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Governador Romeu Zema anuncia novo pacote de medidas contra pandemia do Covid-19

O governador Romeu Zema assinou deliberação, nesta quinta-feira (19/3), restringindo a circulação de pessoas em Minas Gerais e intensificando ações para evitar a disseminação do coronavírus.

O transporte coletivo entre os municípios deve ser feito sem exceder a metade da capacidade de passageiros sentados. Para o transporte coletivo urbano e rural, não poderá ser excedida a capacidade de passageiros sentados.

Desta maneira, o Executivo estadual pretende reduzir a possibilidade de contágio. Nesta quinta-feira, o número de casos confirmados do Covid-19 saltou para 29.

Belo Horizonte (Macrorregião Central de Saúde) já apresenta contaminação comunitária, que é quando não se sabe de quem o paciente contraiu a doença. Tendo em vista esse cenário, fazem-se necessárias medidas adicionais para frear o avanço do coronavírus.

“Temos tomado decisões rápidas, nos reunido diariamente, por meio virtual, para minimizar o pico da Covid-19 em Minas Gerais”, afirmou Zema.


MUNICÍPIOS COM CONTAMINAÇÃO COMUNITÁRIA

A deliberação traz ainda determinações aos municípios em que há registro de contaminação comunitária. Como o Estado não possui competência para mandar fechar comércio nas cidades mineiras, o governador determinou que as prefeituras atuem nesse sentido, resguardando serviços essenciais como farmácias e supermercados. Entram no rol de estabelecimentos que devem paralisar a prestação de serviços academias, shoppings, bares, restaurantes, dentre outros.

Para farmácias e supermercados, fica proibida a prática de preços abusivos em decorrência da situação de excepcionalidade. Eles também terão de fixar um horário específico para atender aqueles que possuem mais de 60 anos.

Para evitar desabastecimento, os comerciantes e fornecedores deverão estabelecer limites para a aquisição de bens essenciais à saúde, higiene e à alimentação.

As indústrias e o comércio deverão estabelecer escalas e revezamento de turnos, de forma a reduzir a aglomeração de funcionários.

Os municípios ainda deverão determinar a higienização minuciosa dos veículos utilizados no transporte coletivo e os oriundos de aplicativos, conforme já ocorre com os metropolitanos. Esses veículos deverão circular com janelas abertas.

O governador decidiu ainda proibir a realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais e outros com mais de 30 pessoas.

“É um momento complexo, que exige medidas duras para preservar vidas. A principal preocupação, neste momento, é com a saúde dos mineiros. Peço que todos tenham consciência da gravidade da situação, evitem o pânico, e tomem as medidas de higiene e distanciamento social que são essenciais”, afirmou Zema.

Servidores

Os secretários de Estado e dirigentes de empresas públicas adotarão providências para limitar o atendimento presencial ao público apenas aos serviços essenciais.

A partir da próxima segunda-feira (23/3), os servidores da Cidade Administrativa entram no regime do teletrabalho.

Já as empresas terceirizadas deverão apresentar ao Estado um estudo sobre o número de funcionários que se enquadram no grupo de risco e quais serão as medidas adotadas para preservá-los.

Ações

Desde o início da pandemia, o governador Romeu Zema tem adotado medidas para frear o avanço da doença. Decretou situação de calamidade em saúde, suspendeu aulas da rede estadual, fechou equipamentos culturais, cancelou cirurgias eletivas, conseguiu acordo para destinar R$5 milhões ao hospital Eduardo de Menezes, dentre outras medidas.

(Fonte: Agência Minas)

 

Saiu a prorrogação do Simples Nacional

Foi publicado no início da noite desta quarta-feira (18) em edição extra do Diário Oficial da União Resolução 152, de 18 de março, que prorroga o prazo para pagamento dos tributos federais no âmbito do simples nacional. Foi prorrogado da seguinte forma:

I - o Período de Apuração Março de 2020, com vencimento original em 20 de abril de 2020, fica com vencimento para 20 de outubro de 2020;

II - o Período de Apuração Abril de 2020, com vencimento original em 20 de maio de 2020, fica com vencimento para 20 de novembro de 2020;

e III- o Período de Apuração Maio de 2020, com vencimento original em 22 de junho de 2020, fica com vencimento para 21 de dezembro de 2020.

Parágrafo único. A prorrogação do prazo a que se refere o caput não implica direito à restituição de quantias eventualmente já recolhidas.

