5 vantagens dos negócios home based

As restrições impostas pela pandemia agilizaram o crescimento deste modelo de franchising

O Brasil conta com mais de 156 mil unidades de franquias e são mais de 3 mil opções de marcas, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o modelo de franquia home based foi um dos que mais cresceram nos últimos dois anos.

Este modelo, como o próprio nome diz, funciona na casa do franqueado, geralmente para a relação direta com o cliente. A grande vantagem do home based são os baixos custos operacionais, já que não é necessário gastar com aluguel e deslocamento, entre outras coisas.

O modelo home based pode gerar confusão com o modelo home office mas a diferença entre eles é simples: no primeiro, a base do serviço é em casa, já no segundo, o trabalho é realizado de casa. Em alguns casos, os dois podem ser concomitante.

No Brasil, algumas empresas já realizavam esta forma de trabalho há vários anos, como é o caso da Finnance Seu Crédito, empresa que oferece soluções financeiras de diversos tipos, e a Top English, escola de inglês que envia os professores à casa de seus alunos.

“A Finnance já oferece esta modalidade desde 2015. O modelo é perfeito para novos empreendedores, devido ao baixo investimento inicial – R$ 12 mil, no caso da Finnance Seu Crédito – e gestão simplificada, além da vantagem de se trabalhar da própria casa”, conta Gláucia Gallo, CEO e fundadora da Finnance.

A Top English vai além. Desde a sua fundação, em 1997, escolheu o home based como forma de negócio. Segundo Dilson Kossoki, CEO e fundador da Top English, os custos operacionais extremamente baixos e fixos foram os motivos para a empresa tomar este caminho.

Vantagens do home based
Porém, o home based não é para qualquer franquia ou negócio. Podem se beneficiar deste modelo as franquias de delivery, de tecnologia, de lojas virtuais e de serviços.

O crescimento deste modelo já é uma realidade, por isso a Varejo S.A. separou alguns benefícios do home based. Confira:

1 – Baixo investimento inicial
Comparado ao modelo “tradicional”, os investimentos para iniciar o negócio home based são baixos: desde o gasto com a franquia até os gastos com o local de trabalho e funcionários.

2 – Queda do custo operacional
Sem precisar pagar aluguel, sem gasto com gasolina para deslocamento e novas contas, o custo diminui, o que aumenta o seu lucro no fim do mês.

3 – Diminuição das limitações geográficas
É possível realizar negócios com pessoas de qualquer lugar do país, principalmente quando falamos de franquias de e-commerce ou de tecnologia.

4 – Flexibilidade na jornada
Quando o trabalho é feito de casa, sem a necessidade de bater ponto ou de estar à disposição do cliente em determinado horário, é possível fazer tudo no melhor horário possível. Mas cuidado para não deixar essa comodidade diminuir o rendimento.

5 – Diminuição no tempo perdido em deslocamento
Quanto tempo cada pessoa passa presa no trânsito? Nas grandes capitais do Brasil, este tempo pode comer horas do seu dia, diminuindo o seu tempo de lazer e aumentando o seu estresse. Com o negócio home based, o empreendedor ganha mais tempo para se dedicar ao negócio e até para estudar mais e curtir família e amigos.

Matéria: Varejo S.A