ACIP/CDL realizam Café Empresarial e Projeto Monitora é apresentado aos associados

Programa de videomonitoramento idealizado pelo CCSPP é implantado em Patrocínio e conta com o apoio das entidades

15

As ACIP/CDL receberam os associados, imprensa e parceiros na manhã desta terça-feira (21/08) para mais uma edição do “Café Empresarial” quando importantes assuntos foram tratados. Os trabalhos foram conduzidos pelos presidentes Aldo Cândido Roriz Junior (ACIP) e Cezar dos Reis (CDL) e pela gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo.

Abrindo o evento foi assinado um convênio entre a Coopa e as ACIP/CDL para beneficiar os colaboradores das entidades que podem comprar gêneros em toda rede da Coopa, como supermercado, loja de insumos e posto de combustivel. O convênio foi assinado pelos presidentes e o gerente Ronan. O convênio foi assinado pelos presidentes e o gerente Ronan.

Na sequência, houve uma homenagem a pessoas que participaram ativamente no IV Festival de Cultura e Gastronomia do Cerrado em Patrocínio realizado mês passado. Receberam pratos com a marca do festival como forma de agradecimento a gerente-executiva Cleide Ribeiro (em nome de todos os funcionários das ACIP/CDL), Vânia Borges (curadora das atrações musicais do evento), Angélica Parreira (coordenadora das oficinas gastronômicas) e Camila Nayara Gonçalves (consultora do Programa Empreender das ACIP/CDL e coordenadora do festival). Por sua vez, a coordenadora Camila também fez questão de presentear os presidentes Aldo e Cezar por suas decisivas participações em mais uma edição do festival.

7

Explicando o ‘Projeto Monitora’

Finalizando o “Café Empresarial” houve as participações do presidente do Conselho Comunitário de Segurança Preventiva de Patrocínio (CCSPP) Valdir Ferreira das Neves e do empresário Gilberto Silva (da empresa Maxtec) que explicaram o “Projeto Monitora” — um programa de videomonitoramento idealizado pelo Conselho para melhorar a segurança em Patrocínio e que conta com o apoio das ACIP/CDL.

De acordo com Valdir das Neves, “12 câmeras já estão operando em pontos estratégicos da cidade e outras seis serão instaladas nos próximos dias, como por exemplo, no cruzamento das avenidas Faria Pereira com Rui Barbosa, pleno centro da cidade”.

Contou ainda que em maio esteve em uma feira internacional de segurança em São Paulo onde conheceu o modelo e decidiu trazer para Patrocínio, já que há vários anos tem trabalhado para implantar o videomonitoramento no município. “O diferencial desse sistema é a gravação e monitoramento em nuvens na internet reduzindo custos, uma vez que pelo método convencional de cabos e fibras óticas ficaria em cerca de R$ 2 milhões”.

Tempo real

O “Projeto Monitora” terá imagens em tempo real para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além dos próprios parceiros — as empresas e pessoas que aderirem ao plano.

O principal diferencial é a participação da população. Para formar a ampla rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos e de câmeras instaladas pelo CCSPP, serão utilizadas câmeras de segurança residenciais e de pontos comerciais distribuídas por Patrocínio.

O valor será de 100 reais por mês para empresas associadas às ACIP/CDL, em torno de 150 reais por mês para empresas não associadas e de R$ 49,90 por mês para as residências (porém é preciso cinco residências para a instalação de uma câmera).

17Presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior e presidente do CCSPP Valdir Ferreira das Neves

Objetivo

O objetivo é instalar 400 câmeras em Patrocínio nos próximos dois anos, visando inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança da população. A tecnologia utilizada reconhece pessoas, carros, objetos e situações com alertas em casos de ocorrências. Faz ainda identificação de placas, tecnologia que auxilia na verificação de veículos suspeitos. É possível assistir pelo smartphone de qualquer lugar. Possui chat exclusivo para os usuários do grupo trocarem informações, botão de pânico que avisa os demais usuários do grupo e vizinhos em caso de emergência e até 7 dias de armazenamento na nuvem.

O presidente da ACIP ressaltou a importância de todos abraçarem o projeto. “Não se espera que o poder público vá resolver todos os aspectos da segurança pública. Conto com os empresários da cidade para a mobilização em torno do ‘Projeto Monitora’ para que possa ser efetivado. Todos temos que ser propagadores dessa ideia para melhorarmos a segurança em Patrocínio”, disse Aldo Cândido Roriz Junior.

As empresas interessadas em aderir podem procurar as ACIP/CDL ou o CCSPP. Mais informações pelo telefone do Conselho: 3831.6264.

(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)