(Fonte: CDL/BH) 

Como criar uma newsletter de alta performance

As chamadas newsletters, são peças-chave nas estratégias de muitas empresas. Elas estão consolidadas nas estratégias de captação e fidelização de clientes. Por meio de informativos periódicos, elas criam uma proximidade e trazem uma visibilidade maior da sua empresa para seu público, mantendo seus contatos sempre nutridos com conteúdo sobre sua marca e chamando atenção ao que realmente é necessário.

Resumindo, a newsletter é um informativo direcionado aos contatos que optam pelo recebimento do seu conteúdo, com uma periodicidade de envio pré-definida e que ajuda na criação de vínculo com seu público.

Como ela pode impactar positivamente no seu negócio?

Em tempos de fácil acesso a informações na internet, estes envios são vistos de forma positiva, principalmente por serem solicitados de forma espontânea pelo próprio usuário. É uma maneira simples de impulsionar seu site e direcionar seu contato a páginas que possam complementar o assunto de seu interesse.

A partir destes envios, podemos identificar, por intermédio de ferramentas de email marketing disponíveis no mercado, conteúdos que mais atraem seus clientes, melhor linguagem para abordagem e quais links foram os campeões de acesso. 

Uma funcionalidade que agrega valor ao seu informativo é o acompanhamento do contato após o clique em links no seu e-mail. Essa informação lhe guiará aos reais interesses do seu público através da análise de relatórios, e aliado a uma boa configuração de automação, os envios podem ser melhor direcionados ao que interessa ao contato, aproximando seu cliente e aumentando suas chances de fechar ótimos negócios.

Tipos de Newsletters

Há diversos tipos de newsletter, cabe a você avaliar qual se adapta à sua estratégia, seu negócio e seu público.

Confira algumas ideias de conteúdos que podem ser elaborados para comunicação com sua base de contatos:

Conteúdo de interesse do seu público-alvo
Conteúdo frequente e relevante para sua base de contatos sempre mantém seu público mais engajado com sua marca. Assim, você aumenta a aceitação de promoções ou apresentação de seus produtos ou serviços.

Exemplos:
• Os posts mais populares de seu blog;
• Estatísticas e métricas importantes do mercado;
• Infográficos – um ótimo modo de apresentar conteúdo de forma mais dinâmica e até divertida;
• Estudos recentes sobre o mercado de atuação.

Novidades de seus produtos e instruções
Manter seu público atualizado com todas as novas features e otimizações é uma ótima forma de consolidar seu negócio. Além disso, você pode combinar esse conteúdo com tutoriais de utilização de seu produto.

Exemplos:
• Dicas rápidas de utilização de seu produto ou serviço;
• Cases de clientes utilizando seu produto e obtendo bons resultados;
• Manuais e ebooks com instrutivos de funcionalidades;
• Boas práticas do serviço para melhores resultados;
• Webinars e eventos próximos;
• Perguntas e respostas frequentes de seu suporte;
• Convites para treinamentos online ou presenciais.

Informações sobre sua empresa
Sempre é bom manter seus contatos atualizados sobre novidades, eventos e premiações de sua empresa.

Exemplos:
• Mudanças na sua área de atuação que podem afetar seu público;
• Aniversário da sua empresa (trará maior confiança aos possíveis clientes);
• Premiações recentes de sua empresa;
• Avaliações positivas de seus clientes;
• Informações sobre eventos que sua empresa participou e/ou teve seu patrocínio.

Comunicação mais personalizada
Através das informações que você possui de seus contatos, ou até de seu comportamento em suas campanhas anteriores, é possível manter uma comunicação personalizada e dinâmica através de emails como:

• Uma mensagem de boas-vindas com explicação sobre o conteúdo que você irá disponibilizar através do email;
• Parabenizando-o em seu aniversário ou até tempo de contrato com sua empresa;
• Dirigir-se a ele utilizando seu nome (ou outras informações) em todos os envios;
• Após a interação em um conteúdo específico é possível passar mais informações sobre o tema;
• O cliente que comprou seu produto pode querer saber mais sobre as funcionalidades.

Além destas, há diversas outras formas de comunicação através do email marketing (que, lembramos, é uma das ferramentas oferecidas pelas ACIP/CDL a seus associados). Não há uma fórmula pronta para este tipo de envio: isso dependerá muito da sua meta e do perfil do seu público.

Ainda assim, devemos sempre lembrar que boas práticas de envios de email marketing devem ser sempre seguidas. Portanto, faça envios somente com o consentimento e permissão do usuário, utilize layouts responsivos com links para seu site, juntamente com um assunto atrativo e um conteúdo relevante. Seguir estas dicas com certeza ajudará a tornar o seu email um sucesso.

