A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) divulgou 59 propostas aprovadas para a nova etapa do Empreender Competitivo 2017-2019. A partir de 2018, os núcleos setoriais cujos projetos foram selecionados já poderão dar início à implementação e ao desenvolvimento das ações previstas.
A CACB recebeu 245 propostas no total, a maioria dos segmentos de Mulher Empresária (29 projetos) e de Jovens Empresários (22). Os demais setores representados foram artesanato, automecânica, alimentação, comércio varejista, confecções, escolas, contabilidade, feirantes e pequenos produtores rurais, imobiliárias, informática, salões de beleza e cabeleireiros, tecnologia e inovação e turismo.
Empresários de 10 estados se inscreveram. Com 69, Santa Catarina (SC) foi o estado com maior volume de propostas enviadas. Minas Gerais (MG), com 63, e Paraná (PR), com 37, vieram em seguida. Representantes de ACEs de Alagoas (AL), Bahia (BA), Mato Grosso (MT), Pernambuco (PE), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS) e São Paulo (SP) também apresentaram projetos. Além disso, foi contemplado um projeto de Brasília (DF), formulado pelo Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB.
NÚCLEOS MADUROS EM FOCO
O Empreender Competitivo é desenvolvido pela CACB em conjunto com as Associações e Federações Comerciais de cada estado. A iniciativa é direcionada a núcleos que tenham pelo menos 18 meses de atuação e/ou sejam autossustentáveis, sendo uma excelente oportunidade para as empresas nucleadas que necessitam de apoio para desenvolver ações que melhorem a sua competitividade, como consultorias para a melhoria dos processos, capacitações dos presidentes e funcionários, certificações, missões técnicas, estudos de marketing e de mercado, entre outras atividades.
Para o presidente da ACIP, Aldo Cândido Roriz Junior, os núcleos com projetos aprovados terão a oportunidade de obter um grande crescimento individual por meio de ações em conjunto: “Nesta etapa, o foco são os núcleos que já alcançaram a sustentabilidade. Portanto, pode-se dizer que eles passaram para o próximo nível do desafio exigido pelo mercado: a busca pelo aprimoramento dos processos internos das empresas e a melhoria no atendimento ao consumidor. Tudo isso através do associativismo e das ações em rede promovidas pela CACB”.
Os projetos aprovados em Patrocínio, são do Núcleo de Bares e Restaurantes e Informática.
Saiba quantos projetos foram aprovados por estado:
Estado |
Projeto |
BA |
1 |
DF |
1 |
MG |
12 |
MT |
1 |
PR |
6 |
RS |
5 |
SC |
19 |
SP |
14 |
Fonte: Empreender CACB