Isabela Rezende Cunha (da direita para a esquerda a primeira entre agachados) avaliou como uma experiência altamente positiva esta missão
Uma missão técnica realizada pelo Sebrae de Patrocínio esteve em Santa Rita do Sapucaí (MG) para conhecimento do funcionamento do ecossistema de inovação da cidade que é referência nacional atualmente em tecnologia e ações inovadoras.
Segundo o analista técnico do Sebrae Renato Moreira Silva, "o objetivo foi fazer com que as lideranças (empresariais, políticas e universitárias) tenham a possibilidade de criar um ecossistema local de inovação para desenvolver as empresas e o ambiente produtivo de Patrocínio com foco na inovação".
As ACIP/CDL estiveram representadas na viagem pela 2ª Secretária das entidades Isabela Rezende Cunha. "Foi uma experiência única porque o 'Vale da Eletrônica', como é conhecido, não para de lançar equipamentos e tecnologias focados nas demandas do mercado nacional e internacional, sendo que a região exporta produtos para dezenas de países. Vimos que Patrocínio pode seguir esse caminho da inovação, gerando muitos empregos e renda para o município", destacou.
As atividades da missão foram as seguintes:
08h00 – ETE - Abordagem sobre a história de Santa Rita do Sapucaí, como tudo começou.
09h30 – Sindvel - Dados atualizados sobre a influência do Vale da Eletrônica no estado e país, e as conexões com o exterior
11h00 – Prointec - Conhecer o programa de incubação Municipal, os benefícios oferecidos pelo município, condomínio empresarial
14h00 – FAI - Conhecer os processos de incubação e coworking da instituição.
16h00 – INATEL - Conhecer os programas de educação empreendedora, processos de ideação, pré-incubação, pré-aceleração, incubação.
Açougueiro (VAGA N° 1062): (2 vagas) ensino médio completo; experiência na área.
Ajudante de Pátio (VAGA N° 1063): (1 vaga) conhecimento em informática; redação; boa caligrafia; habilitação A/B; ensino médio completo.
Assistente de Contabilidade (VAGA N° 1057): (1 vaga) conhecimentos em informática; graduação em ciências contábeis ou técnico em contabilidade; experiência na área.
Atendente e Auxiliar Administrativo (VAGA N° 1073); (1 vaga) conhecimentos específicos em informática; ensino médio completo.
Atendente de Farmacia (VAGA N° 1033): (2 vagas) ensino médio completo, conhecimento especifico em informática; experiência na área.
Auxiliar de Escritório (VAGA N° 1013): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; digitação; boa caligrafia; experiência; horário de trabalho: 07h às 18h.
Auxiliar Financeiro e Serviços Externos (VAGA N° 954): (1 vaga) conhecimento em informática; habilitação A; horário de trabalho: segunda à sexta 08h as 18h e sábado 08h às 12h.
Auxiliar de Logística (VAGA N°1034): (3 vagas) ensino médio completo; conhecimento em informática; horário de trabalho: 08h às 11h e 13h às 18h.
Auxiliar de Logística (VAGA N°1046): (1 vaga) conhecimento em informática; boa caligrafia.
Auxiliar Técnico Informática (VAGA N° 1052): (1 vaga) conhecimento em informática; redação; ensino médio completo.
Auxiliar Técnico em Manutenção de Hidrômetros (VAGA N° 1055): (1 vaga) conhecimentos específicos em informática; digitação; habilitação B; ensino médio completo; horário de trabalho 07:30 as 17:30.
Balconista (VAGA N°1078): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimentos específicos em informática; habilitação A.
Balconista (Atendimento) (VAGA N° 1012): (1 vaga) ensino médio completo; horário de trabalho: segunda à sábado 08h às 18h.
Barman (VAGA N° 1070): (1 vaga) conhecimentos em informática; boa caligrafia; ensino fundamental; horário de trabalho 17h as 01h com intervalo de 01h.
Cabelereira (VAGA N° 1054); (1 vaga) ensino fundamental; horário de trabalho de segunda a sexta de 08h as 18h e sábado até as 13h.
Caixa (VAGA N° 1069); (1 vaga) ensino médio completo; experiência na área.
Consultora de Vendas (VAGA N° 1051); (1 vaga) desejável ser comunicativa; horário de trabalho de 08:30 as 18:30.
Consultor de Vendas (VAGA N° 1066); (1 vaga) conhecimentos específicos em informática; ensino médio completo; experiência na área.
Doméstica (VAGA N° 1026): (1 vaga) desejável experiência; rotinas do trabalho: limpeza e organização do alojamento, lavar, passar e cozinhar.
Enfermeira Assistencial e Técnico em enfermagem (VAGA N° 408): (2 vagas) conhecimento em informática; graduação em enfermagem ou técnico em enfermagem; horário de trabalho: 12/36.
Engenheiro Florestal (VAGA N° 975): (1 vaga) graduação em engenharia florestal, conhecimento específico em informática; habilitação B, experiência na área, horário de trabalho: 07h30 às 17h30 segunda à sexta.
Estoquista (VAGA N° 1050); (1 vaga) conhecimentos em informática; horário de trabalho de 08:30 as 18:30.
Farmacêutico (VAGA N° 1053): (1 vaga) conhecimento em informática; redação; graduação farmácia; horário de trabalho 12/36.