(Fonte: FCDL/MG)

 

Jucemg simplifica devolução de taxas


Quem pagou o preço público por serviço, mas não utilizou, pode requerer o valor pela internet

O cidadão que pagou por algum serviço da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e tem direito à restituição do valor não precisa mais preencher formulários em papel nem se deslocar para um dos postos de atendimento da autarquia para protocolar a solicitação. A partir do dia 27 de fevereiro, todo o processo é feito pela internet, por meio do Sistema de Informações Eletrônicas (SEI MG).

Tem direito à restituição qualquer pessoa que tenha emitido um Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e não tenha utilizado o serviço pago, quer seja para registro/arquivamento de ato de empresa quer seja para outras solicitações, como emissão de certidão e autenticação de instrumento de escrituração mercantil ou, ainda, para qualquer um dos atos especificados na Tabela de Preços da Jucemg.

Para solicitar o ressarcimento, o cidadão deve inicialmente acessar o portal do SEI e cadastrar e-mail e senha. Na sequência, deve clicar nas abas “Peticionamento” / “Peticionamento Novo” / “Requerer restituição de taxas de serviços Jucemg” e preencher os campos obrigatórios do formulário. Para finalizar, é preciso confirmar a operação em “Peticionar”, incluir eletronicamente o comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e assinar digitalmente o processo via ferramenta do próprio SEI.

Após assinar a petição, o SEI gera um protocolo com os dados do pedido, incluindo o número do processo para consultas do andamento do requerimento. O requerente é informado quanto à efetivação da restituição ou ao indeferimento do pedido. O prazo para restituição é de até dois meses e o valor é depositado na conta bancária do cidadão.

A alteração do procedimento está na Instrução de Serviço 1/2020 da Jucemg, que tem por objetivo a simplificação de processos aos usuários do serviço público e a quebra do paradigma do uso do papel como suporte físico para documentos institucionais e compartilhamento do conhecimento.

(Fonte: FCDL/MG)

 

Tabela do INSS 2020 muda cálculo de desconto no salário do trabalhador

Começou a valer no dia 1 de março, conforme previsto em lei, as novas faixas de contribuição do trabalhador para Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A atualização da tabela do INSS 2020 foi discutida e aprovada dentro da reforma da Previdência no ano passado.

A partir de agora, a forma de cálculo passa a ser progressiva. Sendo assim, não será mais aplicada uma alíquota única sobre o salário, de acordo com o total da renda mensal do trabalho.

Logo, quem ganha mais irá pagar mais, e aqueles que ganham menos vão pagar menos, conforme definiu a Secretaria de Previdência.

Essas alíquotas serão aplicadas em cada faixa de salário, até o teto, que é o valor máximo que pode ser recebido pelo trabalhador. Hoje essa quantia é de R$6.101,06. Isso é semelhante ao que acontece no Imposto de Renda (IR).

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Para simplificar, siga o exemplo: Um trabalhador cujo salário seja de R$ 1.500 pagará 7,5% sobre R$ 1.045 (R$ 78,38), mais 9% sobre os R$ 455 que excedem esse valor mínimo (R$ 40,95). No total, a taxação lhe custará R$ 119,33, o equivalente a 7,96% do seu salário.

Na regra antiga, o teto da primeira faixa era fixado em R$1.039 e o piso da segunda, estava em R$1.039,01. As outras faixas não foram alteradas.

Antes desse reajuste, o teto dos benefícios, que é o valor máximo que o trabalhador pode receber passou de R$5.839,45 para R$6.101,06.

Com isso, mesmo que o trabalhador contribua com mais do que o teto esse será o máximo que ele poderá receber.

O novo cálculo da contribuição vale para os trabalhadores da iniciativa privada empregados, inclusive domésticos, e avulsos (que prestam serviços para empresas mas não têm carteira assinada).

Para trabalhadores autônomos, inclusive prestadores de serviços, e segurados facultativos do INSS, continuam valendo as alíquotas atuais.

(Fonte: FDR)

 

Entenda como funciona o Cadastro Positivo

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Para auxiliar folião que perdeu documentos, SPC Brasil libera monitoramento gratuito de CPF no Carnaval

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Consumidores que tiverem documento furtado ou perdido poderão monitorar a movimentação do seu CPF de forma gratuita por 30 dias para evitar ações de golpistas

O Carnaval é um período de festa, mas também requer cuidados. A aglomeração em espaços públicos e o aumento dos níveis de consumo podem favorecer a ação de criminosos, que tentam tirar vantagem de consumidores distraídos em meio à multidão. Para garantir que o consumidor curta a folia sem preocupações, o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) liberou o monitoramento gratuito de CPF neste Carnaval.

