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Vantagens e desvantagens do cartão de crédito para o lojista

Crédito ou Débito? 

É praticamente impossível entrar em um estabelecimento comercial e fazer uma compra sem ouvir essa pergunta enquanto cliente. Mas... E para o varejista?  

Separamos os pontos positivos e negativos de oferecer a modalidade de pagamento com cartão de crédito do ponto de vista do empresário. Vem ver!

Vantagens e desvantagens do cartão de crédito para o lojista

Crédito ou débito? É praticamente impossível entrar em um estabelecimento comercial e fazer uma compra sem ouvir essa pergunta enquanto cliente. Mas... E para o varejista? Essa dúvida também é pertinente e ele precisa definir quais formas de pagamento pode colocar à disposição dos consumidores, uma vez que a demanda pelo pagamento com cartões é cada vez maior.

Separamos então os pontos positivos e negativos de oferecer a modalidade de pagamento com cartão de crédito do ponto de vista do lojista. Veja:

Vantagens:

  1. Segurança – como o banco garante o pagamento da compra e ele mesmo cobra do cliente em caso de inadimplência, o lojista se sente mais seguro para fazer parcelamentos;
  2. Praticidade – não precisar ir ao banco para realizar depósitos, encarar filas e até correr risco ao transportar quantias de dinheiro na rua;
  3. Mais clientes – em 2016 foram contabilizadas 13 bilhões de transações usando cartão de crédito e esse número não para de aumentar. Cada vez mais pessoas adotam o método para fazer compras e oferecer a modalidade como meio de pagamento atrai esses novos usuários;
  4. Facilidade com troco – o valor correto será repassado pela administradora do cartão, acabando com a necessidade de devolver o troco com atenção.

Desvantagens:

  1. Aluguel da máquina – são cobradas porcentagens entre 3% e 5% em cada transação realizada pelas famosas “maquininhas”;
  2. Prazo do repasse – Os bancos e as administradoras de cartão de crédito só repassam o valor da compra para o lojista após 30 dias, contados a partir da realização da transação;
  3. Redução da margem de lucro – devido às taxas de administração pagas pelo lojista, aquele que opta por não repassar o custo ao cliente acaba sofrendo uma redução na margem de lucro.


Portanto, a dica de ouro é analisar a situação da sua empresa, a preferência da maioria dos seus clientes e ter certeza ao optar por oferecer a possibilidade de pagamento com cartão de crédito. Os custos devem ser uma vantagem competitiva e não um peso a mais no fechamento mensal.