Oferecer um roteiro turístico para que os apreciadores de café possam vivenciar uma experiência memorável na Região do Cerrado Mineiro, a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil. Esse é o objetivo do trabalho que vem sendo realizado pelo Sebrae Minas, em parceria com diversas entidades e instituições do município de Patrocínio, no Alto Paranaíba. A ideia é estruturar um produto turístico em que o visitante possa conhecer todo o processo de produção, desde o pé até a xícara.
O lançamento oficial da Rota do Café do Cerrado Mineiro está previsto para novembro deste ano. A ideia é apresentá-la durante o Festuris Gramado, o maior evento do país para promoção de destinos turísticos, marcado para ocorrer entre os dias 9 e 12 de novembro, no Rio Grande do Sul.
Com amplo know how no turismo de negócios e no turismo técnico do café, a Região do Cerrado Mineiro avança para oferecer uma experiência aos turistas em geral. Com orientação da consultora Luciana Thomé, especialista no desenvolvimento de produtos turísticos, as reuniões de planejamento tiveram início em abril deste ano. Atualmente, estão em andamento as visitas técnicas em vários locais do município. Inicialmente, quatro fazendas foram mapeadas e já estão sendo preparadas para receber os visitantes.
No último dia 29 de agosto, cerca de 30 empresários dos Núcleos de Gastronomia, Hospedagem, Agências de Viagens, Cafeterias e Torrefações de Patrocínio se reuniram na Expocaccer para participar de um encontro que apresentou o conceito e as estratégias de atuação para a nova rota turística. Na ocasião, os empresários também degustaram cafés especiais do Cerrado Mineiro e conheceram um pouco dos aspectos sensoriais da bebida.
Conexão com diversos setores De acordo com o analista do Sebrae Minas, Renato Moreira, a experiência estará integrada ao aprimoramento dos restaurantes e bares de Patrocínio, bem como da rede hoteleira. “A proposta é conectar esses setores, que ainda não se apropriam da representatividade e da importância do café para o município. Queremos organizar e fortalecer os empreendedores envolvidos neste receptivo na cidade”, destaca.
Para o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, o turismo é fundamental para uma região que possui uma Denominação de Origem, pois gera conexão direta com o consumidor. “Esse projeto já era parte do nosso plano estratégico e estávamos esperando o momento oportuno para lançá-lo. Com dez anos da certificação de DO, temos uma marca mais madura e pronta para ser apresentada ao mercado, com propriedades mais preparadas e com boa estrutura para receber bem esses turistas e apresentar o que é feito na região”, explica.
Já o cafeicultor e diretor de agronegócios da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (Acip), Roger Montanari, destaca que o novo roteiro vai beneficiar a região, gerando mais receitas e empregos. “Patrocínio é o município com a maior produção de café do Brasil e do mundo, e conta com a mais moderna tecnologia e as melhores práticas sustentáveis que existem. Creio que essa rota será uma oportunidade para todos conhecerem in loco esse processo”, salienta.
Além do Sebrae Minas e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, também participam da ação representantes da Acip/CDL, Expocaccer, Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado Mineiro (Appcer), Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Patrocínio e Circuito Turístico Caminhos dos Cerrado.
FOTO: ASCOM/Prefeitura de Patrocínio
FOTO: ASCOM/Prefeitura de Patrocínio
FOTO: ASCOM/Prefeitura de Patrocínio
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