresarial, Gestão Financeira e Gestão de Processos.



No 1º momento, recebemos o especialista em Estratégia e Inovação de Negócios Mário Mateus, para falar sobre o tema: "A Empresa na palma da sua mão". O palestrante destacou que, com a velocidade das mudanças, a atitude é tudo de que precisamos para ter sucesso e que a empresa deve se posicionar no mercado como uma solucionadora de problemas. Mário ressaltou a importância do feedback contínuo e da inovação nos negócios para proporcionar ao cliente uma experiência excelente.


No 2º momento, Alessandra Oliveira, especialista em Controladoria e Finanças, apresentou o tema:  LucrATIVIDADE. Para ela, com pequenas ações de gestão financeira, a empresa pode maximizar sua margem de lucro e aumentar as oportunidades. Alessandra fez uma comparação muito interessante entre o empresário Rambo e o empresário Atirador de Elite. "Quem você quer ser?", perguntou ao público. Explicou que o empresário Rambo é aquele que sai atirando para todo lado, sem qualquer estratégia. Às vezes mata o inimigo, mas às vezes mata pessoas inocentes. Já o empresário Atirador de Elite tem foco e estratégias e, por isso, sempre tem sucesso em sua missão. Assim, segundo ela, é preciso profissionalizar o seu negócio, começando com a gestão financeira. O primeiro passo é separar a conta física (do empresário) da conta jurídica (empresa). 



No 3º momento, a Consultora Empresarial em Processos e Pessoas, Ângela Dornas, falou sobre o tema "Processos - um aliado na produtividade". De acordo com a especialista, para aumentar a produtividade de uma empresa, é preciso organizar os processos, envolver todos os departamentos, canalizar energia na economia de tempo e dar agilidade ao alcance das metas. Destacou que os processos fazem parte da vida de qualquer pessoa e não apenas de empresas. "É preciso quebrar paradigmas e aproveitar as oportunidades. Assim, pense grande, administre seus processos e seja uma empresa forte", diz.



Hoje, 07/10, o ASSOCIA-MINAS CONECTIVIDADE 2020 abordará o tema "Foco no Cliente".  Você aprenderá como desenvolver relacionamentos com fidelização, inovando as técnicas de abordagem e fechamento de vendas.


Se você ainda não fez sua inscrição, não perca! Entre no site www.associaminas.com.br, faça seu cadastro, divulgue para seus associados. Venha com a gente, porque o desenvolvimento não pode parar!


Esperamos por você!   

Assessoria de Imprensa Federaminas

Quais as sanções previstas para descumprimento da LGPD?

De acordo com a legislação, as penalidades vão desde a simples advertência, podendo chegar a multas de até 2% do faturamento da empresa, limitada a R$ 50 milhões por infração.

Ademais, importante salientar que além das penalidades citadas, a LGPD traz TAMBÉM a possibilidade de que a infração seja publicizada (o que de certo afetará a imagem do infrator, gerando perda de credibilidade dentre outros), suspensão do banco de dados e do tratamento de QUALQUER informação pessoal, ou mesmo a proibição parcial ou total do tratamento de dados. O que para muitos que tratam o dado, pode ser mais danoso que a aplicação de multa.

Por isso é de suma importância que a entidade, diante de assuntos envoltos a LGPD, solicite suporte jurídico, visando garantir a conformidade com a legislação.

 

Matéria: FCDL/MG

Um Programa de financiamento de tributos para os pequenos

A iniciativa tem potencial para beneficiar 1,3 milhões de empresas, muitas inscritas no Simples Nacional

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) lançou nesta quinta-feira (1º) o novo Programa de Retomada Fiscal, voltado para a regularização de empresas que estão com débitos inscritos na Dívida Ativa da União (DAU). A iniciativa tem potencial para beneficiar 1,3 milhões de empresas, sendo a maioria delas micro e pequenas empresas inscritas no Simples Nacional.

Durante a coletiva de lançamento do programa, o assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, afirmou que a quitação de débitos tributários será uma oportunidade para os empresários retomarem o crescimento econômico e voltarem a gerar renda e emprego. “Sabemos de todas as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos empreendedores com a crise desencadeada pelo coronavírus. O antigo Refis não atendia as empresas menores, que se encaixam no Simples, por isso essa lei de transição fiscal é tão importante”, observou.

