Fundada em 07 de setembro de 1930, a época Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Patrocínio – ACIAPP, completa 94 com muito vigor para muito mais décadas, representando o empresariado local
Neste dia 07 de setembro, em Patrocínio, é celebrado não somente a independência do Brasil, de Portugal. O Município tem também essa data como um marco para o empresariado local. É a data em que a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP, iniciou as suas atividades no Município. Segundo consta na edição especial da Revista Informativa das ACIP/CDL, edição nº 41, de agosto de 2004. A Associação Comercial iniciou as suas atividades em Patrocínio, no dia 07 de setembro de 1930, data de fundação, da, a época, Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Patrocínio – ACIAPP, por intermédio da liderança de Oscar Barreira, responsável pela introdução das ideias associativistas no segmento comercial do Município.
Mas, a ACIAPP, (segundo também conta no referido Informativo, embora sem precisar datas), teve uma pausa em suas atividades. A Revista Informativa também explica que, no final da década de 60, diante a coordenação do empresário Maurício De Carvalho Brandão, que foi o primeiro presidente daquela que era uma nova fase da Associação, visto que da anterior, nada havia sobrado. A partir desta nova fase, surge a que segue com sua atividade plena na atualidade, Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP.
Segundo narrou em uma de suas páginas, o Jornal de Patrocínio, do dia 16 de junho de 1973, por meio de eleição, em 12 de junho daquele ano, o primeiro presidente eleito da ACIP, foi Gentil Nascimento, um homem idealista, otimista e apaixonado por Patrocínio, tendo a época, como vices: Hélio Eloy Capuano Dos Santos e Jair João De Oliveira. O 1º secretário foi Juarez Caldeira, e o 2º secretário, José Eustáquio Das Graças Mendes. O 1º tesoureiro, foi Geraldo Gonçalves e o 2º tesoureiro, Luiz Alberto Ribeiro. Tendo os diretores: Maurício De Carvalho Brandão, Constantino De Oliveira, Aloisio Roberto Machado Arantes e Bejamin Borges. No Conselho Fiscal: Nelson Gonçalves Soares Filho, Jacinto Bernardes Dias e Marino Batista De Moura. Como suplentes: Gabriel Lopes Amaral, Brasil Antônio Isaac e Honorico Alves Nunes.
Passados mais de 90 anos de existência e com uma extensa folha de ações e serviços prestados à comunidade patrocinense, em especial a classe empresarial do Município, a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio – ACIP, e desde a década de 80, quando foi fundada a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, as duas entidades juntas, seguem firmes e de forma plena, na Missão de: “Crescer, fortalecer e representar os associados da ACIP/CDL através das melhores práticas do associativismo contribuindo para o desenvolvimento de Patrocínio e região.”
DIRETORIA 2023/2025
Desde o dia 06 de fevereiro do ano de 2023, assumiu a presidência da ACIP, para o triênio 2023/2025, o empresário Wander Júnior De Carvalho. Ele classificou como futurista a visão daqueles que fundaram a ACIP. Segundo Wander, os fundadores da Associação Comercial, já tinham na década de 30, a visão de representatividade da classe empresarial tanto da Industria quanto da Agropecuária, e por isso buscaram a união através da Associação, para o crescimento das próprias empresas e de Patrocínio. “É uma visão de pessoas a frente do tempo, pois, naquela época, eles já pensavam em associativismo, crescimento das empresas e também do Município. Era pensamento de associativismo pleno, do entendimento que a união faz a força” enfatizou.
PARCERIA DAS ACIP/CDL:
Para o presidente Wander, tanto a ACIP, quanto a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, são de uma importância extrema, fazem a diferença para o comércio local, nas áreas de geração de emprego e renda, no desenvolvimento econômico do município.
“A união da ACIP com a CDL em Patrocínio, só fortalece a representatividade das duas entidades e automaticamente da classe empresarial local. Juntas as duas entidades patrocinenses, trazem para o empresariado do Município, entre outras oportunidades, toda a representatividade da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais – Federaminas, e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais – FCDL/MG, apoios que com a parceria das duas entidades geram muito mais benefícios aos seus associados, do que se fossem ações isoladas” explicou o presidente da ACIP.
