7º Mutirão da Conciliação Empresarial acontece até dia 06 de abril

Atualmente não se pode imaginar somente o Poder Judiciário como único ente dotado de capacidade de solucionar conflitos no Brasil. A sobrecarga de processos no judiciário e o anseio por acesso à Justiça evidenciam a necessidade da busca por novas formas de resolução de conflitos, por meio de mecanismos mais práticos e econômicos, de modo a permitir que se obtenha a solução do seu conflito sem passar, obrigatoriamente, pelo Judiciário.

Segundo dados do relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no ano de 2015, 102 milhões de processos tramitaram na Justiça brasileira e, apesar do esforço do judiciário, a taxa de congestionamento processual é de 72,2%, índice considerado elevadíssimo.

Para as empresas, ser parte em uma ação judicial, além dos custos tangíveis dos processos, trazem ônus à imagem e prejuízos ao processo de fidelização do cliente.

A melhoria do ambiente de negócios do Brasil, em especial a questão do acesso à justiça, é um tema que tem sido amplamente trabalhado por diversos atores. A Confederação das Associações Comerciais e Empresarias do Brasil (CACB) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) são atores que, por intermédio da Câmara Brasileira de Medição e Arbitragem Empresarial (CBMAE), buscam desenvolver e estimular novos caminhos para a solução de disputas, com o intuito de abreviar de forma rápida, eficiente e com baixo custo os conflitos empresariais. Diante disso, a CBMAE/CACB realizará o 7º Mutirão da Conciliação Empresarial no período de 03 a 06/04/2017 nas Câmaras de Mediação e Arbitragem e nos Postos Avançados de Conciliação Extraprocessual (PACEs) da Rede CBMAE.

Na oportunidade serão atendidos empresários que possuem conflitos e que desejam tentar uma solução rápida e eficiente. Podem ser inscritos problemas referentes à rescisão contratual, inadimplência, dentre outros conflitos empresariais.

A conciliação é uma forma de solução de conflitos extrajudicial, com procedimento ágil e confidencial. É o método em que um terceiro – conciliador – tem a função de aproximar as partes para negociarem diretamente a solução de suas divergências.

Esse método tem como principal característica proporcionar oportunidades para resolver o conflito existente através de um conciliador que atua com neutralidade e imparcialidade, ajudando a aproximar as partes, identificando assim as questões do conflito e restabelecendo a comunicação através de sessões de atendimento individuais com as partes.

Essa é uma ótima oportunidade para que a sua empresa resolva eventuais conflitos de forma ágil e amigável.

Para participar, a sua empresa deve relacionar as pendências com os seus clientes ou fornecedores e encaminhar a secretaria de uma das Câmaras ou PACEs da Rede CBMAE, participantes do Mutirão, mais próxima da sua empresa e agendar uma reunião para consultar as condições de participação.

Não perca esta oportunidade. Participe!