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Rodada de bate papo com o poder legislativo, convidado da semana: Vereador Túlio do Salitre

Na manhã desta terça-feira, 11 de fevereiro, a ACIP/CDL recebeu o vereador Túlio do Salitre para um encontro com os representantes da classe empresarial, onde foram debatidos temas como geração de emprego, qualificação profissional e os desafios enfrentados tanto por empresários quanto por trabalhadores.

A reunião trouxe à tona a importância da aproximação entre o poder público e o setor produtivo, além da necessidade de ampliar o acesso à informação sobre programas sociais e oportunidades de trabalho.

Durante a reunião, foi apresentado ao vereador Túlio o impacto do setor empresarial no desenvolvimento econômico e social da cidade. Segundo Wander Júnior de Carvalho, presidente da ACIP, o empresário não apenas gera empregos, mas também contribui diretamente para a melhoria de vida da população. “O fortalecimento da classe empresarial também melhora o nível de salário e, consequentemente, a vida dos pequenos. Precisamos de políticas que facilitem o empreendedorismo, a simplificação do alvará, a liberdade econômica, para que possamos continuar gerando empregos e desenvolvimento”, destacou Wander.

O vereador Túlio, por sua vez, reconheceu que a burocratização, as taxas elevadas e a dificuldade para empreender são pautas que precisam ser avaliadas. Ele também trouxe uma reflexão importante sobre a relação entre os programas sociais e o mercado de trabalho. “O governo disponibiliza benefícios como o Bolsa Família para auxiliar temporariamente as famílias, mas muitos acreditam que ao conseguir um emprego perderão esse apoio de imediato. Falta informação! Existe um prazo de proteção que pode durar de um até dois anos, dependendo da renda da família. Além disso, mesmo que o benefício seja encerrado, há a garantia de retorno facilitado por até três anos caso a pessoa volte a precisar”, ressaltou Túlio.

A desinformação sobre essas regras foi apontada como um dos desafios na contratação de mão de obra, dificultando a inserção de muitas pessoas no mercado de trabalho. O presidente da CDL, Thiago Almeida, reforçou a importância de conscientizar a população sobre esse tema. “Nosso objetivo com essa reunião é aproximar os laços entre o poder público e a entidade das ACIP/CDL e colocar a instituição à disposição. Queremos falar sobre geração de emprego e apresentar nossos cursos de capacitação para atender essa demanda”, afirmou Thiago. Um dos pontos levantados foi a necessidade de levar capacitação profissional para as comunidades mais afastadas.

A superintendente das Acip/CDL, Ana Flávia destacou o programa Emprega+, que busca inserir as pessoas, inclusive jovens e pessoas em vulnerabilidade, no mercado de trabalho. Ao final do encontro, o vereador Túlio demonstrou interesse em estreitar laços com o setor empresarial e apoiar iniciativas de capacitação para trabalhadores da zona rural. “Realmente, na zona rural, muitos nem têm acesso a cursos de capacitação. Podemos, sim, fortalecer essa ponte e levar essas oportunidades para escolas do Salitre, São Benedito, Tijuco, Mata da Bananeira, garantindo que essas pessoas tenham acesso à qualificação”, afirmou Túlio.

A reunião reforçou a importância da união entre o setor público e o privado para promover o desenvolvimento econômico, garantindo que a geração de empregos seja acompanhada de capacitação e informação para aqueles que mais precisam.

Texto: Cris Ávila | ASCOM - ACIP/CDL

Copa ACIP/CDL Sinergia Futsal promoverá integração entre empresas e revelação de talentos

Nesta manhã de 10 de fevereiro, representantes das ACIP/CDL e da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Patrocínio reuniram-se para lançar a Copa ACIP/CDL Futsal, uma iniciativa que visa integrar empresas associadas, e fomentar a prática esportiva na cidade. O encontro contou com a presença de Adelio Furtado de Oliveira, diretor de futebol da Secretaria de Esportes; Silas Ribeiro, diretor do conselho fiscal da ACIP/CDL; Ana Flávia, superintendente da ACIP/CDL; e Cris Ávila, assessora de comunicação da ACIP/CDL.

