2via boleto

ACIP/CDL recebem candidatos de Patrocínio em sabatina e entidades entregam protocolo com diversas reivindicações

Evento com apoio do Sindcomércio e Expocaccer foi realizado nesta quarta-feira com a presença de seis candidatos a deputado estadual, deputado federal e suplente de senador

Candidatos1200
Candidatos durante o evento realizado nas ACIP/CDL


As ACIP/CDL abriram suas portas na noite desta quarta-feira (05/09) para receber os candidatos da cidade nas eleições deste ano que, num evento de duas horas de duração, apresentaram suas principais propostas, responderam a perguntas da plateia e de associados via Whatsapp e Facebook e receberam um documento com uma série de reivindicações. Foi uma noite democrática, um marco para a história das entidades e dos parceiros na realização, Sindcomércio e Expocaccer.

Todos os candidatos da cidade foram convidados. Seis deles compareceram, sendo Greyce Elias (Avante/federal), Gustavo Brasileiro (Patriotas/estadual), José Carlos Lassi (suplente de senador pelo NOVO), Marcilene Jacinto (PHS/estadual), Silas Brasileiro (MDB/federal) e Wilson Mello (Patriotas/federal). Também estiveram no auditório das ACIP/CDL diretores das instituições, associados, imprensa, familiares e correligionários dos candidatos.

Cezar1200

Após a abertura o presidente da CDL Cezar dos Reis usou a palavra. “Nós das ACIP/CDL não temos cor partidária, mas temos envolvimento político porque é uma de nossas atribuições como entidades, trabalhar com o meio político em prol de melhorias para nossos associados e nossa sociedade. Por isso, fizemos um protocolo de intensões em parceria com o Sindcomércio e Expocaccer para que os candidatos se comprometam com questões que julgamos extremamente relevantes”, disse.

Carga pesada

O presidente da Expocaccer Ricardo Bartholo também deu seu depoimento. “O Brasil não suporta mais o peso e a carga. O Brasil precisa de mudanças e os políticos precisam entender que a próxima legislatura não será dos políticos, será do Brasil. O País precisa das mudanças propostas”, citando principalmente as reformas fiscal, tributária e política.

Os presidentes das demais entidades parceiras Aldo Cândido Roriz Junior (ACIP) e Wander Junior de Carvalho (Sindcomércio) estavam em viagem e justificaram suas ausências.

Os candidatos tiveram três minutos cada para sua apresentação inicial e suas principais propostas. Posteriormente responderam a diversas pergunta, com dois minutos cada candidato para as respostas. Finalizaram com mais um minuto para suas considerações finais.

Temas relevantes

Falaram de temas extremamente relevantes como as feiras itinerantes, reforma tributária, desburocratização para o empresariado, duplicação da BR-365, segurança, relacionamento com o poder público municipal, entre outros assuntos.

Finalizando, receberam o protocolo de intenções com uma série de reivindicações dos associados das instituições parceiras. A sabatina foi de grande importância para conhecimento do perfil de cada candidato, não só por quem esteve presente, mas dos internautas que puderam acompanhar ao vivo pela Fan Page das ACIP/CDL no Facebook.

Publico1200

Abaixo, a íntegra do protocolo de intenções entregue aos candidatos:


Patrocínio, 05 de setembro de 2018


Prezado Candidato,


A Associação Comercial e Industrial de Patrocínio - ACIP, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio – CDL , do Sindicato do Comércio Varejista de Patrocínio - SindComercio e da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado - Expocaccer, realizaram um levantamento e identificaram alguns temas prioritários para apresentação aos candidatos do pleito de 2018, objetivando o desenvolvimento e melhorias para Patrocínio e o Brasil, convidando-o a trabalhar em consonância com as nossas necessidades.

- Sentimos que é preciso, urgentemente, reduzir a burocracia e simplificar os processos que envolvem abertura, funcionamento e inovação das empresas bem como incentivem a melhoria da produtividade, qualificação profissional, gestão e inovação. Além do mais, é fundamental avançar no desenvolvimento de políticas relacionadas à infraestrutura e ao acesso a crédito privilegiando os empreendedores e, consequentemente, toda a sociedade brasileira, o que pode ser feito por meio de Projetos de Lei, eventos e parcerias com a iniciativa privada.

- Necessitamos de inovações e modernização do sistema tributário, com a simplificação dos impostos e encargos, em especial a redução da alíquota de ICMS, visto que é uma das maiores do país, tornando nossos negócios inviáveis, bem como a isenção da cobrança de ICMS de produtos adquiridos fora do estado de MG;

- Garantir recursos e condições para fomento, divulgação e execução de ações e projetos que fortaleçam o comércio local, em especial, regulamentação nacional de funcionamento de feiras itinerantes e prioridade em compras governamentais.

- Duplicação da BR365, em especial o trecho que vai de Uberlândia a Patos de Minas, rodovia com grande problema de tráfego, recebendo uma movimentação intensa de veículos diariamente e vários acidentes, muitos destes com vítimas fatais, daí a necessidade de medidas mais urgentes quanto a este problema.

- Criação com urgência da Delegacia Rural com efetivos e equipamentos, devido a grande incidência de roubo e violência que vem acontecendo em nosso meio rural.

- Melhorar a segurança em Patrocínio com aumento do efetivo de policiais militares em atendimento nas ruas; aumento do atendimento e efetivos da Policia Cível, além de elaborar e apoiar planos emergenciais, preventivos e estratégicos para a melhoria da segurança pública no combate a roubos, furtos, latrocínios, etc., em áreas centrais e bairros comerciais. Isso inclui a expansão de projetos das centrais de vídeo-monitoramento integradas aos serviços de segurança pública.

Pedimos ainda, para lutar pelas mudanças nas legislações das questões abaixo, visando acompanhar os avanços sociais, tecnológicos, econômicos e culturais da sociedade:

- Lutar pela Reforma da Previdência;
- Lutar pela Reforma Política com voto distrital puro;

- Lutar por no máximo 12 ministérios, com vistas a enxugar a máquina administrativa e maximizar a eficiência e eficácia dos ministérios;
- Lutar para não nomeação de Juízes da Suprema Corte;
- Avaliar o número de deputados e suas despesas acessórias;
- Não aumentar o número de municípios no estado de Minas Gerais e demais estados;
- Mudar a lei de maioridade penal;
- Descentralizar os recursos da Federação;
- Desonerar o FUNRURAL para produtores.


Aldo Cândido Roriz Junior
Presidente da ACIP

Cezar dos Reis
Presidente da CDL

Ricardo Bartholo
Presidente da Expocaccer

Wander Junior de Carvalho
Presidente de SindComércio