De acordo com Afif, a nova modalidade de financiamentos de débitos possibilita “personalizar” a negociação conforme o tamanho da empresa. “O diferencial desse programa é estar atento às especificidades de cada empresa contemplada. A equipe da PGFN irá analisar o perfil de cada contribuinte. O Sebrae, como instituição parceira do empreendedor, irá divulgar o novo programa através do Mutirão pela Retomada. Auxiliar os micro e pequenos negócios é investir na recuperação econômica”, afirmou Afif.

O Procurador-Geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, destacou os números já alcançados pela iniciativa. “O programa já alcançou números expressivos, foram 80 mil acordos celebrados, envolvendo 275 mil débitos, somando R$ 30 bilhões em negociações com os contribuintes que estavam com tributos atrasados. O principal diferencial desse novo programa, em relação ao Refis, está no tratamento diferenciado que daremos em cada atendimento. Costumo dar o exemplo que o Refis era como um médico que passa o mesmo medicamento para todos seus pacientes. A transação tributária vai analisar cada caso, as características e capacidades de cada empresa. Em alguns casos os juros e encargos chegam a ser zerados”, completou Soriano.

Carlos Melles, presidente do Sebrae, elogia a iniciativa da PGFN, na medida em que pode atender a muitas microempresas e empresas de pequeno porte com débitos na Dívida Ativa: “Vamos divulgar a transação tributária por todos os nossos canais e rede, de forma que a micro e pequena empresa possa aproveitar a oportunidade de regularizar a parte de seus débitos tributários que está na PGFN”. Melles ressalva, todavia, que “as dificuldades dos pequenos negócios vão muito além disso, principalmente em virtude da pandemia, e será preciso construir novos mecanismos de renegociação no Congresso Nacional.”

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Semana Brasil começa nesta quinta com promoções e ofertas para os consumidores

Atenção consumidores! Começa nesta quinta-feira (03) a segunda edição da Semana Brasil, que vai trazer ofertas e promoções para estimular as vendas do varejo. O evento vai até o dia 13 de setembro. O slogan deste ano é “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”.

Iniciativa da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) do Ministério das Comunicações, a Semana Brasil é coordenada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV).

O evento foi pensado para ser a primeira data comemorativa do varejo após a reabertura do comércio, que sofre restrições desde março em função da Covid-19. Participam lojas da área de alimentação, móveis, eletrodomésticos, livraria, roupas, sapatos, materiais de construção, brinquedos, supermercados e farmácia. Em 2020, a semana vai estimular a participação das pequenas e média empresas.

“Estamos trabalhando junto com as associações comerciais, os clubes de dirigentes lojistas de todo o país que estão comprometidos em patrocinar um grande evento com promoções, preços, prazos. Nosso objetivo é retomar as atividades que foram bastante danificadas pela pandemia”, disse o presidente do IDV, Marcelo Silva.

Uma das consumidoras que está esperando pelas promoções é a servidora pública, Luise Gomes, de 30 anos, moradora do Distrito Federal. Recém-casada, ela acredita que os descontos da Semana Brasil podem ser a oportunidade que faltava para terminar de mobiliar sua casa.

“Ainda não temos um sofá retrátil e uma Smart Tv. Estamos pesquisando, desde que casamos, os preços pra ver o quanto de dinheiro precisamos juntar. Mas o preço ainda está um pouquinho acima do que gostaríamos. Vimos que vai ter agora uma oportunidade da Semana Brasil, que algumas lojas têm o plano de dar descontos de 30% a 40%. Ai a gente consegue pagar à vista. Estamos confiantes e otimistas”, disse Luise Gomes.

Aumento nas vendas

Na primeira edição da Semana Brasil, em 2019, as vendas online durante o período cresceram 41% em relação ao mesmo período de 2018, segundo a Ebit/Nielsen. As vendas no varejo também registraram crescimento nominal de 11,3%, de acordo com levantamento feito pela Cielo. Mais de 14 mil empresas participaram.

A expectativa do governo é que o evento de 2020 traga resultados ainda melhores para a economia.

Missão

A missão da Semana Brasil é transformar o mês de setembro, tradicionalmente de baixo apelo promocional, em mais um período de promoções, para aquecer a economia e movimentar o comércio.

