Na foto, o governador Fernando Pimentel durante o lançamento no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), lançou neste mês das mulheres, uma linha de financiamento exclusiva para as empresárias mineiras. O Empreendedoras de Minas tem os objetivos de apoiar as micro e pequenas empresas controladas por mulheres (acima de 50% de participação na empresa) e incentivar o surgimento de novas empreendedoras.
A linha de crédito oferece até R$700 mil para essas micro e pequenas empresas, que tenham o mínimo de seis meses de existência e, principalmente, que sejam controladas por empresárias mineiras também pelo mínimo de seis meses. As taxas serão a partir de 1,39% ao mês. Para empreendimentos que estejam em cidades com baixo IDH-M, o BDMG oferece financiamento com taxas a partir de 1,32% ao mês.
Segundo levantamento de 2017 do Sebrae/MG, o empreendedorismo feminino mineiro vem dando sinais de crescimento. As mineiras já somam mais de 344,5 mil empreendedoras, mas dados disponibilizados pelo SEBRAE e pelo DIEESE de 2015 indicam que ainda há espaço para mais crescimento da participação de mulheres à frente de empreendimentos formais e geradores de postos de trabalho: enquanto as mulheres representam 51,6% da população, ainda representam apenas 26% dos empregadores no estado.
A expectativa é que a nova linha atenda neste ano cerca de 2.500 micro e pequenas empresas de Minas Gerais lideradas pelas mineiras, e as interessadas podem procurar as ACIP/CDL que são entidades parceiras do BDMG.
(Fonte: BDMG)