Cada empresa poderá inscrever um time com 10 jogadores, podendo se unir a outra caso não tenha atletas suficientes. Será permitida a participação de até dois jogadores menores de 18 anos (nascidos em 2007) por equipe. A inscrição custa R$ 300,00 por time, valor que será revertido para a premiação. Empresários interessados também poderão contribuir com premiações extras.

O diretor de futebol da Secretaria de Esportes, Adelio Furtado de Oliveira, destacou a importância da iniciativa: “Essa competição será uma grande oportunidade para fomentar o esporte e revelar novos talentos em Patrocínio.”

Já Silas Ribeiro, diretor do conselho fiscal da ACIP/CDL, reforçou o convite aos empresários: “Além de um momento de lazer, essa é uma chance de fortalecer os laços entre empresas e colaboradores por meio do esporte.”

O campeonato terá cerimônia de abertura e encerramento, com a premiações. As inscrições serão feitas nas ACIP/CDL, e a divulgação do calendário de jogos acontecerá após a definição oficial da Secretaria de Esportes.


TEXTO: CRIS ÁVILA (Assessoria de comunicação ACIP/CDL)

Câmara da Mulher Empreendedora da ACIP/CDL inicia 2025 com planejamento e novos projetos

A Câmara da Mulher Empreendedora (CME) da ACIP/CDL de Patrocínio iniciou 2025 com um planejamento estratégico voltado para o fortalecimento do empreendedorismo feminino no município.

Durante reunião realizada nesta terça-feira (04), foram definidas ações e eventos que promoverão capacitação, conexão entre empresárias e valorização da mulher no ambiente de negócios.

No mês de fevereiro, a CME retomará suas reuniões presenciais e lançará uma campanha de novas adesões, incentivando empresárias e profissionais liberais a se juntarem ao grupo. O objetivo é ampliar a representatividade feminina e fortalecer a rede de apoio e troca de experiências. Em março, um dos momentos mais aguardados será a Noite da Mulher Empreendedora, que ocorrerá no dia 12 na Câmara Municipal de Patrocínio, e celebrará os 15 anos da Câmara da Mulher. Além disso, a CME estará presente em eventos de relevância estadual, como o WE Fórum BH, no dia 25, e a Reunião de Presidentes da Federaminas, nos dias 26 e 27, reforçando sua atuação no cenário empresarial mineiro.

Já em abril, terá início o SOUL Empreendedora, um programa de encontros mensais voltado à capacitação das mulheres da CME. A iniciativa oferecerá treinamentos e conteúdos estratégicos para impulsionar negócios liderados por mulheres, fortalecendo suas habilidades de gestão e inovação.

Paralelamente às ações voltadas ao empreendedorismo, a CME seguirá com importantes projetos sociais e institucionais, como o fortalecimento da campanha “Eles por Elas”, realizada em parceria com a Polícia Militar, para conscientização e combate à violência contra a mulher.

Outro ponto de destaque será a mobilização para a implementação de uma Casa da Mulher em Patrocínio, reforçando a necessidade de um espaço de acolhimento para mulheres em situação de vulnerabilidade.

Com um planejamento sólido e ações estratégicas, a Câmara da Mulher Empreendedora reafirma seu compromisso em fortalecer o papel da mulher no ambiente empresarial e social. Mulheres interessadas em participar podem obter mais informações na ACIP/CDL.

Texto: Cris Ávila | ASCOM - ACIP/CDL

ACIP/CDL e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social fortalecem parceria para impulsionar empregabilidade e assistência social

 Na manhã desta terça-feira, 04 de fevereiro de 2025, a ACIP/CDL e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizaram uma reunião estratégica para alinhar ações e estreitar laços em prol da empregabilidade e do desenvolvimento social em Patrocínio.

O encontro teve como objetivo a criação de iniciativas que conectem trabalhadores às empresas locais, promovendo capacitação profissional e facilitando a inclusão no mercado de trabalho.