“Pretendemos que o comércio retome suas atividades a partir de setembro para que a gente tenha um quadrimestre, de setembro a dezembro, melhor. Já percebo uma retomada e ela vem com a confiança dos consumidores de que, gradualmente, a gente vai conseguindo normalizar a situação. Precisamos retomar as atividades para aumentar o consumo, consequentemente a produção, o emprego, a renda, impostos”, disse Marcelo Silva.

Para participar da campanha e conferir quem faz parte da Semana Brasil é só ir no site www.gov.br/semanabrasil.

Não perca! Confira aqui o vídeo da campanha:

https://www.youtube.com/watch?v=SqaFz7N6WDU&feature=emb_title

Matéria: Governo Federal

José César da Costa: Semana Brasil é oportunidade para o varejo retomar as vendas

 

Mais do que participar de uma semana de promoções, essa é a oportunidade para destancar o medo e atrair o otimismo que sempre caracterizou o varejista

*José César da Costa

A segunda edição da Semana Brasil, que acontece entre os dias 3 e 13 de setembro, deve marcar a consolidação da campanha como uma das principais datas para vendas no país. No ano passado, em sua primeira edição, a ação contou com a participação de mais de 14 mil empresas. As vendas online cresceram 41% em comparação ao mesmo período de 2018. Levantamento da Cielo registrou crescimento nominal de 11,3% nas vendas do varejo.

A volta da Semana Brasil em 2020 não poderia ser mais propícia. O setor de comércio e serviço foi um dos mais impactados pela crise da COVID-19 e, após meses acumulando perdas e prejuízos, começa a dar sinais sólidos de recuperação. A Receita Federal registrou aumento significativo na emissão de notas fiscais do último mês de julho, 7,3% maior que o mês de junho e 12,6% superior ao de julho de 2019. Na média diária de vendas com a NFe, o Brasil atingiu R$ 25,8 bilhões, o maior patamar de 2020.

O processo de reabertura do comércio também começa a ser ampliado em diversas cidades. Depois de praticamente cinco meses fechados, finalmente todos os shoppings centers do país voltaram às suas atividades.

Criada para aliar o espírito patriótico da semana de 7 de setembro com incentivos e descontos para a população, a Semana Brasil já está vitaminando o clima de otimismo deixado pelos indicadores econômicos e decisões das autoridades públicas.  Gigantes do comércio de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos e eletrodomésticos, computadores, móveis, produtos de higiene e limpeza, cosméticos, nutrição e material esportivo já aderiram à campanha.

Com o tema “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”, a campanha também mostra que tem ciência de que o momento exige responsabilidade dos varejistas, e que os cuidados adotados com a saúde dos consumidores e empregados nos últimos meses devem seguir sendo prioridade.

A CNDL acredita que esse é espírito que vai guiar o comércio daqui para frente, e que é ele que vai garantir uma recuperação econômica segura e responsável. Por isso, orientamos nossos associados a aderir à Semana Brasil. Se você é comerciante, acesse o site www.participesemanabrasil.com.br e se informe como tirar o melhor proveito da campanha.

Mais do que participar de uma semana de promoções, essa é a oportunidade para se destancar o medo e atrair o otimismo que sempre caracterizou o setor varejista.

*José César da Costa é presidente da Confederação Nacional de Diregentes Lojistas (CNDL)

Senado mantém vigência da LGPD e lei entrará em vigor em 2020

As sanções serão aplicadas apenas a partir de 3 de agosto de 2021

O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) a medida provisória (MP) 959/2020, mas decidiu por retirar o artigo 4º da MP, que visava adiar a vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) para 31 de dezembro deste ano — a MP tinha sido aprovada ontem pela Câmara dos Deputados.

Com isso, a lei passará a valer assim que novo relatório aprovado pela Congresso Nacional for sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, mas as sanções serão aplicadas apenas a partir de 3 de agosto de 2021 – a data original de vigência era 14 de agosto de 2020.

O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), declarou a “prejudicialidade” do trecho após parlamentares argumentaram que o tema já foi deliberado pela Casa anteriormente e que foge do assunto original tratado na MP. O texto enviado pelo Executivo define regras para bancos federais pagarem os benefícios aos trabalhadores que tiveram seus salários ou jornada reduzidos ou pela suspensão de contratos de trabalho.

