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Workshop: inovação empresarial através do Design Thinking

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ACIP/CDL informam vagas de emprego

1 – Eletricista de Ônibus – experiência de no mínimo 1 ano. Horário: 07:30 às 11:00h e 13:00 às 17:30h de segunda à sexta e sábado 07:30 às 11:30h.  

2 – Motoboy ou motogirl - idade de 18 a 35 anos. Habilitação A.

3 – Montador de Cerca Elétrica, Alarmes e Portão Eletrônico -  (1 vaga), possuir experiência e conhecimento nestas áreas.

4 – Técnico em segurança do Trabalho -  (1 vaga), possuir o curso técnico em Segurança do trabalho.

5 – Auxiliar de Manutenção/Zelador – Manutenções diversas e serviços internos e externos. Reparos hidráulicos e elétricos, pintura, jardinagem, capina, limpeza e acabamentos em geral. Horário: 07:00 às 17:00h com 1 hora de almoço – de segunda a sexta.

6 – Auxiliar Administrativo - 21 a 35 anos. Sexo feminino. Digitação e informática. Ensino superior em administração. Experiência de 1 ano. Horário: 08:00h às 17:30h. 

7 – Atendente de Farmácia – (1 vaga), sexo masculino, ter disponibilidade de horário e no mínimo um ano de experiência.

8- Vendedor Pracista – (1 vaga), sexo masculino, possuir carro, ter experiência em vendas externas.

9 – Encarregado de Campo – (1 vaga), trabalhar na cidade de Guimarânia. Escolaridade: Técnico em Agropecuária e que tenha vasta experiência com trabalho rural e vivência atuante em serviços de campo. Salário: R$2 000,00  + Vale Alimentação no valor de R$352,00 + Plano de Saúde UNIMED + Participação nos lucros + Auxílio Transporte.

10 – Vendedor – Acima de 21 anos. Digitação, informática e conhecimento em photoshop. Ensino médio completo. Horário: 08:00 às 18:00 de seg a sex e sábado 08:00 às 12:00h.

11 – Operador de caixa – sexo feminino, de 20 a 40 anos. Boa caligrafia, 2٥ grau completo, 1 ano de experiência na área de caixa. Características pessoais: sem piercings ou tatuagens visíveis. Horário: 7:30 às 17:30h (exceto domingos).

12- Auxiliar de Limpeza - acima de 18 anos, sexo feminino. Horário de trabalho: manhã e tarde.

13 - Consultor de Vendas - acima de 18 anos, sexo feminino ou masculino. Ensino médio completo. Horário de trabalho: 2 turnos de 11 às 19h e de 13 às 21h. Benefícios: salario fixo, vale alimentação, bolsas de estudo, treinamentos e plano de carreira.

14 - Atendente - Ter bom relacionamento com o cliente. Sexo feminino, ensino médio completo e ter de 21 a 35 anos. Horário: 08:00h às 17:30h.

Os interessados devem procuras as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho , currículo, 1 foto 3/4 e 10,00, para pagamento da taxa que valida o cadastro por 6 meses.

ACIP/CDL realizam importante palestra sobre o Fisco

PALESTRA FISCO2 FACE nova data

No dia 01 de maio, às 19:00 horas, acontecerá nas ACIP/CDL a palestra “ Como ficar tranquilo em tempos de fiscalização digital?”.  Assunto de grande relevância para os empresários, que terá como temas:

 

- Como e quais as ferramentas o fisco usa hoje pra fiscalizar;

- O que a empresa deverá fazer;

- Qual o papel do contador nesse processo;

- A importância dos funcionários que trabalham na empresa;

- O Software, o que ele deve oferecer.

 

Segundo o palestrante, Valmir Rodrigues, tudo isso será discutido de uma forma bem dinâmica e lúdica fazendo com que cada um desses atores saia entendendo o papel de cada um e para que a tranquilidade venha, o trabalho deverá estar em perfeita sintonia. 

O investimento na palestra será de R$20,00 para associados e R$40,00 para não associados.

ACIP/CDL informam vagas de emprego

1 – Eletricista de Ônibus – experiência de no mínimo 1 ano. Horário: 07:30 às 11:00h e 13:00 às 17:30h de segunda à sexta e sábado 07:30 às 11:30h.  

2 – Motoboy ou motogirl - idade de 18 a 35 anos. Habilitação A.

3 – Montador de Cerca Elétrica, Alarmes e Portão Eletrônico -  (1 vaga), possuir experiência e conhecimento nestas áreas.