Estiveram presentes na reunião: Marly Ávila, diretora de Desenvolvimento Social; Eloisa Aparecida Cunha, analista de RH; Désio Rodrigo Silva, diretor de Desenvolvimento Social da ACIP/CDL; Cris Ávila, assessora de comunicação; Ana Flávia Marques, superintendente da ACIP/CDL; e Graciane Ferreira de Ávila, coordenadora da Proteção Social Básica.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer programas como o Emprega +, que facilita o acesso às vagas disponíveis, além da realização do Workshop Empregabilidade e Oportunidades, marcado para o dia 20 de fevereiro.

A iniciativa oferecerá orientações sobre currículo, postura profissional, entrevistas de emprego, além de um painel com empresários locais e a possibilidade de agendamento de entrevistas de trabalho.

A ACIP/CDL e a Secretaria de Desenvolvimento Social reforçam, assim, seu compromisso em gerar impacto positivo na economia local, promovendo inclusão no mercado de trabalho e contribuindo para o fortalecimento social da cidade. Fique atento às próximas ações e oportunidades que essa parceria irá proporcionar!

Texto: Cris Ávila | ASCOM - ACIP E CDL 

ACIP e CDL se reúnem com vereador Emerson Caixeta para fortalecer diálogo com o Legislativo

Patrocínio, 04 de fevereiro de 2025 – As ACIP/CDL de Patrocínio promoveram, nesta terça-feira (04), uma reunião com o vereador Professor Emerson Caixeta para estreitar o relacionamento entre o setor empresarial e o Legislativo.

Estiveram presentes Wander Júnior de Carvalho (presidente da ACIP), Thiago Batista de Almeida (presidente da CDL), Ana Flávia (superintendente), Cris Ávila (assessora de imprensa), Leid Elias de Carvalho (1ª secretária), Vilmar Zitta (1º tesoureiro), Diego Magalhães (2º secretário) e Ana Clara (gerente administrativa).

O presidente da ACIP, Wander Júnior de Carvalho, destacou a importância desse diálogo para o fortalecimento do comércio local. “A participação do vereador é fundamental para que possamos construir soluções em conjunto e garantir um ambiente mais favorável para os empresários”, afirmou.

O presidente da CDL, Thiago Batista de Almeida, também ressaltou a necessidade de proximidade entre as entidades e o poder público. “Nosso papel é representar os empresários e buscar apoio para as demandas do setor. Ter esse contato direto com o Legislativo nos ajuda a encontrar caminhos que beneficiem toda a cidade”, pontuou.

O vereador Emerson Caixeta reforçou seu compromisso com o setor produtivo. ““O empresário é o motor da economia. Ele é a peça-chave para o desenvolvimento econômico e social. Também reforço meu apoio ao concurso de redação promovido pela ACIP e CDL, que valoriza a educação e incentiva nossos jovens. Meu mandato está à disposição para contribuir com ações que fortaleçam o comércio local e a geração de empregos”, destacou.

Ao final do encontro, os participantes reafirmaram a importância da parceria entre o Legislativo e as entidades empresariais, com o compromisso de manter um canal aberto para futuras discussões e iniciativas.

Texto: Cris Ávila | ASCOM - ACIP/CDL

ACIP/CDL criam grupos para desenvolver e organizar empresas e equipes locais

Nesta segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025, a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizaram uma reunião para dar início a um novo projeto voltado ao crescimento e organização das empresas locais. A iniciativa consiste na formação de grupos estratégicos para diferentes segmentos do comércio e da indústria, promovendo troca de experiências, capacitações e ações coletivas.

Segundo Flaviane Almeida, diretora do programa Empreender, a proposta visa unir empresários com interesses comuns para que possam desenvolver soluções conjuntas e fortalecer seus negócios. “Estamos criando espaços de diálogo e cooperação, onde os participantes terão suporte para aprimorar a gestão, identificar oportunidades e enfrentar desafios do mercado de forma mais assertiva”, explica.