A LGPD estava prevista para entrar em vigor no dia 14 de agosto deste ano, contudo, o artigo 4º da MP fazia com que a vigência da lei fosse a partir de maio do ano que vem. Após emenda do deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) ao texto original, deputados confirmaram a prorrogação, mas por quase quatro meses e não nove, como previa a MP.

Contudo, na sessão do Senado, os senadores derrubaram o artigo, utilizando como justificativa o regimento interno da Casa, já que a matéria já havia sido votada meses atrás. A outra parte do projeto de lei foi aprovado por unanimidade no Senado e a matéria agora vai para a sanção do presidente Jair Bolsonaro. A discussão sobre a mudança de data ocorreu após a medida do presidente Jair Bolsonaro, que defendia que parte da sociedade não teve condições de se adaptar à LGPD até agosto por causa da pandemia do coronavírus.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a decisão do Senado não contribui com o momento de retomada econômica do país e traz insegurança tanto para os cidadãos quanto para as empresas, uma vez que a LGPD entrará em vigor sem a criação da Autoridade de Proteção de Dados (ANPD).

“A criação da ANPD é fundamental para definir o correto tratamento e assegurar a devida proteção e privacidade dos dados pessoais em um momento de transição para uma sociedade cada vez mais digital. As empresas ainda estão se reorganizando nesse momento de crise causada pela pandemia da Covid-19, se reajustando e priorizando a manutenção dos empregos e a autopreservação. A adequação à nova legislação exige recursos humanos e financeiros específicos, além de orientações claras por parte da futura ANPD”, destacou Costa.

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DECRETO Nº 10.470, DE 24 DE AGOSTO DE 2020

O Diário oficial da União, publicou na data de 24 de agosto de 2020, o decreto de N. 10.470.

O decreto prorroga os prazos para celebrar acordos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e de suspensão temporária de contrato de trabalho para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei n º 14.020 de 6 de julho de 2020.

 

Clique aqui e leia a íntegra do Decreto nº 10.470.

 

STF julga inconstitucional a taxa de incêndio em Minas Gerais

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O Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou, na segunda-feira (17/08), o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4411. Na ocasião, por seis votos a quatro, a Corte declarou inconstitucional a cobrança da taxa de incêndio em Minas Gerais. 

Ao apresentar seu voto, o relator Marco Aurélio Mello destacou que o tema não é novo para a Suprema Corte. Segundo o magistrado, o Pleno do STF já apreciou o assunto quando analisou o Recurso Extraordinário (RE) 643.247, relatado pelo próprio ministro. Na época, o tribunal considerou a cobrança inconstitucional, fundamentando a decisão na Tese de Repercussão Geral nº 16.

A jurisprudência foi estabelecida pelo STF durante a discussão a respeito do recolhimento da Taxa de Combate a Sinistros pela Lei Municipal nº 8.822/1978, de São Paulo. Durante a análise desse recurso, Mello havia argumentado que “a manutenção do Corpo de Bombeiros, órgão estadual e não municipal, é feita estritamente ante os impostos, não cabendo a criação de taxa”.

Diante dos fatos apontados, Mello julgou “procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade dos demais preceitos impugnados na peça primeira: artigo 113, inciso IV, parágrafos 2º e 3º; artigo 115, § 2º, inciso I, alínea ‘b’, e incisos II e III, alíneas ‘b’ e ‘c’; artigo 116, § 1º; e item 2.2 da tabela ‘b’ do anexo constante da Lei nº 6.763/1975, com a redação conferida pela Lei nº 14.938/2003”.

A discussão no Supremo já é antiga sendo que o Pleno do STF já apreciou o assunto considerando a cobrança inconstitucional, com a Tese de Repercussão Geral nº 16.

Para o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, essa é uma vitória para o contribuinte mineiro. A redução de qualquer taxa ou tributo, principalmente neste momento delicado, é fundamental para a manutenção de sua atividade econômica.

“É inexigível a cobrança da “taxa de incêndio” para manutenção dos serviços essenciais do Estado que devem ser viabilizados por meio da arrecadação dos impostos e não da cobrança de taxas. O fato gerador da taxa é a contrapartida de um serviço público específico e divisível ao contribuinte, como por exemplo o pagamento da taxa de alvará de localização ou a taxa para retirar passaporte, distinto do imposto. Desta forma, como declarou o STF, a cobrança da taxa de incêndio extrapola os limites constitucionais e legais, tendo sido declarada sua inelegibilidade e ilegalidade”, reforça o dirigente da entidade.