4 – Técnico em segurança do Trabalho -  (1 vaga), possuir o curso técnico em Segurança do trabalho.

5 – Auxiliar de Manutenção/Zelador – Manutenções diversas e serviços internos e externos. Reparos hidráulicos e elétricos, pintura, jardinagem, capina, limpeza e acabamentos em geral. Horário: 07:00 às 17:00h com 1 hora de almoço – de segunda a sexta.

6 – Salgadeira - (1 vaga),  possuir experiência . Horário de trabalho: 8:00h às 18:00h – Salário:R$880,00

7 – Atendente de Farmácia – (1 vaga), sexo masculino, ter disponibilidade de horário e no mínimo um ano de experiência.

8- Vendedor Pracista – (1 vaga), sexo masculino, possuir carro, ter experiência em vendas externas.

9 – Encarregado de Campo – (1 vaga), trabalhar na cidade de Guimarânia. Escolaridade: Técnico em Agropecuária e que tenha vasta experiência com trabalho rural e vivência atuante em serviços de campo. Salário: R$2 000,00  + Vale Alimentação no valor de R$352,00 + Plano de Saúde UNIMED + Participação nos lucros + Auxílio Transporte.

10 – Vendedor – Acima de 21 anos. Digitação, informática e conhecimento em photoshop. Ensino médio completo. Horário: 08:00 às 18:00 de seg a sex e sábado 08:00 às 12:00h.

11 – Operador de caixa – sexo feminino, de 20 a 40 anos. Boa caligrafia, 2٥ grau completo, 1 ano de experiência na área de caixa. Características pessoais: sem piercings ou tatuagens visíveis. Horário: 7:30 às 17:30h (exceto domingos).

12- Auxiliar de Limpeza - acima de 18 anos, sexo feminino. Horário de trabalho: manhã e tarde.

13 - Consultor de Vendas - acima de 18 anos, sexo feminino ou masculino. Ensino médio completo. Horário de trabalho: 2 turnos de 11 às 19h e de 13 às 21h. Benefícios: salario fixo, vale alimentação, bolsas de estudo, treinamentos e plano de carreira.

Os interessados devem procuras as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho , currículo, 1 foto 3/4 e 10,00, para pagamento da taxa que valida o cadastro por 6 meses.

 

Segundo encontro do Programa de Capacitação de Fornecedores identifica possíveis melhorias para adequação ao mercado dos grandes compradores

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Dando continuidade ao Programa de Capacitação de Fornecedores (PCF), o Governo Municipal, em parceria com a ADP, Sebrae, ACIP/CDL e o Movimento para o Desenvolvimento de Patrocínio, reuniu empresários e empreendedores de Patrocínio e região para uma segunda reunião de trabalho, na manhã desta quarta-feira (18), na ACIP/CDL.

O objetivo deste segundo workshop foi tratar das oportunidades de melhorias que os fornecedores possam ter. Numa dinâmica simples e direta os empreendedores falaram sobre os pontos que necessitam de assistência para que possam se adequar ao mercado dos grandes compradores, seja em forma de capacitação, treinamento, crédito, certificação.

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“Estamos vivenciando uma realidade de boas perspectivas em nosso município com a chegada de grandes empreendimentos e estarmos preparados será o diferencial entre crescer ou sucumbir à crise nacional”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Batista de Souza Neto, lembrando que esse segundo encontro é o momento de diagnóstico para os fornecedores.

Representantes das grandes empresas âncoras, Vale Fertilizantes, Terraço, Quatrelati e Niplan, participaram da segunda rodada de discussões com os fornecedores. Eles apresentaram seu quadro de demandas em áreas distintas para que os fornecedores locais pudessem identificar as oportunidades.

Segundo explicou José Batista Neto, as principais necessidades levantadas pelos empreendedores durante os workshops serão tratadas nas clínicas tecnológicas do Mapa da Mina, de 13 a 16 de junho, através de cursos, oficinas, assessoria, palestras e seminários.

Além disso, as demandas apontadas pelos fornecedores serão qualificadas e quantificadas e darão origem à Rodada de Negócios do Cerrado que ocorrerá no dia 15 de junho, de 13 às 17 horas, no Rotary Brumado, durante a realização do Mapa da Mina 2016.

 

Escrito por Ascom - PMP

 

ACIP/CDL informam vagas de emprego

1 – Eletricista de Ônibus – experiência de no mínimo 1 ano. Horário: 07:30 às 11:00h e 13:00 às 17:30h de segunda à sexta e sábado 07:30 às 11:30h.  

