ACIP/CDL e parceiros comemoram grande sucesso do 6º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado

WhatsApp Image 2022-07-26 at 11.34.50

WhatsApp Image 2022-07-28 at 17.16.29

O público presente ao 6º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro em Patrocínio viveu momentos mágicos que ficarão gravados para sempre em sua memória. Foi um grande evento, que superou as expectativas ao valorizar mais uma vez o que há de melhor nos sabores e manifestações culturais de Minas Gerais.

Com realização das ACIP/CDL, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo e co-realização do Sebrae e Sindcomércio, o festival aconteceu nos dias 22/07 a 24/07, no Espaço Cultural. O público segue crescendo a cada edição e neste ano foi de cerca de 18 mil pessoas, nos três dias.

Participaram da solenidade de abertura, na noite de sexta-feira, as seguintes autoridades: o Presidente da ACIP e do Sindcomércio Carlos Alberto Apolinário, a Presidente da CDL Patrocínio Isabela Rezende Cunha, a Deputada Federal Greyce Elias, o Prefeito Deiró Marra, o Gerente Regional Triângulo do Sesc Minas Rafael Tanus Moreira, o Presidente da Federaminas Valmir Rodrigues da Silva, os vereadores Leandro Caixeta e Eliane Nunes, o Comandante do 46º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel Sócrates Queiroz Caixeta, o Gerente Regional do Sebrae – Regional Noroeste e Alto Paranaíba Marcos da Silva e os presidentes das CDL’s de Araguari Pedro Luiz de Souza e de Patos de Minas Guilherme Correia de Oliveira.

Durante a cerimônia, os vereadores Eliane Nunes e Leandro Caixeta fizeram a entrega às ACIP/CDL do 1° Diploma de Honra ao Mérito Empresarial da história da Câmara Municipal de Patrocínio, reconhecendo o papel das entidades no fomento à cultura e gastronomia locais através do festival. Os presidentes agradeceram aos parlamentares pelo reconhecimento ao esforço das instituições em fazer um grande evento.

Presidentes celebram

“A cada festival, buscamos abrir um leque de atividades culturais para contemplar todas as formas de expressão. Com o apoio maciço da nossa diretoria e equipe, de patrocinadores, apoiadores, parceiros e a comunidade, conseguimos atingir tal objetivo e o resultado é esse: um evento com excelente público que saiu extremamente satisfeito. É isso que nos impulsiona a continuar lutando pelo comércio patrocinense”, diz a Presidente Isabela Rezende Cunha.

“É tempo de dizer muito obrigado, porque nossa gratidão é enorme a cada um que colaborou de alguma forma para o sucesso do festival e, principalmente, ao público de Patrocínio e de outras cidades que segue acreditando na grandeza desse evento que fomenta o comércio e o turismo. Esse retorno pós-pandemia foi um desafio e cumprimos nosso papel de levar alegria às pessoas, com dias maravilhosos de entretenimento e convivência agradável em família”, comemora o Presidente Carlos Apolinário.

Agradou em cheio

Na gastronomia, o evento agradou em cheio com pratos deliciosos produzidos pelos 16 estabelecimentos do Núcleo de Bares e Restaurantes do Programa Empreender das ACIP/CDL, coordenado pela consultora Camila Nayara. Na parte artística, os shows de renome nacional de Di Ferrero (NX Zero) e Tianastácia levaram os amantes do pop/rock ao delírio, com seus grandes sucessos.

O restante da programação musical não ficou atrás, agradando a todos os públicos por prestigiar artistas de grande qualidade, tanto os locais e regionais, quanto os do eixo cultural Belo Horizonte e São Paulo. O repertório priorizou a diversidade de ritmos e melodias, numa explosão de brasilidade.

O evento contou com praça de alimentação tematizada; participação de chefs renomados; oficinas culinárias; bike tour em fazendas de café; presença da Carreta da Heineken; e manifestações artísticas na música, teatro, dança, artes plásticas e literatura.

O festival também recebeu uma Missão Empresarial da Federaminas para um encontro de lideranças, no dia 22 de julho. Participaram diretores e profissionais de cinco associações comerciais de Minas Gerais, tendo como pauta o Programa Empreender. Houve apresentação do edital do Empreender Competitivo (elaborado pela CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil), mini oficina de elaboração de projetos, reciclagem da metodologia empreender e culminando com uma Visita Técnica ao Festival.

O 6º Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado Mineiro foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura, apresentado pela Cemig. Através da Deputada Federal Greyce Elias e do Secretário de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais Leônidas Oliveira, que fizeram a ponte junto à Cemig, foram obtidos recursos R$ 200 mil para o Festival, pela Lei Rouanet.

Os patrocinadores master foram Amstel e Cafebras e os demais patrocinadores: Bebidas Marra, Gráfica A3, Madsul, Min Iluminação, Onnet, Prol Tendas, R1 Som, Sattva, Sicoob Coopacredi, Unimed e Visuarte. O evento teve apoio cultural e educacional do Sesc, Senac e Prefeitura Municipal de Patrocínio.

(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)