Premiação para o ‘Mutirão de Conciliação Empresarial – Categoria
PACE’ aconteceu em evento da CACB em Brasília
Presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior e a gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo recebendo o troféu
O trabalho de excelência promovido palas ACIP/CDL foi recompensado na tarde desta quarta-feira. A ACIP foi contemplada com o PRÊMIO CONDE DOS ARCOS – ACESSO À JUSTIÇA.
A ACIP ficou com o 1º lugar nacional pelo MUTIRÃO DA CONCILIAÇÃO EMPRESARIAL – Categoria PACE (Edição 2017). O prêmio foi recebido pelo presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior e pela gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo, das mãos do Presidente da Federaminas e Vice-Presidente da CACB durante o 5º Fórum Nacional CACB Mil que é realizado nestes dias 20 e 21 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
“Foi uma emoção e ao mesmo tempo uma honra enorme representar não só a ACIP, mas o município de Patrocínio em um evento tão importante, recebendo um prêmio de primeiro lugar a nível nacional. Isso mostra o empenho de todos os envolvidos nos processos das entidades para o bem de nossos associados e da comunidade patrocinense”, comentou o presidente da ACIP.
Para a gerente-executiva, o prêmio "mostra do trabalho em equipe e que vale a pena lutar e participar de ações que vão trazer sucesso para o nosso associado e com consequência o reconhecimento da nossa Associação", diz Cleide Ribeiro Araújo.
O PACE
Desde que foi instalado em agosto 2014 o PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual) vem conseguindo resultados surpreendentes de negociação e diminuído o índice de inadimplência para os associados.
A iniciativa já havia sido premiada em 2015, com o prêmio “Revelação” pela FEDERAMINAS por seu sucesso e inovação em integrar dois departamentos (COBRANÇA E PACE) e dar sustentabilidade dentro das ACIP/CDL, através do alto desempenho e utilização do empresariado patrocinense e região.
Os mutirões acontecem diversas vezes ao ano. Usa-se o expediente da conciliação — que é uma forma de solução extrajudicial, na qual as partes são orientadas na construção de um acordo. Em vários casos os acordos acontecem porque as partes querem ser ouvidas. Com a conciliação surge essa oportunidade. Em aproximadamente 30 dias a empresa pode resolver um conflito que poderia ficar durante anos na justiça comum.
Como a empresa recupera os seus créditos com maior agilidade, ela pode ter mais recursos para fazer frente as suas despesas do dia a dia, reforçando o seu caixa. Manter o fluxo de caixa positivo pode evitar com que as empresas tenham que buscar empréstimos. Assim, o uso da conciliação, especialmente para micro e pequenas empresas, pode ser uma alternativa para a sua sobrevivência.
O FÓRUM
O 5º Fórum CACB Mil, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) discute nesta edição o tema “O Papel do Empresário na Construção de um Novo Brasil”.
O debate nacional aborda a importância do associativismo, liderança empresarial, rumos econômicos do País, inovação e comércio internacional.
Desde sua 1ª edição, que também aconteceu em Brasília, o Fórum Nacional CACB Mil é um evento associativista que, tradicionalmente, reúne líderes empresariais de todo o País.
(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)