2 – Técnico em Informática – Idade até 35 anos, sexo masculino, solteiro. Conhecimento em informática. Habilitação A/B. Formado em Curso técnico em Informática.

3 – Montador de Cerca Elétrica, Alarmes e Portão Eletrônico -  (1 vaga), possuir experiência e conhecimento nestas áreas.

4 – Técnico em segurança do Trabalho -  (1 vaga), possuir o curso técnico em Segurança do trabalho.

5 – Auxiliar de Manutenção/Zelador – Manutenções diversas e serviços internos e externos. Reparos hidráulicos e elétricos, pintura, jardinagem, capina, limpeza e acabamentos em geral. Horário: 07:00 às 17:00h com 1 hora de almoço – de segunda a sexta.

6 – Salgadeira - (1 vaga),  possuir experiência . Horário de trabalho: 8:00h às 18:00h – Salário:R$880,00

7 – Atendente de Farmácia – (1 vaga), sexo masculino, ter disponibilidade de horário e no mínimo um ano de experiência.

8- Vendedor Pracista – (1 vaga), sexo masculino, possuir carro, ter experiência em vendas externas.

9 – Encarregado de Campo – (1 vaga), trabalhar na cidade de Guimarânia. Escolaridade: Técnico em Agropecuária e que tenha vasta experiência com trabalho rural e vivência atuante em serviços de campo. Salário: R$2 000,00  + Vale Alimentação no valor de R$352,00 + Plano de Saúde UNIMED + Participação nos lucros + Auxílio Transporte.

10 – Vendedor – (1 vaga) – idade entre 20 a 35 anos, ambos os sexos. Experiência mínima de 6 meses. Horário de trabalho de 8:30 às 18:15 de segunda a sexta e sábado horário comercial.

11 – Vendedor – Acima de 21 anos. Digitação, informática e conhecimento em photoshop. Ensino médio completo. Horário: 08:00 às 18:00 de seg a sex e sábado 08:00 às 12:00h.

12 – Operador de caixa – sexo feminino, de 20 a 40 anos. Boa caligrafia, 2٥ grau completo, 1 ano de experiência na área de caixa. Características pessoais: sem piercings ou tatuagens visíveis. Horário: 7:30 às 17:30h (exceto domingos).

13- Auxiliar de Limpeza - acima de 18 anos, sexo feminino. Horário de trabalho: manhã e tarde.

Os interessados devem procuras as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho , currículo, 1 foto 3/4 e 10,00, para pagamento da taxa que valida o cadastro por 6 meses.

Encontro de Capacitação de Fornecedores reúne centenas de empresários nas ACIP/CDL

Aconteceu no dia 12 de maio, no auditório das ACIP/CDL, o Programa de Capacitação de Fornecedores, que buscou promover a oportunidade do início de um diálogo entre empresas locais e as grandes empresas que estão aportando em Patrocínio. Esse painel demonstrou o que essas empresas exigem de seus fornecedores na contratação, para que os fornecedores de produtos e serviços do Município tenham a oportunidade de conhecer esse cenário e se preparar de maneira adequada para a ampliação de mercados.  

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A presidente da ACIP, Cleudia Maria Rabelo Bernardes, abriu o evento, agradecendo a presença das empresas representadas no evento e por acreditarem em nosso município e no potencial de evolução do mesmo. 

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A finalidade do programa é preparar os empresários da cidade com vistas à oferta de produtos e serviços para as empresas que estão chegando à Patrocínio. “Ousamos em oferecer uma oportunidade para o diálogo direto entre as grandes empresas e os potenciais fornecedores de nossa região. Nosso objetivo é que as oportunidades, os recursos e as ofertas de emprego fiquem em nossa região, e para isso precisamos estar preparados para atender aos novos negócios que virão”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Batista de Souza Neto.

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Estiveram presentes representantes das grandes empresas âncoras que irão atuar na região: Marcelo Lopes da Costa e Viviane Ribeiro Arantes, da Vale Fertilizantes; Fábio Maletta, da Terraço; Alberto Rodrigues Martins, da Quatrelati; Silas Savietto Sibin, da Niplan Engenharia e Celso Alexandre, da Galvani. 

