Termina neste sábado (9) o prazo para a habilitação de empresas interessadas em fazer parte do Programa Desenrola Brasil, que permitirá a renegociação de dívidas de até de R$ 5 mil com pessoas que ganham até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A habilitação deve ser feita pelo Portal Credor, que está disponível no site https://credor.negociedigital.com.br. Para se inscrever no programa, é necessário realizar o cadastro no Portal e assinar digitalmente o Termo de Adesão através do eCPF com certificado digital do representante legal cadastrado na Receita Federal.
Para concluir o processo, os credores deverão identificar suas dívidas, atualizar os seus valores e fornecer outras informações solicitadas. Após isto, as empresas participarão de um processo competitivo sob a forma de leilão de maior desconto que definirá as dívidas que receberão à garantia de cobertura de risco pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO) e serão disponibilizadas. Os credores devem ainda ficar atentos ao prazo para oferecer os descontos no processo competitivo, que serão divulgados no Portal Credor e no site gov.br/desenrola.
A última etapa do Programa Desenrola Brasil, quando os devedores terão a possibilidade de renegociar suas dívidas com os credores, tem previsão de acontecer no final de setembro. Para garantir sua participação, os interessados precisam criar ou atualizar sua conta no site GOV.BR, com certificação prata ou ouro, para poder acessar a plataforma quando chegar o momento. Para saber como proceder com o cadastro e as certificações acesse o site gov.br/conta.
Confira no link a seguir um passo a passo de como se cadastrar no programa neste material desenvolvido pelo SPC Brasil:
Treinamento Desenrola Brasil - SPC Brasil