SOBRE A TAXA DE INCÊNDIO

A taxa foi instituída em 2004, em Minas Gerais, sob o fundamento de cobrir despesas com manutenção de serviços de prevenção e extinção de incêndios e desde então é cobrada anualmente de todos os estabelecimentos que exercem atividade empresarial (comércio, indústria e prestação de serviços).

Em 2019, diversas entidades entraram com ações na Justiça, alegando a inconstitucionalidade do tributo, e chegaram a conseguir liminares dos juízes das Varas de Feitos Tributários de Belo Horizonte, que impediam a continuidade da cobrança da taxa de incêndio pelo Estado de Minas Gerais. Porém, os efeitos dessas liminares foram suspensos por decisão do então presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, atendendo a pedido da Advocacia-Geral do Estado.

Neste ano, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, revogou decisão que restabelecia a cobrança da taxa de incêndio pelo governo de Minas Gerais. Para o presidente do STF, a decisão que suspendeu a cobrança da referida taxa está em absoluta conformidade com o entendimento da Corte.

 

Com informações: Diário do Comércio e FCDL

A importância do cadastro de clientes: como fazer e quais informações considerar

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Você sabe como fazer o cadastro de cliente? Ou sabe como utilizá-lo de forma a otimizar seus resultados? E o principal: sabe a importância do cadastro de clientes?

Possuir este cadastro significa ter controle sobre os clientes que consomem os seus produtos ou serviços. Essa coleta de dados irá auxiliá-lo não só a interagir com o seu público, mas também na fidelização.

E mesmo que pareça algo simples, ter o registro dessas informações é muito valioso e pode trazer resultados reais para o seu negócio. Afinal, até mesmo as atividades mais rotineiras trazem benefícios!

Quer saber um pouco mais? Neste artigo apresentaremos uma maneira simples e eficaz de realizar o cadastro dos seus clientes. Acompanhe!

Quais informações são importantes para o cadastro de clientes?

  • Informações-chave do cadastro são os dados principais do seu cliente, como:
  1. Nome
  2. E-mail
  3. Telefone
  4. Endereço
  5. Data de nascimento
  6. Sexo
  7. CPF

Se você quiser elaborar um pouco mais, pode ainda acrescentar o histórico de compra do cliente, adicionando os serviços e produtos preferidos e com que frequência são consumidos. Além disso, informações como hobbies e a profissão são válidas na hora de preencher o cadastro. Confira outras informações que podem auxiliar neste processo:

  • Informações de perfil e o potencial de consumo do cliente. 

Por exemplo:
– loja de calçados: precisa conhecer o número que seus clientes calçam;
– agência de turismo: a época que eles costumam fazer as suas viagens;
– histórico de compras do cliente;

É a partir deste que o empresário pode identificar oportunidades de novas vendas.

  • Informações de preferências do cliente.
    - São informações sobre produtos, tamanhos, cores, modelos, marcas, etc. que o cliente costuma comprar;
  • Informações de histórico de compras e contatos.
    – São os registros relativos a todas as compras realizadas pelo cliente e também e promoções enviadas.

Para iniciar, uma planilha no Excel com os dados de cada cliente pode ser um bom caminho. Assim, você consegue ter um controle de quem são eles, a faixa etária e de que estado são, por exemplo. Confira aqui uma planilha para cadastro de clientes.

Agora que você conhece as informações essenciais para o cadastro, continue a leitura para entender um pouco mais da importância de coletar esses dados.

 

Qual a importância de manter o cadastro de clientes atualizado?

Analisando as informações-chave acima, você consegue dizer porque é importante manter o cadastro dos seus clientes atualizado? É bem simples: quando você faz um cadastro da maneira mais completa possível, é capaz de conhecer o seu cliente mais a fundo e, desta forma, consegue atendê-lo de forma personalizada.

Quem não gosta de ser chamado pelo nome e saber que outra pessoa lembra as suas preferências? O grau de satisfação do cliente reflete diretamente no valor que ele está disposto a pagar por seus produtos ou serviços.

Agora que você compreendeu a importância, que tal entender os benefícios?

Quais os benefícios de se ter um bom cadastro de clientes?