Cada representante apresentou as demandas e qualificações para atender sua empresa, elencando os principais produtos que necessitam. Confira mais detalhes abaixo: 

DSC 4850O primeiro a falar foi Silas Savietto Sibin, líder de empreendimento da Niplan – empresa de montagem industrial, engenharia, construção e manutenção eletromecânica, que atua no mercado há mais de 25 anos e possui mais de 7 mil colaboradores, que estão distribuídos em todo o território nacional. Veja na imagem abaixo as principais necessidades da Niplan em Patrocínio: 

 

 

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DSC 4863A segunda a se apresentar foi a Quatrelati, empresa no ramo de laticínios, que foi representada por seu diretor de produção, Alberto Rodrigues Martins. Segundo ele, a empresa já está instalada em Patrocínio no bairro Cruzeiro da Serra e está em fase de montagem, empregando 30 colaboradores nesta etapa. Quando começar sua produção a Quatrelati vai gerar cerca de 150 a 200 empregos diretos em Patrocínio. Está sendo construída com o objetivo principal de processar o soro do leite, subproduto da fabricação de queijos, leite em pó e leite condensado. Serão 900 mil litros de soro processados por dia, que serão adquiridos por indústrias da região, sendo usado o que há de mais avançado em termos de tecnologias de concentração, filtração, evaporação e secagem e um conjunto específico de equipamentos que viabilizarão o funcionamento da indústria durante 24 horas do dia, através de sistemas automatizados. Além disso, num breve futuro, a empresa pretende produzir leite longa vida. Veja abaixo a planta da Quatrelati em Patrocínio:

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Logo em seguinte, Fabio Maleta, diretor de incorporação e novos negócios da Construtora Terraço, começou sua explanação dizendo que a empresa decidiu se instalar aqui por entender que Patrocínio é um diamante que precisa ser lapidado. A Terraço está entre as duas maiores empresas de ferrovias do país, além de ser a maior empreiteira atuando nas regiões norte e sudeste. O grupo conta com mais de 1800 funcionários em atividade no país. Em Patrocínio, adquiriram um terreno na BR 365, ao lado da Expocaccer, e já estão com o projeto pronto para ser implantado. No local será montada uma fábrica de fertilizantes, que trará uma tecnologia nova, e também um terminal de cargas, que terá um Redex – Recito Especial Aduaneiro para Exportação – onde containers serão lacrados aqui e vão direto para o Porto. Futuramente a empresa pretende instalar um Porto Seco em Patrocínio. Inicialmente irão operar no modal rodoviário e contarão com a prestação de serviços de Transportadoras da cidade.

DSC 4880Marcelo Lopes da Costa, gerente de desenvolvimento de projetos da Vale Fertilizantes, disse que o projeto Patrocínio visa integrar as operações da multinacional na região do Triângulo e está localizado numa região estratégica próximo aos grandes centros consumidores de fertilizantes e também as unidades de produção de fertilizantes. Localizado próximo as comunidades de Tejuco, São Benedito e Mata da Bananeira, o depósito de minérios de nossa região é de grande porte, com capacidade produtiva de 6,5 milhões de toneladas de minério fosfato por ano, tornando-o de longa duração e alto teor. O objetivo do projeto é ter operações de mina e transporte de minério via ferrovia, que levará o mesmo para a unidade de beneficiamento localizada em Araxá. Segundo Marcelo, a Vale conseguiu a aprovação da licença de instalação do projeto e no mês de junho já iniciam as obras, sendo que até o fim de 2016 pretendem fazer a inauguração do complexo de mineração. A empresa possui diversos programas socioeconômicos para Patrocínio, dentre eles a capacitação e contratação de fornecedores locais.

DSC 4906Dando continuidade, Viviane Ribeiro Arantes, analista de desenvolvimento de fornecedores da Vale Fertilizantes, explicou como uma empresa deve fazer o cadastro para se tornar um fornecedor da multinacional. Segundo ela, preço, prazo, qualidade, atendimento e segmento da legislação são os principais pilares, mas é preciso se cadastrar no site www.me.com.br, que é uma plataforma eletrônica para oferta de serviços, tanto da Vale como de outras empresas. A empresa disponibiliza um manual ensinando o passo a passo deste cadastro, veja no link (http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/esuprir/politica_interna/docs/manual-fornecedor---cadastro-completov04.pdf).

 

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Celso Alexandre, representante da Galvani, falou que a empresa está na região há mais de 15 anos fazendo pesquisas, vendo a viabilidade econômica e conseguindo todas as licenças ambientais. As atividades são em Serra do Salitre, as obras foram iniciadas em 2015 e sua última etapa termina no fim de 2017. Serão gerados pela empresa 900 empregos diretos e 900 indiretos, com uma massa salarial de 15 milhões por ano, dinheiro que circulará na região. O investimento no projeto é de 1,5 bilhão e 180 milhões de reais por ano em impostos. O projeto Salitre tem uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas de rocha fosfática por ano e onde estão sendo instalados unidades químicas para processamento de parte da rocha extraída, gerando fertilizantes e fosfato de cálcio. Segundo Celso, a Galvani tem como prioridade a contratação de fornecedores locais e a empresa já tem uma política de busca destes fornecedores em desenvolvimento, que está sendo conduzida pela Federaminas – Federação das Associações Comerciais – devendo mobilizar toda a região.