Consumidores que foram vítimas de furtos ou que tiveram documentos pessoais extraviados poderão contratar o 'SPC Avisa' e acompanhar, gratuitamente, por 30 dias, toda movimentação em seu CPF. Consumidores que não foram vítimas também podem contar com o serviço gratuito, caso queiram experimentar.

Com o ‘SPC Avisa’, o consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação suspeita em seu documento, como consulta para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros.

“Em feriados prolongados é comum haver aumento nas estatísticas de golpes, perda de documentos, assaltos e furtos. O Carnaval, por exemplo, deixa as pessoas mais distraídas e expostas, seja por comemorarem nas ruas, seja por frequentarem locais com grandes aglomerações”, afirma o gerente de produtos do SPC Brasil, Michel Felix.

Ter compras indevidas feitas em seu nome, perder tempo ao tentar regularizar a situação na polícia, bancos ou lojas e ficar com o ‘nome sujo’ e impedido de fazer compras a crédito são algumas das dores de cabeça mais comuns para quem perde documentos, como o CPF.

“Ninguém está totalmente livre de passar por situações de golpe, furtos ou roubos, ainda mais durante eventos de massa como o carnaval. Ainda assim, é possível diminuir as chances de algo sair errado. As dicas mais básicas são andar apenas com cópias autenticadas dos documentos pessoais, evitar bolsas e mochilas e deixar o cartão de crédito ou débito sempre bem guardado, longe da vista de terceiros. Além disso, deixar anotado o número do serviço de atendimento da operadora do cartão facilita em casos de furtos, assim o bloqueio é solicitado o mais rápido possível”, orienta Félix.

Para contratar o monitoramento grátis por 30 dias do documento, o consumidor deve acessar a página http://bit.ly/2SEs9PN

SPC Brasil - Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

(Fonte: SPC Brasil)

 

Confira cinco dicas para controlar o capital de giro

Identificar gastos e antecipar pagamentos são algumas orientações aos donos de pequenos negócios.

O capital de giro é um dos fatores que mais afetam o dia a dia dos pequenos negócios, uma vez que ele ajuda a manter a saúde financeira da empresa. É com ele que o empreendedor repõe seus estoques e garante dinheiro em caixa quando as vendas são feitas a prazo. Como em todos os negócios, é preciso um bom planejamento, detalhando gastos em curto e longo prazo e possíveis entrada de recursos. O controle financeiro de uma empresa representa o primeiro estágio para a gestão do capital de giro. Nas micro e pequenas empresas, quando se consegue administrar essa prática de maneira eficiente, resolve-se, basicamente, a maioria dos problemas de natureza financeira.

Segundo o especialista em finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Hugo Roth, é preciso ficar atento aos prazos tanto para receber de clientes quanto para pagar fornecedores. Além disso, um dos fatores importantes a se considerar é a gestão do estoque. “Tem que ser eficiente para não deixar a prateleira cheia em excesso e faltar recurso para as demais contas da empresa”, observa.

Confira as cinco dicas para que você não se descuide do controle do seu estoque:

Saiba negociar com fornecedores e clientes

Em relação aos fornecedores, procure as formas de pagamento mais confortáveis, com um aumento de prazo; se à vista o preço ficar mais barato, verifique se esse desconto cabe no seu planejamento de capital de giro. No relacionamento com os clientes, tente sempre que possível reduzir os prazos de pagamento, incentivando o pagamento em dinheiro ou débito.

Identifique e corte gastos

Descubra custos que podem ser diminuídos e faça o que for necessário para cortá-los. Lembre-se: gastos são igual à unha, podem ser cortados sempre. Fique atento ao fluxo de caixa para manter as finanças em dia. Não é raro que empresas fechem as portas pela má administração do capital de giro.

Tenha muita disciplina

Quando usar recursos da empresa para cobrir alguma despesa pessoal, anote e acompanhe o quanto está retirando. Não deixe que as retiradas superem o seu pró-labore, pois isso pode gerar um profundo desequilíbrio financeiro. Seja vigilante com o seu controle financeiro.

Acompanhe de perto o seu estoque

Muitas vezes, para aproveitar algum desconto, você pode acabar comprando mais do que precisa e comprometendo o seu capital de giro. Acompanhe o seu estoque para ter um nível adequado de produtos, balanceando com as compras, para encontrar a melhor proposta do fornecedor. Não deixe que o dinheiro do caixa acabe nas compras de estoque e você precise fazer promoção para se desfazer de tudo.