A iniciativa conta com o suporte técnico de Maria Carolina Sahium Ribeiro, consultora especializada no desenvolvimento empresarial. Ela destaca que um dos pilares desse trabalho é a busca por um atendimento de excelência. “A qualidade no atendimento é um diferencial competitivo fundamental. Quando as empresas investem nisso, conquistam mais clientes e fortalecem sua marca no mercado”, afirma.

Para o presidente da ACIP, Wander Júnior de Carvalho, esse movimento é essencial para impulsionar o empreendedorismo em Patrocínio. “Nosso compromisso é oferecer aos empresários ferramentas e suporte para que possam crescer e inovar. O associativismo e a troca de experiências são fundamentais para o fortalecimento do comércio e da indústria local”, ressalta.

Também estiveram presentes na reunião Ana Flávia Marques, superintendente da ACIP/CDL, e Cris Ávila, assessora de comunicação da entidade.

Os grupos estão sendo estruturados de acordo com a demanda dos setores, e os interessados podem procurar a ACIP/CDL para mais informações sobre como participar.

Texto: Cris Ávila / Ascom ACIP/CDL 

ACIP/CDL e Sebrae planejam o projeto “Trilha do Conhecimento e Inovação” para impulsionar o empresariado local

 

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, a Diretora de Planejamento Poliana de Almeida, da ACIP/CDL de Patrocínio, reuniu-se com o analista do SEBRAE, Renato Moreira, e Túlio Couto, assistente do SEBRAE, para definir os detalhes do projeto “Trilha do Conhecimento e Inovação”.

O encontro contou ainda com a presença da Superintendente Ana Flávia e da Assessora de Comunicação Cris Ávila, reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento da classe empresarial local.

O projeto será composto por três encontros anuais em formato de imersão, trazendo palestrantes renomados e abordando temas estratégicos que estão na pauta das empresas mais inovadoras do mercado.

Confira os destaques: 1º Encontro: Digitalização Essencial para modernizar operações, a digitalização permite que empresas aumentem sua eficiência, reduzam custos e melhorem a experiência do cliente. Este encontro ajudará os empresários a implementar tecnologias no dia a dia dos negócios.

2º Encontro: Inovação na Gestão de Pessoas com Foco em Líderes A gestão de pessoas é o coração das empresas bem-sucedidas.Este encontro trará práticas inovadoras para engajar equipes, aprimorar a liderança e criar um ambiente de trabalho produtivo e alinhado aos desafios do futuro.

3º Encontro: Inteligência Artificial Tema indispensável para quem deseja estar à frente no mercado, a IA tem revolucionado setores com sua capacidade de otimizar processos, personalizar serviços e melhorar a tomada de decisões estratégicas. Inovação e desenvolvimento empresarial

Com uma programação voltada para os principais desafios e oportunidades do mundo corporativo, a “Trilha do Conhecimento e Inovação” se consolida como um projeto de alto impacto, reafirmando o compromisso da ACIP/CDL e do Sebrae com o desenvolvimento da economia local. As vagas serão limitadas, e as inscrições serão abertas em breve. Não perca a oportunidade de participar e transformar sua empresa! Acompanhe os canais oficiais da ACIP/CDL para mais informações.

Texto: Cris Ávila | ASCOM - ACIP/CDL

ACIP/CDL dão continuidade à rodada de bate-papo com o poder legislativo e recebe o vereador Ricardo Balila

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, a ACIP/CDL de Patrocínio deu sequência à sua rodada de diálogos com representantes do poder legislativo municipal, reforçando a importância da união de esforços para fortalecer o comércio local. O vereador Ricardo Balila foi o convidado desta semana para debater propostas e projetos que possam beneficiar comerciantes e consumidores da cidade.

Durante o encontro, estiveram presentes diversas lideranças da ACIP/CDL, como o presidente Thiago Batista de Almeida, o segundo vice-presidente Francis Paulinely
Gabriel, o segundo secretário Diego Magalhães Gabriel, a primeira secretária Leidy Elias de Carvalho, a assessora de comunicação Cris Ávila, a superintendente Ana Flávia Marques Leidy e a gerente administrativa Ana Clara Queiroz.

