REALÇANDO A GASTRONOMIA E A CAFEICULTURA, ACIP/CDL, LANÇARAM NO ÚLTIMO SÁBADO O 8⁰ FESTIVAL DE CULTURA E COZINHA MINEIRA DO CERRADO EM PATROCÍNIO

Realçando a gastronomia e a cafeicultura, ACIP/CDL, lançaram no último sábado o 8⁰ Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado em Patrocínio

O evento valorizou a gastronomia e a cultura do café, brindou com o turismo e a cozinha mineira do Cerrado em Patrocínio

No último sábado, 15 de junho, aconteceu o almoço oficial de lançamento do Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado. Festival, que acontecerá de portões abertos ao público, de 25 a 28 de julho, no Espaço Cultural de Patrocínio. O almoço que aconteceu na área rural, na Fazenda Rainha da Paz, recebeu um expressivo público. O evento foi uma oportunidade de conhecer de perto, um pouco sobre a cultura do café, além de ter a gastronomia evidenciada no almoço, tendo o café como base para algumas das principais receitas servidas. Além de apresentar aos presentes o Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, o evento teve uma ação social muito importante, a arrecadação de recursos para o Hospital do Câncer de Patrocínio, visto que parte da renda será doada a instituição de saúde.

Presente no almoço de lançamento, Désio Rodrigo Silva, diretor de desenvolvimento social das ACIP/CDL, expressou sua gratidão aos participantes do almoço de lançamento. Destacando a ação social que é uma área de extremo interesse das entidades do comércio, pois, “nós queremos que nossas empresas se desenvolvam, mas, nós também pensamos muito no lado social de nossa cidade. E com esse evento, com o direcionamento de recursos ao Hospital do Câncer, dentro de nossa responsabilidade social, já vamos estar contribuindo um pouquinho com muitas famílias que ali no Hospital do Câncer realizam algum tipo de procedimento", ponderou.

Para o presidente da Associação Cultural da Associação Comercial de Patrocínio e da Associação Comercial Industrial de Patrocínio – ACIP, Wander Júnior De Carvalho, o almoço realizado na fazenda foi uma oportunidade de integração do Festival à Rota do Café. O projeto Rota do Café é uma importante ferramenta de promoção do município de Patrocínio, ao roteiro de turistas, de qualquer parte do país e do mundo, que poderão vir ao Município, maior produtor de café do Brasil, para conhecer um pouco mais sobre a cultura do café, desde o plantio na lavoura, cuidados com a planta, desenvolvimento dos frutos, passando pelo processo de colheita, pós-colheita do café, tipos de processamento, limpeza e benefício dos grãos, classificação, analise da qualidade do café, definição do processo da torrefação, entre outros até a chegada a xicara.

O presidente da ACIP, explicou ainda que o Festival é um marco na união da gastronomia, turismo e apoio à comunidade. “É crucial que tenhamos este marco através do almoço, com a participação de entidades sérias e comprometidas com o desenvolvimento comercial como CNC, Fecomércio-MG, Sesc, Senac e sindicatos empresariais, além de nossos patrocinadores e membros da comunidade", enfatizou.

Para Roger Montanari, diretor do agronegócio das ACIP/CDL, Patrocínio não só é o maior produtor de café do Brasil, como também é o Município, onde os produtores estão compromissados com a sustentabilidade na produção de café. “Patrocínio é o Município líder em práticas sustentáveis em toda a região” finalizou.

Angélica Parreira, coordenadora da gastronomia do Festival, enalteceu os pratos confeccionados pelos chefes, Roni Peterson e Lucas, chefes de cozinha do Senac, que fizeram e serviram aos presentes no almoço de lançamento, os pratos principais do evento, a costelinha suína com caramelo de café e a banoffe com toque de café, utilizando entre os ingredientes, o café, abundantemente produzido em Patrocínio. Pratos que enalteceram e muito a culinária mineira.

Thiago Batista de Almeida, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio - CDL, disse ter ficado muito feliz diante a participação do público no almoço e por estes terem acesso além de um evento de muita qualidade cultural e gastronômica, ao mesmo tempo ao comprar o ingresso, poder contribuir com uma causa tão nobre para Patrocínio que é o Hospital do Câncer.

Thiago ainda explicou aos presentes que o almoço de lançamento do Festival, foi um dos inúmeros momentos que o Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, vai proporcionar ao público de cerca de trinta mil pessoas que são esperadas para os quatro dias do Festival. "Nós esperamos pessoas de Patrocínio, Minas Gerais, e de onde vierem do Brasil, para o Festival que acontece de 25 a 28 de julho e de portões abertos ao público. Venham desfrutar do melhor da cultura e da gastronomia mineira do Cerrado em Patrocínio", enfatizou.