Sede própria e atendimento a saúde: valorização social

16102020feed

Mais uma vez, a sucessão da diretoria da ACIAPP foi feita de maneira amistosa, através de uma chapa formada por empresários já experientes na liderança da classe. Jorge Elias Abrão passa, a partir de abril de 1982, a responder pela presidência da entidade.
Como o foco da associação na época era a construção da sede própria, os trabalhos foram iniciados com liderança do presidente e o apoio de toda a comunidade.

Durante o andamento das obras, outras necessidades foram surgindo, exigindo da diretoria atenção redobrada para com seus associados. Com o fim do convênio entre ACIAPP e Associação Médica de Patrocínio, deu-se andamento a projetos anteriormente levantados, tornando possível a implantação de uma clínica médico-hospitalar para o atendimento de associados, funcionários e dependentes. A clínica tinha uma grande estrutura para a época, contando com os serviços de seis médicos, mais de dez enfermeiros, e ainda dentistas, a preços subsidiados.

O nascimento do SPC e do Departamento Jurídico

Um questionamento muito levantado na época pelos empresários era sobre os índices de inadimplência no comércio local. Surgiu a necessidade da instalação do Serviço de Proteção ao Crédito SPC, para auxiliar as empresas na concessão de crédito ao consumidor. Agindo rapidamente, a diretoria, presidida por Jorge Elias Abrão iniciou um trabalho de investigação e conhecimento dos moldes do SPC nas cidades de Uberlândia e Belo Horizonte. Foi então criado, como um departamento interno da ACIAPP, o SPC, atendendo às necessidades do associado.

Sob o comando do então presidente, foi contratado um advogado para prestar serviços de consultas e orientações jurídicas gratuitamente a todos os associados. Iniciavam-se os trabalhos do departamento jurídico da ACIAPP.

Insuficiência de Agências bancárias

O número de agências bancárias instaladas em Patrocínio era insuficiente para a movimentação financeira do empresariado local. Naquela época as instituições bancárias tinham grandes dificuldades de conseguir autorização para a instalação de novas agências, através de uma carta-patente. Foi então iniciado pela diretoria um lobby, através de lideranças políticas de nível nacional, com a apresentação de solicitações e estudos sobre a viabilidade de novas agências, como as do Banco Real e Bradesco.

O setor cafeeiro cada vez mais forte e atuante

Com o desenvolvimento e a especialização crescente do setor cafeeiro em Patrocínio, surgiu a necessidade da criação de uma cooperativa que atendesse aos anseios dos produtores, visto que a já existente Cooperativa Agropecuária de Patrocínio atendia mais especificamente aos produtores de leite. Com o apoio da ACIAPP, intensas negociações com a COOPA e com a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Garça foram feitas para a Garcafé instalar uma filial em Patrocínio. Esta foi uma conquista que fortaleceu ainda mais o setor cafeeiro, um trabalho atuante desta diretoria.