Cuidado com empréstimos

Se a sua empresa precisa pagar fornecedores e não tem dinheiro em caixa, o empréstimo é uma alternativa. Contudo, aqui entra novamente o planejamento. Não procure esse serviço se você não possui um plano para quitá-lo. Pesquise os menores juros do mercado e não faça dessa alternativa um hábito. Corrija os procedimentos de compra e venda para conseguir ficar no azul com seu capital de giro, sem precisar recorrer a meios que podem comprometer sua margem e reduzir os lucros da sua empresa.

Deseja ampliar sua empresa, aumentar o fluxo de caixa, renovar o estoque, comprar equipamentos ou fazer uma reforma? Conte com o BDMG e use o crédito a seu favor. Procure as ACIP/CDL - Correspondente BDMG.

(Com FCDL/MG)

 

Cadastro Positivo pode ajudar quem está negativado

banner in consulta pf dez19Por meio do CP, instituições financeiras podem expandir a análise de crédito, já que irão considerar não só o saldo devedor, mas também o que já foi pago.

Já ouviu falar do Cadastro Positivo? Sabia que ele pode ajudar quem está negativado e precisa de crédito? Isso é verdade, mas não só. O CP é um tipo de banco de dados que registra diversos compromissos financeiros e pagamentos relacionados a operações de crédito. Ele também considera quitações feitas ou em andamento. Portanto, ao analisar o histórico de pagamentos efetuados, o processo de concessão de crédito se torna mais fácil.

Estar com o CPF negativado – o famoso nome sujo – implica em diversos problemas financeiros, Isso acontece porque muitas empresas analisam tais informações antes de conceder serviços de crédito. Em contrapartida, por meio do Cadastro Positivo, financeiras podem ter a expansão da análise de crédito, já que irão verificar não apenas o saldo devedor, mas também aquilo que já foi pago. Portanto, quem está negativado no SPC e Serasa será beneficiado.

O Cadastro Positivo tem o objetivo de destacar saldo positivo e negativo, destacando todas as vezes em que as contas daquele CPF ou CNPJ foram pagas em dias. O histórico financeiro da pessoa acaba sendo evidenciado de maneira mais justa. Consequentemente, as ofertas de crédito também serão mais justas também. Então quem está negativado terá garantida mais uma oportunidade de conseguir crédito no mercado.

Antes, a maioria dos credores considerava apenas a inadimplência, por meio de informações sobre dívidas vencidas não pagas. Esse tipo de consulta limitava a realização de uma análise de crédito, também elevava o risco, aumentava o preço das ofertas e tornava as condições para acesso mais restritas.

Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo permite que as empresas de crédito enxerguem todo o comportamento do interessado: erros e acertos. É o contrário do que acontece hoje com o cadastro negativo, que não leva em consideração situações de emergência ou imprevistos, por exemplo.

O Cadastro Positivo permite que entrem contas de água, luz, telefone, TV a cabo, financiamentos e crediários. Desta forma, fica visível para as empresas de crédito que apesar do atraso ou não pagamento de determinada conta, o interessado é responsável com compromissos diversos. O Cadastro é gratuito e seguro. As informações disponibilizadas serão visualizados apenas por empresas ou bancos dos quais o interessado tem algum tipo de relacionamento.

Vantagens do Cadastro Positivo
Por meio do Cadastro Positivo, se a pessoa tem uma parcela de financiamento em atraso, mas consta em que há dívidas anteriores pagas, tais informações podem ser levadas em consideração. Isso ajuda a conduzir uma análise de risco melhor para concessão de crédito.

Além de reunir informações sobre compromissos que consumidores e empresas assumiram, o CP também considera como se deu o pagamento de empréstimos, financiamentos e crediários. Além disso, informações sobre os tipos de produtos ou serviços comprados e utilizados também não são levados em conta. Somente são reportados o valor total do financiamento, o número e o valor das parcelas e como o pagamento tem sido realizado.

Sem contar que lojas, financeiras e bancos poderão ter acesso ao score de crédito também baseado no Cadastro Positivo. Assim, serão consideradas informações mais precisas no momento de definir condições comerciais. Sem contar que os preços serão ajustados de acordo com as necessidades e perfil do interessado. Porém, para ter acesso aos dados, o cliente deverá autorizar.

(Fonte: Editalconcursosbrasil)

 

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