Desde o dia 06 de fevereiro de 2023, na presidência da CDL, o empresário Thiago Batista De Almeida, corroborou com Wander, alegando que as entidades juntas, podem oferecer mais produtos, mais serviços e mais representatividade, aos associados e associadas.
“As ACIP/CDL, possuem uma união perfeita, seja na representação de seus associados, seja na busca de melhorias para a classe. Nós vivemos em uma era, onde quando se tem lideranças coesas com os seus representados, frutos são colhidos cotidianamente. E é assim que vivemos nas ACIP/CDL, colhendo frutos e gerando oportunidades, não para um ou outro, e sim para todos que estão associados as entidades, por isso que conclamamos todos os empresários de Patrocínio, a se associarem as entidades, quanto mais fortes, mais benefícios para o desenvolvimento local” explicou o presidente da CDL, Thiago Almeida.
DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO E DA REGIÃO
Wander Júnior, disse ainda que as ações promovidas pelas ACIP/CDL, geram impacto, direto no desenvolvimento de Patrocínio, e na região, dentre essas ações, ele citou, o Festival de Cultura e Cozinha Mineira do Cerrado, realizado anualmente na cidade, e que leva, lazer, cultura, gastronomia, e faz com que pessoas de várias partes da região e de Minas Gerais, visitem Patrocínio, e também movimentem vários setores da economia local e regional.
O presidente da ACIP, destacou ainda o projeto turístico denominado de Rota do Café do Cerrado Mineiro, fomentado pelas entidades ACIP e CDL, com o apoio do Sebrae-MG, e de vários outros parceiros em Patrocínio, que visa movimentar a área do turismo até então pouco explorada, unindo o café, que tem a maior produção do país concentrada no Município, como carro chefe para trazer pessoas de várias partes do Brasil e do mundo, para conhecer de perto a cultura, bem como toda a cadeia cafeeira e que com essa vinda de turistas, movimenta toda a segmentação comercial da cidade, gerando, empregabilidade, renda e desenvolvimento no Município e região.
Entre outras ações, também destacadas pelo presidente Wander, e realizada pelas ACIP/CDL, a Campanha de Natal das entidades, que fortalece o comércio local em uma época em que muitas pessoas visitam familiares em Patrocínio, ou tão somente a cidade, e pelos prêmios sorteados, entre eles, carros, a Campanha estimula muita gente a fazer compras junto as empresas locais, e consequentemente contribuem para o desenvolvimento econômico.
Para quem não é associado as ACIP/CDL, Wander Júnior convida para que visitem para conhecer as entidades, ou solicitem uma visita na sua empresa pelo departamento comercial.
“Nós queremos que todos os empresários estejam juntos nas ACIP/CDL, e não somente como associado, mas como associado efetivo, que opine, de sugestões, participe do dia a dia das entidades, para que juntos, possamos fortalecer o comercio local, e buscar formas de tornar as nossas empresas ainda mais atrativas aos clientes da cidade e região” pontuou o presidente.
MENSAGEM DO PRESIDENTE DA ACIP:
“A mensagem que eu poderia deixar aos associados e associadas, é que a ACIP, que completa 94 anos de existência em 2024, ela vem lutando ano a ano, para que o comércio de Patrocínio, seja um comércio pujante e extremamente forte, nas áreas, de hotelaria, serviços, culinária, lojista, ou seja, em todas as áreas. Nós temos uma diretoria excelente, composta por homens e mulheres voluntários, que estão muito presentes no dia a dia das entidades, e que querem trabalhar em prol dos associados, e isso nos motiva a cada dia mais a buscar o melhor para fortalecer, e auxiliar o empresariado local. O cidadão de Patrocínio pode ter certeza que nós da ACIP e também da CDL, estamos batalhando muito para melhorar ainda mais a geração de empregos e renda, e promover o desenvolvimento em nossa cidade” Wander Júnior De Carvalho.
José Antonio/Ascom ACIP/CDL
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.