Entre os principais assuntos abordados, destacou-se a redução das filas nos caixas de supermercados, com a sugestão de implementar tecnologias como autoatendimento e
otimização do fluxo de clientes em horários de maior movimento. Também foi abordada a qualificação de mão de obra especializada, com o fortalecimento do programa
Emprega+, já oferecido pela ACIP/CDL, e o incentivo à criação de cursos que atendam às demandas específicas do comércio local. Outro ponto relevante foi a valorização do
comércio local, com campanhas que incentivem os consumidores a priorizarem as empresas da cidade.


“A aproximação entre o poder legislativo e a ACIP/CDL é fundamental para criarmos soluções que atendam às reais necessidades dos comerciantes e consumidores. Esse
diálogo é um caminho para o crescimento sustentável do comércio local”, destacou Thiago Batista de Almeida, presidente da CDL.

O vereador Ricardo Balila elogiou a iniciativa e reforçou seu compromisso em buscar apoio para projetos que beneficiem o setor comercial. “Com o comércio forte,
fortalecemos toda a economia local, geramos empregos e melhoramos a qualidade de vida. Esse tipo de diálogo é essencial para construir políticas públicas mais assertivas”,
afirmou.

A rodada de bate-papos com representantes do legislativo municipal seguirá nas próximas semanas, fortalecendo a parceria entre a ACIP/CDL e os líderes políticos,
sempre com o objetivo de promover o crescimento do comércio e da economia de Patrocínio.

Texto: Cris Ávila | Ascom ACIP/CDL 

1º Simpósio de Saúde Mental e Fatores Psicossociais: Reunião de Planejamento Realizada com Sucesso!

ACIP/CDL Patrocínio inicia planejamento para o 1º Simpósio de Saúde Mental e Fatores Psicossociais

Na última segunda-feira, 27 de janeiro, a Diretoria de Saúde, Segurança do Trabalho e Seguridade Social das ACIP/CDL Patrocínio promoveu uma reunião estratégica para dar início ao planejamento do 1º Simpósio de Saúde Mental e Fatores Psicossociais, evento pioneiro que visa abordar os desafios da saúde mental no ambiente corporativo e as mudanças nas normativas da NR 1 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O encontro contou com a presença da Diretora Valéria Gomes Nunes, da Superintendente Ana Flávia, da Analista de RH Eloísa Cunha, da Assessora de Comunicação Cris Ávila e da Assistente de Marketing Rosa Machado. Todas colaboraram de forma significativa para a definição das diretrizes do evento, que busca capacitar empresários, médicos, psicólogos, profissionais de RH e colaboradores sobre fatores psicossociais, saúde ocupacional e estratégias para prevenção de afastamentos.

O simpósio, que acontecerá nos meses de março e abril, terá uma programação ampla e dinâmica, incluindo palestras com especialistas, discussões sobre a NR 1, que agora inclui fatores psicossociais, e momentos dedicados ao bem-estar e relaxamento. A proposta é oferecer um espaço de troca de conhecimento e boas práticas para enfrentar os impactos das doenças mentais no ambiente de trabalho.

A iniciativa reflete o compromisso das ACIP/CDL em fortalecer o suporte às empresas associadas, capacitando-as a lidar com os desafios atuais do mercado de trabalho, sempre com foco no bem-estar e na qualidade de vida dos profissionais.

Fique atento às próximas informações sobre o simpósio e as oportunidades de participação!

Texto: Cris Ávila / ASCOM - ACIP/CDL

 

ACIP/CDL realiza café da manhã para debater melhorias no comércio e na cidade de Patrocínio

 

Nesta quinta-feira (23), a ACIP/CDL promoveu um café da manhã em sua sede, reunindo empresários, vereadores e representantes do poder público para discutir soluções para os desafios do comércio local.

O encontro destacou a necessidade de desburocratizar processos, modernizar sistemas e criar um ambiente mais favorável para empreendedores, além de atrair novas empresas para diversificar a economia da cidade.