Com certeza, o cadastro é essencial para o bom andamento do seu negócio. Atualmente, engajar e fidelizar seu cliente é fundamental em estratégias de marketing e vendas. O cadastro, portanto, é importante não só para criar as bases do seu relacionamento, como também para a fidelização. Conheça outros benefícios:

  • Comunicar as novidades: se eles sabem o que tem de novo em seu negócio, ficam mais propensos a experimentar
  • Oferta de produtos complementares: através do histórico de compras você pode oferecer novos itens que combinam com o anterior
  • Todos os dados para contato: mantenha a agenda atualizada e não perca o contato de seus clientes
  • Melhore o seu pós-venda: mostre que você se lembra do cliente e de suas preferências
  • Utilize estratégias de marketing digital: aproveite para prolongar o relacionamento através das redes sociais e e-mail marketing

Quer saber como tornar o cadastro mais eficiente? Confira as nossas dicas:

1. Obtenha dados de cadastros dos clientes

Faça uma busca das informações das quais sua empresa já dispõe, catalogue os dados financeiro e contatos que os vendedores pegaram e atualize qualquer outro banco de dados que sua empresa já possua.

Em seguida, implemente uma rotina diária ao finalizar suas vendas para complementar os cadastros já existentes e realizar os novos. Nesse momento, interrogatório e preenchimento de formulários podem ser inúteis. Treine seus colaboradores para terem empatia e estarem sempre atentos aos detalhes e, dessa forma, conseguirem tais dados por meio de uma conversa informal e objetiva.

Uma forma criativa para efetuar um cadastro completo de seu cliente é aproveitar campanhas promocionais para que seus clientes forneçam seus dados de forma espontânea em cupons, por exemplo.

2. Registrar as opções de compras dos consumidores

Um cadastro completo deve ter o registro das compras realizadas pelos seus clientes. Tal registro será uma referência de tamanhos e preferências dos seus consumidores na hora de adquirir novos produtos e reforçar seu estoque, bem como, direcionar o trabalho da sua equipe de vendas para o contato pós-venda

Desse modo, servirá para deixar o direcionamento de ofertas e produtos mais pessoal, tornando mais efetiva a possibilidade de vendas. Com essa base de dados, sua equipe terá informações necessárias para solidificar relações, atrair e fidelizar clientes antigos.

3. Fazer o cadastro em uma plataforma

Analisando as informações-chave acima, você consegue dizer por que é importante manter o cadastro dos seus clientes atualizado? É simples: quando você faz um cadastro da maneira mais completa possível, é capaz de conhecer o seu cliente mais a fundo e, dessa maneira, consegue atendê-lo de forma diferenciada.

Quem não gosta de ser chamado pelo nome e saber que outra pessoa lembra das suas preferências? O grau de satisfação do cliente reflete diretamente no valor que está disposto a pagar por seus produtos ou serviços. Por isso, treine seu pessoal para utilizar tais dados de forma técnica, que permita a aproximação por conhecer as peculiaridades de cada indivíduo.

A maneira mais profissional de produzir e manter tal cadastro é em uma plataforma, de maneira sistematizada e segura. Essa plataforma possibilita sincronizar e analisar dados pessoais do cliente, seu perfil de consumo e sugestões de venda, fortalecendo sua marca e impactando de maneira positiva suas vendas.

4. Mantenha os dados atualizados

Sua empresa conseguiu efetivar uma venda, ou seja, seu produto ou serviço foi escolhido como aquele capaz de sanar a necessidade de consumo do seu consumidor. Após isso, você obteve os dados cadastrais dele, o próximo passo agora é estabelecer um canal de comunicação entre sua empresa e esse consumidor para oferecer novos produtos.

A ficha cadastral é uma forma de estabelecer comunicação entre sua loja e os seus clientes. Não atualizar esses dados preciosos acarreta em perder vendas e desperdiçar a possibilidade de fidelização do seu consumidor. Invista no pós-venda para fortalecer o relacionamento com seu cliente e mantenha os dados sempre em dia.

5. Estabeleça comunicação

Lembre-se de estabelecer comunicação para atrair, satisfazer e fidelizar seu público. Uma forma simples é a publicação de suas ofertas, produtos, horários especiais de funcionamento e novidades no status do WhatsApp e stories do Instagram — você se fará lembrado sem sobrecarregar diretamente seu cliente de mensagens.

