No início da noite desta terça-feira (31) foi realizado no auditório da Expocacer o lançamento oficial da Rota do Café do Cerrado Mineiro. O evento reuniu diversas autoridades, empresários e representantes de instituições parceiras, para fazer a apresentação deste grande marco para o turismo e a cafeicultura de Patrocínio e região.
Envolvidas com o desenvolvimento da Rota do Café do Cerrado Mineiro desde sua concepção, as ACIP/CDL estiveram presentes no lançamento, com o presidente da CDL, Thiago Batista de Almeida e o vice-presidente Francis Paulinely Gabriel, representando o presidente da ACIP, Wander Junior de Carvalho. Também representaram as entidades no evento o diretor de Agronegócio, Roger Montanari, a diretora de Planejamento Estratégico, Poliana Aparecida Gonçalves de Almeida, a diretora do Poder Público Federal, Hilda Beatriz Elias Torezan, a diretora de Comunicação, Flaviana Cunha Oliveira Ferreira, a gerente executiva, Cleide Ribeiro Araújo e a consultora do Programa Empreender, Sabrina Faria.
“Esta iniciativa é extremamente importante para fortalecer e promover nossa cidade e a região do Cerrado Mineiro, destacando nossos cafés, produtores e toda a cadeia de valor” afirmou o presidente da CDL em sua fala “Desde a nossa posse como presidentes estamos preocupados em promover ações que fortaleçam o setor comercial em Patrocínio, e a Rota do Café é uma estratégia muito boa para isso. É uma atitude louvável de todas as entidades participantes, que irá movimentar a cidade e, consequentemente, o nosso comércio e as nossas empresas, principalmente o setor de restaurantes, bares e hotéis” celebrou Thiago.
Vislumbrada inicialmente em uma reunião entre ACIP/CDL e a Expocacer, a concepção do roteiro turístico e sua estruturação, foi conduzida pelo Sebrae Minas, em parceria com diversas entidades e instituições, incluindo, além das ACIP/CDL e Expocacer, o Governo de Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Acarpa (Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio), Appcer (Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado Mineiro), Dulcerrado, Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Para o diretor de Agronegócio das ACIP/CDL e produtor rural participante da Rota do Café, Roger Montanari a posição de vanguarda mundial na produção de café ocupada pela Região do Cerrado Mineiro ajuda a consolidar e fortalecer o projeto “toda a ideia tem a hora certa e o momento certo para acontecer, hoje estamos aqui neste momento, com uma parceria sólida e uma governança estabelecida. No início deste ano este sonho virou um projeto que rapidamente se tornou um produto que vai agregar muito valor ao nosso mercado” ressaltou.
Com o objetivo principal de fomentar o turismo rural e valorizar o café produzido na região, que detém a primeira Denominação de Origem (DO) de cafés do Brasil, a Rota do Café do Cerrado Mineiro oferece uma experiência completa. Passando por pequenas e grandes fazendas de café da região, onde os visitantes poderão acompanhar desde o plantio, manejo e colheita, até participar de degustação de cafés de alta qualidade, envolvendo ainda diversos setores ligados à cadeia do café, como cafeterias, torrefações e restaurantes.0