Uma das pautas centrais foi a modernização na emissão de alvarás e outros processos administrativos, que ainda são considerados lentos e burocráticos. Os vereadores destacaram que a digitalização desses procedimentos é urgente para garantir agilidade e eficiência no atendimento aos empresários. “Não dá para aceitar processos ultrapassados que travam o desenvolvimento.

É preciso implementar sistemas modernos e digitais que facilitem a vida dos empreendedores e incentivem novos negócios em Patrocínio”, reforçou o presidente da Câmara, Nikolas Elias.

O presidente da CDL, Thiago Batista de Almeida, ressaltou o empenho da gestão atual em atuar com transparência e diálogo, buscando soluções para problemas que impactam o comércio local. Ele destacou a necessidade de modernizar e digitalizar processos administrativos, como a liberação de alvarás, com o objetivo de reduzir a burocracia e facilitar a vida de empresários e cidadãos. “Não podemos mais aceitar procedimentos ultrapassados que travam o desenvolvimento. Estamos comprometidos em garantir soluções planejadas e responsáveis, atendendo às demandas da população e dos comerciantes. Contem conosco para avançar no progresso de Patrocínio”, concluiu.

O presidente da ACIP, Wander Júnior de Carvalho, avaliou o encontro como o início de um momento mais colaborativo entre o setor público e privado: “Com mais diálogo e cooperação, podemos construir um futuro melhor para o município.”

O secretário de Administração, Aldo Cândido Rori Jr., destacou, durante o evento, a importância de fortalecer o comércio local, incentivando a participação de empresários de Patrocínio nos pregões eletrônicos da Prefeitura, para evitar que empresas de outras cidades dominem as vendas para o município. Ele também reforçou o compromisso com a digitalização e modernização dos processos administrativos, como licitações e emissão de alvarás, por meio do projeto “Prefeitura Sem Papel”.

Apesar das dificuldades iniciais dessa transição, Aldo afirmou que a gestão está empenhada em superar os desafios técnicos e culturais. O secretário também reconheceu problemas pontuais, como os atrasos na emissão de alvarás, mas garantiu que estão sendo adotadas medidas para resolver essas questões nos próximos meses. Além disso, ele ressaltou a necessidade de uma administração integrada, que olhe para todas as áreas e promova avanços para o município.

Representando o prefeito Gustavo Brasileiro, que estava em outro compromisso, Aldo reafirmou o compromisso da gestão em cumprir as promessas de campanha e consolidar melhorias para Patrocínio .O secretário de Finanças, Arlindo Reis, destacou a importância de embasar as decisões da administração pública em dados e eficiência. Segundo ele, a escolha de sistemas e softwares para a Prefeitura de Patrocínio será pautada pela entrega de resultados e pelo custo-benefício, sem vínculos exclusivos com instituições específicas, como o Banco do Brasil. “O que for mais eficiente e o que oferecer melhor custo será o escolhido. Estamos avaliando como esses sistemas funcionam em outras cidades para garantir que atendam da melhor forma às necessidades domunicípio”, afirmou. Arlindo reforçou que o objetivo é sempre buscar a melhor solução para a Prefeitura e para a população de Patrocínio.

O vereador Leandro Caixeta enfatizou a importância de valorizar e facilitar o trabalho dos comerciantes, defendendo que as adequações necessárias sejam realizadas com responsabilidade e respeito. Já o vereador Markin Remis chamou a atenção para os desafios administrativos e os altos custos de empreender, apontando a implementação da Lei de Liberdade Econômica como um passo fundamental para simplificar os trâmites e agilizar aprovações, incluindo a liberação de alvarás. Além das pautas econômicas, foram levantadas questões de infraestrutura urbana, como estacionamento rotativo e ampliação de vagas no centro, para fomentar a mobilidade e o comércio. A reunião marcou um importante passo para fortalecer o diálogo, modernizar processos e impulsionar o desenvolvimento de Patrocínio.

 

Texto: Cris Ávila - ASCOM - ACIP/CDL

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