A comunicação por publicidade geral pode ser feita na linha do tempo de suas redes sociais ou da maneira tradicional, utilizando os relatórios gerados pelo banco de dados das fichas cadastrais. A comunicação mais individualizada pode ser feita por meio das peculiaridades e perfil de consumo, já coletados de cada cliente, para satisfazer suas necessidades e gerar novas vendas.

Como gerenciar os dados do cadastro de clientes?

O primeiro ponto fundamental para contar com uma base de dados consistente é manter as informações de seus clientes organizadas e com fácil acesso. Apenas desse modo os dados inseridos têm validade e podem ser usadas adequadamente. Quer saber como fazer um bom gerenciamento desse processo? Vamos te ajudar com essa tarefa!

Conte com uma ferramenta de gestão

Uma ferramenta de gestão completa oferece a integração dos processos de diversos setores da empresa. Um software que inclua essa função é a melhor maneira de realizar o controle desses dados.

O sistema adequado permite que o cadastro se comunique com os demais departamentos da empresa, facilitando o uso das informações dos clientes sem necessitar de um trâmite para cruzar as informações.

Contando com um software completo, é possível obter a geração de relatórios e descobrir padrões sobre os consumidores. Assim, você checa quais compram mais, em qual período, qual é o perfil mais comum, etc.

Aposte na automação

A automação é a chave para otimizar processos — e com o cadastro não é diferente. Alimentar e consultar manualmente os detalhes dos clientes é um verdadeiro transtorno. Realizar a etapa dessa maneira dá espaço para muitas falhas, além de tornar muito difícil manter as informações atualizadas.

Como vimos, é de extrema importância para a empresa manter o cadastro de clientes em dia. Primeiro, isso facilita as operações, pois nele já constam previamente os dados necessários. Além disso, também ajuda a empresa a traçar o perfil da clientela. E, por último, a satisfação do cliente depende de um bom registro do seus dados, para que o consumidor seja tratado de modo adequado.

Com a automação, você consegue fazer a operação de jeito facilitado: apenas com alguns cliques é possível acrescentar qualquer novo conhecimento e manter a ficha sempre atualizada.

Trate os dados

Tratar os dados evita informações duplicadas. Por isso, é essencial realizar esse processo, de maneira a organizar e compilar todas as informações do cadastro de clientes. Assim, aquilo que é desnecessário é excluído, o que permite padronizar as referências.

Ou seja, você deve criar uma diretriz estabelecendo quais são os conhecimentos que ficarão registrados e de que modo devem ser discriminados nos registros. Com esse cuidado, você consegue a rápida localização do que precisa.

Quando procurar por telefones, documentos, endereços ou qualquer outra questão importante, já sabe que estarão no formato adequado para que você os utilize imediatamente.

Invista no pós-venda

Essa é uma das melhores maneiras de atualizar pontualmente o cadastro de cliente. Realizar esse contato após a compra permite conseguir feedbacks acerca da satisfação, registrando as informações para melhor entender aquele consumidor e suas necessidades no futuro.

No pós-venda, você também pode conferir se todos os dados da transação estavam corretos, se há novos meios de contato que o cliente deseja adicionar e confirmar todos aqueles conhecimentos que a empresa já tem.

Consequentemente, você adquire uma relação mais próxima com seus compradores, fazendo com que se sintam importantes. Para o cadastro de clientes esse contato é riquíssimo, porque possibilita a inserção de informações mais complexas acerca do atendido, mantendo tudo sempre atualizado.

O cadastro de clientes é uma peça fundamental para uma empresa que deseja consumidores fidelizados. Contar com essas informações permite implantar medidas para a retenção de compradores e ele ainda permite a facilitação do processo de vendas, dando suporte para um visão estratégica sobre seu público.

Entendeu a importância do cadastro de clientes? Procure um sistema de gestão e facilite o acompanhamento dos dados de seus clientes.
Faça um teste e veja tudo o que ele pode fazer pelo seu negócio!

Com o cadastro de clientes você terá em suas mãos informações privilegiadas sobre seus clientes (quem são, onde estão, como contatá-los). Com estes dados você poderá tomar a iniciativa em direção ao seu cliente, não esperando que ele venha até o seu negócio.

Você conhece bem o seu cliente? Confira o vídeo