ACIP/CDL realizaram reunião sobre Segurança

Diante do intenso aumento no índice de criminalidade que assola a comunidade patrocinense, principalmente o comércio, as ACIP/CDL realizaram na noite da última quarta-feira, 15 reunião com associados para tratar sobre o tema “Segurança”.

O evento contou com a participação do tenente da Polícia Militar, Pedro Henrique Alves Sá, o presidente do CCSPP – Conselho Comunitário de Segurança Preventiva de Patrocínio, Valdir Ferreira das Neves, do sub-secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Major Divaldo Nestor da Silva entre outros.

O projeto “Olho Vivo” foi amplamente discutido entre os presentes após a apresentação de custos com implantação, monitoramento e manutenção de 40 câmeras em pontos estratégicos no hipercentro da cidade através do gerente corporativo da empresa Onnet Telecom, Jorge Luiz. “O primeiro passo para a implantação de um sistema complexo como esse é a rede de fibra ótica que já temos na cidade, o segundo, o núcleo de monitoramento o qual o CCSPP dispõe do recurso em torno de R$100 mil e a parceria entre poder público e privado para ratear os investimentos iniciais e o custo anual de cerca de R$18 mil para cada câmera”, informa.

Segundo Valdir das Neves, as estatísticas demonstram que nos municípios visitados onde é adotado esse sistema como, Uberlândia, Uberaba,, Campinas, Patos de Minas e Araxá houve redução variando entre 60% a 70% na criminalidade. Na ocasião, o representante do Poder Executivo, o reservista e sub-secretário, Major Nestor disse que a equipe está se inteirando das ações e precisam de um prazo de três meses para mostrarem resultados.

Para os presidentes das ACIP/CDL, Cezar Reis e Aldo Roriz a função da instituição é promover o debate e buscar soluções junto aos associados e mobilizar as entidades representativas para promover a segurança de uma forma geral. “Queremos unir os esforços para nos fortalecer para que esse projeto se torne realidade”, frisam.

O Tenente Sá da Polícia Militar elogiou a iniciativa, informou que está buscando estratégias e aplicando medidas para aumentar a sensação de segurança da população. “Nosso maior desafio é trabalhar com a defasagem de recursos humanos em nossa equipe, mas nos comprometemos a marcar maior presença e intensificar a ronda das viaturas no centro“, disse.

As ACIP/DCL estão cadastrando os associados na Rede Comércio Protegido para auxiliar no trabalho junto à Policia Militar e quem ainda não preencheu pode solicitar a ficha de inscrição  pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Informações pelo (34) 3831-5500, ramal 3.