Dentro dos trabalhos de estruturação da Rota do Café do Cerrado Mineiro, representantes de entidades envolvidas no projeto se reuniram na tarde de ontem (11) com o secretário municipal de Obras Públicas, Wellington Mamazão para apresentar demandas fundamentais e solicitar o apoio necessário nesta fase crucial do projeto.
Durante a reunião, que aconteceu na Secretaria Municipal de Obras Públicas, os representantes entregaram um dossiê detalhado ao secretário, destacando pontos críticos que requerem atenção imediata e a longo prazo.
Entre as principais demandas apresentadas, destaca-se a necessidade de aprimorar os serviços de limpeza urbana e rural, principalmente nas áreas de visitação previstas na Rota do Café. Este tema que também será trabalhado pelas ACIP/CDL junto a seus associados por meio de uma campanha de conscientização, ainda em desenvolvimento, que terá como foco a destinação correta do lixo.
Além disso, a melhoria nos acessos às estradas vicinais foi discutida como uma necessidade vital para garantir a segurança e a satisfação dos turistas durante sua visita à região do Cerrado Mineiro.
Participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP), Wander Junior de Carvalho e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Thiago Batista de Almeida. Também estiveram presentes Cleide Ribeiro, gerente executiva das ACIP/CDL; Eliane Nunes, secretária municipal de Cultura e Turismo; Renato Moreira, analista técnico do SEBRAE MG; e Juliano Tarabal, superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.
Solícito às demandas apresentadas pelas entidades, o secretário Wellington se comprometeu a analisá-las para colaborar com a iniciativa e fornecer o apoio necessário ao projeto.
A Rota do Café do Cerrado Mineiro visa oferecer aos visitantes uma experiência única, combinando a excelência na produção de café com o turismo na região. A iniciativa está ganhando força e promete fortalecer ainda mais a posição de Patrocínio como um destino turístico de destaque em Minas Gerais, contribuindo para o crescimento econômico da região e o fortalecimento da indústria do café.
Além das ACIP/CDL, também fazem parte da iniciativa o SEBRAE MG, Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (Acarpa), Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado Mineiro (Appcer), Prefeitura de Patrocínio e Circuito Turístico Caminhos do Cerrado.