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Finalizando, Renato Moreira Silva, analista técnico do SEBRAE em Patrocínio, mediou o debate muito produtivo entre as empresas âncoras e os presentes.

Dia 18, um próximo passo será dado, onde os fornecedores apresentarão as demandas por eles traçadas. Quais necessidades os empresários locais têm para suprir esta demanda. Será aberta a criação de oportunidades e, por conseguinte, far-se-á uma rodada para fechar negócio e expor portfolio.   

Neste segundo workshop será tratado as oportunidades de melhoria que os fornecedores possam ter. Numa dinâmica simples e direta os empreendedores manifestarão sobre os pontos que julgarem que necessitam de assistência para que possam se adequarem ao mercado dos grandes compradores. Capacitação, treinamento, crédito, certificação, sejam quais forem as necessidades, esse é o momento de diagnóstico. Adicionalmente, grandes empresas serão convidadas a apresentarem seu quadro de demandas iniciais em áreas distintas para que os fornecedores locais possam identificar oportunidades.  

O encontro foi realizado pelo Governo Municipal em parceria com a ADP, Sebrae, ACIP/CDL e o Conselho para Desenvolvimento de Patrocínio (FUNDAMENTO). Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas: Roberto Queiroz do Nascimento (vice-prefeito), Marli Ávila (presidente da Câmara Municipal), Cleudia Maria Rabelo Bernardes (presidente da ACIP), José Batista de Souza Neto (secretário municipal de desenvolvimento econômico), Saulo Nafau Felizare (presidente da ADP), Renato Moreira Silva (analista técnico do SEBRAE) e a imprensa.   

Aconteceu no dia 12 de maio, no auditório das ACIP/CDL, o Programa de Capacitação de Fornecedores, que buscou promover a oportunidade do início de um diálogo entre empresas locais e as grandes empresas que estão aportando em Patrocínio. Esse painel demonstrou o que essas empresas exigem de seus fornecedores na contratação, para que os fornecedores de produtos e serviços do Município tenham a oportunidade de conhecer esse cenário e se preparar de maneira adequada para a ampliação de mercados.

 

A presidente da ACIP, Cleudia Maria Rabelo Bernardes, abriu o evento, agradecendo a presença das empresas representadas no evento e por acreditarem em nosso município e no potencial de evolução do mesmo.

 

A finalidade do programa é preparar os empresários da cidade com vistas à oferta de produtos e serviços para as empresas que estão chegando à Patrocínio. “Ousamos em oferecer uma oportunidade para o diálogo direto entre as grandes empresas e os potenciais fornecedores de nossa região. Nosso objetivo é que as oportunidades, os recursos e as ofertas de emprego fiquem em nossa região, e para isso precisamos estar preparados para atender aos novos negócios que virão”, disse o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, José Batista de Souza Neto.

 

Estiveram presentes representantes das grandes empresas âncoras que irão atuar na região: Marcelo Lopes da Costa e Viviane Ribeiro Arantes, da Vale Fertilizantes; Fábio Maletta, da Terraço; Alberto Rodrigues Martins, da Quatrelati; Silas Savietto Sibin, da Niplan Engenharia e Celso Alexandre, da Galvani.

 

Cada representante apresentou as demandas e qualificações para atender sua empresa, elencando os principais produtos que necessitam. Confira mais detalhes abaixo:

 

O primeiro a falar foi Silas Savietto Sibin, líder de empreendimento da Niplan – empresa de montagem industrial, engenharia, construção e manutenção eletromecânica, que atua no mercado há mais de 25 anos e possui mais de 7 mil colaboradores, que estão distribuídos em todo o território nacional. Veja na imagem abaixo as principais necessidades da Niplan em Patrocínio:

 

