Dicas para vender no Dia dos Namorados

WhatsApp Image 2021-06-08 at 09.11.00

Mesmo em um cenário de insegurança diante da pandemia da Covid-19, 93 milhões de consumidores devem presentear no Dia dos Namorados.

Confira a pesquisa completa Intenção de Compras para o Dia dos Namorados 2021.

Quanto mais precisa e personalizada for a venda, melhor será o faturamento da loja com a data sazonal e a fidelização da clientela. Confira:

1) Conheça bem a sua clientela: O estudo aponta que 71% não costumam escolher o que vão ganhar de presente de Dia dos Namorados, mas 29% escolhem o presente, sobretudo porque pedem algo que gostariam de ganhar (17%).

Como a maioria das pessoas não escolhem o que vão ganhar, muitos consumidores vão à loja sem saber bem o que vão comprar para os seus parceiros. Neste sentido, é importante já ter bem definido e identificado o perfil das pessoas que se interessam por seus produtos e serviços. Isso vai ajudar o vendedor a indicar a melhor opção de presente, segundo o perfil do presenteado, o que deixará o comprador satisfeito com a compra e com uma impressão positiva sobre o seu negócio.

2) Perfil e desejo do presenteado: O lojista deve consultar o comprador sobre o perfil e o desejo do presenteado, já que alguns consumidores vão se basear nestes dois aspectos para escolher o presente ideal. O estudo identificou que, na hora de escolher o presente, 15% levam em consideração o perfil de quem vai receber o presente e outros 15% o desejo do presenteado.

3) Qualidade em primeiro lugar: Oferte produtos de boa qualidade e/ou seja um bom custo-benefício. A qualidade do presente é a preocupação da maioria dos entrevistados (28%).

4) Embalagem atraentes: Um dos objetivos do comprador é impressionar o parceiro com o presente. Para 15%, a impressão que o presente causa será determinante na hora da compra. Então, uma boa iniciativa é apostar em embalagens bonitas, chamativas e atraentes. O presenteado deve ficar positivamente impactado só de olhar para a embalagem do presente.

5) Artigos de desejo: Segundo o levantamento da CNDL/SPC Brasil, entre os artigos desejados pelos entrevistados, 31% gostariam de ganhar roupas, 23% perfumes, cosméticos ou maquiagens, 18% calçados e 18% celulares/smartphones. Por outro lado, os presentes mais procurados por quem vai presentear devem ser as roupas (40%), empatadas com perfumes, cosméticos e maquiagens (40%), calçados (20%) e bombons e chocolates (19%). Completam o ranking os acessórios (17%), as joias/semijoias (16%) e flores (13%).

6) Dias dos Namorados em casa: O principal local da comemoração do Dia dos Namorados este ano será em casa, apontado por 55% dos entrevistados, sobretudo os casados, enquanto 18% pretendem jantar fora.

7) Preparativos para o Dia dos Namorados: Em relação aos preparativos para o 12 de junho, 72% pretendem comprar algum produto ou serviço para se preparar para a data, sendo principalmente roupas (39%), perfumes, cosméticos e maquiagem (25%) e lingeries e peças íntimas (19%).

Os consumidores vão, portanto, cuidar do visual para o encontro do Dia dos Namorados. Com isso, além de oferecer opções de presentes para o parceiro/namorado, identifique o que o comprador pretende usar no encontro. Tenha kits com opções de roupa, sapato, produtos para o cabelo, maquiagem e perfume. Ofereça opções que o faça se sentir bem, contribuindo para que a experiência seja muito agradável. Isso fará que a sua marca fique vinculada à um momento bom e especial para o seu cliente, o que certamente o fará lembrar da sua loja no futuro.

8) Mapeio o comportamento de compra do cliente: O varejista pode aproveitar a data para compreender melhor o comportamento do consumidor em datas sazonais. A loja física precisa contar com algumas ferramentas para digitalizar sua operação, e poder entender o comportamento do cliente dentro do estabelecimento.

Já o e-commerce consegue analisar o que o seu cliente está pretendendo comprar com alguns cliques: basta entender quais as páginas mais acessadas e aplicar uma estratégia de remarketing. E a vantagem é que pode ser basear nos acessos usuais e em outras datas comemorativas.