A segunda a se apresentar foi a Quatrelati, empresa no ramo de laticínios, que foi representada por seu diretor de produção, Alberto Rodrigues Martins. Segundo ele, a empresa já está instalada em Patrocínio no bairro Cruzeiro da Serra e está em fase de montagem, empregando 30 colaboradores nesta etapa. Quando começar sua produção a Quatrelati vai gerar cerca de 150 a 200 empregos diretos em Patrocínio. Está sendo construída com o objetivo principal de processar o soro do leite, subproduto da fabricação de queijos, leite em pó e leite condensado. Serão 900 mil litros de soro processados por dia, que serão adquiridos por indústrias da região, sendo usado o que há de mais avançado em termos de tecnologias de concentração, filtração, evaporação e secagem e um conjunto específico de equipamentos que viabilizarão o funcionamento da indústria durante 24 horas do dia, através de sistemas automatizados. Além disso, num breve futuro, a empresa pretende produzir leite longa vida. Veja abaixo a planta da Quatrelati em Patrocínio:

Logo em seguinte, Fabio Maleta, diretor de incorporação e novos negócios da Construtora Terraço, começou sua explanação dizendo que a empresa decidiu se instalar aqui por entender que Patrocínio é um diamante que precisa ser lapidado. A Terraço está entre as duas maiores empresas de ferrovias do país, além de ser a maior empreiteira atuando nas regiões norte e sudeste. O grupo conta com mais de 1800 funcionários em atividade no país. Em Patrocínio, adquiriram um terreno na BR 365, ao lado da Expocaccer, e já estão com o projeto pronto para ser implantado. No local será montada uma fábrica de fertilizantes, que trará uma tecnologia nova, e também um terminal de cargas, que terá um Redex – Recito Especial Aduaneiro para Exportação – onde containers serão lacrados aqui e vão direto para o Porto. Futuramente a empresa pretende instalar um Porto Seco em Patrocínio. Inicialmente irão operar no modal rodoviário e contarão com a prestação de serviços de Transportadoras da cidade.

Marcelo Lopes da Costa, gerente de desenvolvimento de projetos da Vale Fertilizantes, disse que o projeto Patrocínio visa integrar as operações da multinacional na região do Triângulo e está localizado numa região estratégica próximo aos grandes centros consumidores de fertilizantes e também as unidades de produção de fertilizantes. Localizado próximo as comunidades de Tejuco, São Benedito e Mata da Bananeira, o depósito de minérios de nossa região é de grande porte, com capacidade produtiva de 6,5 milhões de toneladas de minério fosfato por ano, tornando-o de longa duração e alto teor. O objetivo do projeto é ter operações de mina e transporte de minério via ferrovia, que levará o mesmo para a unidade de beneficiamento localizada em Araxá. Segundo Marcelo, a Vale conseguiu a aprovação da licença de instalação do projeto e no mês de junho já iniciam as obras, sendo que até o fim de 2016 pretendem fazer a inauguração do complexo de mineração. A empresa possui diversos programas socioeconômicos para Patrocínio, dentre eles a capacitação e contratação de fornecedores locais.

Dando continuidade, Viviane Ribeiro Arantes, analista de desenvolvimento de fornecedores da Vale Fertilizantes, explicou como uma empresa deve fazer o cadastro para se tornar um fornecedor da multinacional. Segundo ela, preço, prazo, qualidade, atendimento e segmento da legislação são os principais pilares, mas é preciso se cadastrar no site www.me.com.br, que é uma plataforma eletrônica para oferta de serviços, tanto da Vale como de outras empresas. A empresa disponibiliza um manual ensinando o passo a passo deste cadastro, veja no link (http://www.valefertilizantes.com/mda/modulos/esuprir/politica_interna/docs/manual-fornecedor---cadastro-completov04.pdf).

Celso Alexandre, representante da Galvani, falou que a empresa está na região há mais de 15 anos fazendo pesquisas, vendo a viabilidade econômica e conseguindo todas as licenças ambientais. As atividades são em Serra do Salitre, as obras foram iniciadas em 2015 e sua última etapa termina no fim de 2017. Serão gerados pela empresa 900 empregos diretos e 900 indiretos, com uma massa salarial de 15 milhões por ano, dinheiro que circulará na região. O investimento no projeto é de 1,5 bilhão e 180 milhões de reais por ano em impostos. O projeto Salitre tem uma capacidade de produção de mais de 1 milhão de toneladas de rocha fosfática por ano e onde estão sendo instalados unidades químicas para processamento de parte da rocha extraída, gerando fertilizantes e fosfato de cálcio. Segundo Celso, a Galvani tem como prioridade a contratação de fornecedores locais e a empresa já tem uma política de busca destes fornecedores em desenvolvimento, que está sendo conduzida pela Federaminas – Federação das Associações Comerciais – devendo mobilizar toda a região.

Finalizando, Renato Moreira Silva, analista técnico do SEBRAE em Patrocínio, mediou o debate muito produtivo entre as empresas âncoras e os presentes.

Dia 18, um próximo passo será dado, onde os fornecedores apresentarão as demandas por eles traçadas. Quais necessidades os empresários locais têm para suprir esta demanda. Será aberta a criação de oportunidades e, por conseguinte, far-se-á uma rodada para fechar negócio e expor portfolio.   

Neste segundo workshop será tratado as oportunidades de melhoria que os fornecedores possam ter. Numa dinâmica simples e direta os empreendedores manifestarão sobre os pontos que julgarem que necessitam de assistência para que possam se adequarem ao mercado dos grandes compradores. Capacitação, treinamento, crédito, certificação, sejam quais forem as necessidades, esse é o momento de diagnóstico. Adicionalmente, grandes empresas serão convidadas a apresentarem seu quadro de demandas iniciais em áreas distintas para que os fornecedores locais possam identificar oportunidades.

 

O encontro foi realizado pelo Governo Municipal em parceria com a ADP, Sebrae, ACIP/CDL e o Conselho para Desenvolvimento de Patrocínio (FUNDAMENTO). Diversas autoridades estiveram presentes, dentre elas: Roberto Queiroz do Nascimento (vice-prefeito), Marli Ávila (presidente da Câmara Municipal), Cleudia Maria Rabelo Bernardes (presidente da ACIP), José Batista de Souza Neto (secretário municipal de desenvolvimento econômico), Saulo Nafau Felizare (presidente da ADP), Renato Moreira Silva (analista técnico do SEBRAE) e a imprensa.   

ACIP/CDL informam vagas de emprego

1- Coordenador Pedagógico – para trabalhar em Franquia multinacional. É necessária experiência e ter lecionando o Idioma Inglês. O profissional terá como responsabilidades coordenar a equipe pedagógica, apresentando como resultado a manutenção da qualidade e excelência da metodologia de ensino, com base em uma constante avaliação de professores e alunos; desenvolver as atividades pedagógicas da escola e acompanhar o desempenho acadêmico dos alunos, trazendo soluções para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. A empresa oferece salário fixo, vale alimentação, bolsa de estudos, treinamentos e plano de carreira.  

2 – Técnico em Informática – Idade até 35 anos, sexo masculino, solteiro. Conhecimento em informática. Habilitação A/B. Formado em Curso técnico em Informática.

3 – Montador de Cerca Elétrica, Alarmes e Portão Eletrônico -  (1 vaga), possuir experiência e conhecimento nestas áreas.

4 – Técnico em segurança do Trabalho -  (1 vaga), possuir o curso técnico em Segurança do trabalho.

5 - Doméstica – (1 vaga), possuir experiência.

6 – Salgadeira - (1 vaga),  possuir experiência . Horário de trabalho: 8:00h às 18:00h – Salário:R$880,00

7 – Atendente de Farmácia – (1 vaga), sexo masculino, ter disponibilidade de horário e no mínimo um ano de experiência.

8- Vendedor Pracista – (1 vaga), sexo masculino, possuir carro, ter experiência em vendas externas.

9 – Encarregado de Campo – (1 vaga), trabalhar na cidade de Guimarânia. Escolaridade: Técnico em Agropecuária e que tenha vasta experiência com trabalho rural e vivência atuante em serviços de campo. Salário: R$2 000,00  + Vale Alimentação no valor de R$352,00 + Plano de Saúde UNIMED + Participação nos lucros + Auxílio Transporte.

10 – Vendedor – (1 vaga) – idade entre 20 a 35 anos, ambos os sexos. Experiência mínima de 6 meses. Horário de trabalho de 8:30 às 18:15 de segunda a sexta e sábado horário comercial

11- Vendedor externo e entregador - sexo masculino. 

12 - Auxiliar Administrativo - sexo feminino. Ensino médio completo, experiência em armazens gerais e departamento pessoal. Horário: 07:30 às 11:00h e 13:00 às 17:30h e sábado 07:30 às 11:00h. Acima de 30 anos de idade.

13 - Auxiliar Administrativo – acima de 20 anos, sexo feminino. Digitação, informática e boa caligrafia. Ensino médio completo e experiência 2 anos. Horário 08:00h as 17:30h, de segunda a sexta.

14 - Operador de caixa – sexo feminino, de 20 a 40 anos. Boa caligrafia, 2٥ grau completo, 1 ano de experiência na área de caixa. Características pessoais: sem piercings ou tatuagens visíveis. Horário: 7:30 às 17:30h (exceto domingos).

Os interessados devem procuras as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho , currículo, 1 foto 3/4 e 10,00, para pagamento da taxa que valida o cadastro por 6 meses.

Reunião nas ACIP/CDL define grupo de whatsapp entre comerciantes e Polícia Militar

GRUPO ZAP JPG

As ACIP/CDL em parceria com a Polícia Militar, realizaram uma reunião com associados, proprietários de supermercados e postos de gasolina. A reunião foi comandada pelo Tenente Sandro, que deu dicas informativas para os presentes: 

- As câmeras de segurança geralmente são instaladas muito altas em comércio, o que dificulta a visualização do rosto da pessoa, principalmente se ela entrar de boné. A sugestão é que comerciantes peçam que seus dispositivos de segurança sejam fixados mais baixo; 

- Os comerciantes devem sempre estar atentos e em contato com seus vizinhos. Pois está união reduz a vulnerabilidade dos estabelecimentos e estimular a segurança baseada na solidariedade do vizinho; 

- Alarmes são uma boa solução para alertar sobre algum problema. Campainhas com acionamento remoto, que o comerciante ou colaborador pode acioná-la discretamente, ao ser vítima de assalto, alertando o vizinho para que chame a Polícia;

- Placa sinalizadora, dizendo que o estabelecimento faz parte da Rede; 

Na reunião também foi criado um grupo de Whatsapp entre os comerciantes e a Policia Militar. Para que os membros da Rede possam trocar informações que visem maior segurança do grupo e agilize o atendimento da PM. 

Em sua essência, este projeto é de prevenção situacional, que por meio da aproximação de Comerciantes (Comércio Protegido), facilitam as ações policiais através da mudança de comportamento, em que o cidadão ou comerciante deixa de ser uma vítima fácil para se tornar um fiscal de segurança, no intuito de contribuir na redução dos índices de criminalidade na sua região, além de melhorar a sensação de segurança na comunidade. 

A próxima reunião acontecerá no dia 16 de maio, às 20 horas, nas ACIP/CDL, com o setor supermercadista onde os presentes preencherão uma ficha para participar do projeto e formarão um Núcleo de Supermercados. Caso esteja interessado em participar, venha para a reunião. Mais informações: 3831-5500.

GANHADORES DA CAMPANHA DO DIA DAS MÃES

 

Premiação

Nome

Comprou no Associado:

1.

Vale-compras de R$ 150,00

Dearley Brito Liberato

Auto Center Brasil

2.

Vale-compras de R$ 150,00

Fatima Dias Pereira

Drogaria Bessa

3.

Vale-compras de R$ 150,00

Viviane Flavia Araujo Eugenio

Papelaria Duas Irmãs

4.

Vale-compras de R$ 150,00

Anieli Vivian De Lima Oliveira

Emporio Country

5.

Vale-compras de R$ 150,00

Arlene Maria Das Gracas Borges Goncalves

Otica Bela Vista

6.

Vale-compras de R$ 150,00

Valdir Da Silva

Otica Center Visa

7.

Vale-compras de R$ 150,00

Janeth Fonseca

Supermercado Bernardão

8.

Vale-compras de R$ 150,00

Valdeci Xavier Moura

Papelaria Duas Irmãs

9.

Vale-compras de R$ 150,00

Ely Henrique Da Silva

Stock Modas

10.

Vale-compras de R$ 150,00

Jaine Fatima Amaral Souza

Detalhes Boutique

11.

Vale-compras de R$ 150 na loja Algo Mais

Maria Aparecida Dias Dos Santos

Dataminas

12.

Vale-compras de R$ 150,00 na loja Bem Menos

Thais Luzia Horacio

Izlu Calçados

13.

Vale-compras de R$ 150,00 na loja Casa das Calças

Robson Das Neves Pereira

Caminatto

14.

Vale-compras de R$ 150,00 na loja Cidinha Boutique

Lusia Aparecida Goncalves Pedro

Supermercado Bernardão

15.

Vale-compras de R$ 150,00 na loja Di Casa

Fernando Avelar Ferreira

Cantinho Do Bebe

16.

Vale-compras de R$ 150,00 na Drogaria Bessa

Maria Augusta Silva

Drogaria Bessa

17.

Vale-compras de R$ 150,00 na Harmonia Decorações

Lais De Almeida Oliveira

Cantinho Do Bebê

18.

Vale-compras de R$ 150,00 na loja Izlu Calçados

Erick Junior Dos Santos

Posto Economico

19.

Vale-compras de R$ 150,00 na loja Look Modas

Maria Das Graças Cunha

Talentos E Cores

20.

Vale-compras de R$ 150,00 na Auto Mecânica Semauto

Maria Helena Caixeta Silva

Caminato