Farmacêutico (VAGA N° 1072): (1 vaga) conhecimento em informática; boa caligrafia; graduação farmácia; horário de trabalho segunda a sexta 08:30 as 18:30 sábados e feriados 08:30 as 12h.
Fisioterapeuta (VAGA N° 955): (4 vagas) graduação em Fisioterapia; conhecimento em informática; boa caligrafia; redação; conhecimento técnico na área; conhecimento da legislação atual especifica da área, disponibilidade para trabalhar feriados e finais de semana; horário de trabalho: 06h às 18h.
Gerente Geral (VAGA N° 907): (1 vaga) ensino médio completo; desejável graduação em gestão de pessoas; conhecimento em informática.
Garçom (VAGA N° 977): ensino fundamental; horário de trabalho: comercial.
Garçom (VAGA N° 978): ensino fundamental; horário de trabalho: comercial.
Jovem Aprendiz (VAGA N° 942): (1 vaga) ensino médio; desejável ser comunicativo e gostar de trabalhar com vendas.
Motociclista/ Entregador de Gás (VAGA N° 1064): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimentos específicos em informática; boa caligrafia; habilitação A/B; horário de trabalho segunda a sexta 07h as 12h/ 14h as 17h; sábados 07h as 13h e Domingos eventuais.
Mecânico (VAGA Nº 795): (1 vaga) ensino médio; experiência na área; curso profissionalizante ou qualificação profissional em mecânica; horário de trabalho: turno diurnos e noturnos.
Operadora de Caixa (VAGA N° 1074): (4 vagas) ensino médio completo; desejável ser comunicativa; disponibilidade de horário.
Promotor de Vendas (VAGA N° 949): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimento em informática; habilitação B; desejável veículo próprio; horário de trabalho: 08h às 18h segunda à sábado; disponibilidade para viajar.
Repositor (VAGA N°1079): (1 vaga) ensino médio completo; desejável organização; habilitação A.
Repositor de Mercadorias (VAGA N° 865): ensino fundamental; desejável organização; atenção; disponibilidade de horário.
Salgadeira(o) (VAGA N° 1000): (1 vaga) experiência na área; disponibilidade para trabalhar finais de semana e 1 folga no meio da semana.
Serviços Gerais/ Ajudante de Mecânico (VAGA N°1038): (1 vaga) conhecimento em mecânica de moto, horário de trabalho: meio período.
Serviços Gerais (VAGA N° 1076): (1 vaga) ensino fundamental; horário de trabalho segunda a sexta 08h as 17:30 com intervalo de 1:30 e sábados 08h ao 12h
Supervisora de Vendas (VAGA N°1001): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; experiência na área de comércio; horário de trabalho: segunda à sexta 08h as 18h e sábado 08h às 12h.
Supervisor de Vendas (VAGA N°1059): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; digitação; experiência na área; horário de trabalho 07h as 17h.
Técnico Informática (VAGA N° 735): (2 vagas) conhecimento em informática e eletrônica; ensino médio completo; disponibilidade para viagens; horário de trabalho: comercial
Técnico de Segurança e Alarmes (VAGA N° 793): (1 vaga) conhecimento em informática; redação; boa caligrafia; possuir habilitação B; ensino médio completo; experiência na área; horário de trabalho: segunda à sexta 07h30 às 18h e sábado 08h às 12h.
Torneiro/ Soldador (VAGA N° 1071); (1 vaga) experiência na área.
Vendedor Pracista (VAGA N° 1031): ensino médio completo, conhecimento especifico em informática; habilitação B; experiência; horário de trabalho: 07h às 17h.
Vendedora (VAGA N°1077): ensino médio completo; conhecimento em vendas.
Vendedor (VAGA N° 1041): ensino médio completo; redação; boa caligrafia; conhecimento em vendas; experiência; horário de trabalho: segunda à sexta 8h às 18h e sábado 8h às 12h.
Vendedor (VAGA N° 1068): ensino fundamental; boa caligrafia; conhecimento em vendas; experiência.
Vendedor(a) Externo (VAGA N° 710): (15 vagas) ensino fundamental completo; horário de trabalho: disposição da pessoa (livre).
Vendedor de Consórcios (VAGA N°1056): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; habilitação B; horário de trabalho: comercial.
Vendedor Externo de Plano de Saúde (VAGA N°928): (1 vaga) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; habilitação B; experiência na área; horário de trabalho: comercial.
Vendedores Externo e Interno (VAGA N° 996); (02 vagas) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; boa caligrafia; habilitação B; horário de trabalho: segunda à sexta 08h às 11h/12h30 às 17h30 e sábado 08h às 12h.
Vendedores Externo (VAGA N° 1047); (01 vaga) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; boa caligrafia; habilitação AB; experiência; disponibilidade de viagens.
Vendedor e Serviços Gerais (VAGA N° 1075); (02 vagas) ensino médio completo; conhecimento específico em informática; boa caligrafia; disponibilidade para horários flexíveis.
Os interessados devem procurar as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho, currículo, e uma foto ¾.
Horário de funcionamento: 08h às 11h e de 12h30 às 18h.
A data mais esperada do comércio está chegando. E como de costume, o Natal deverá movimentar bilhões na economia do país. E boa parte destes recursos em Minas Gerais deverão vir dos consumidores das classes A e B. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pela Federação das Câmaras Dirigentes Lojistas do estado.
De acordo o levantamento realizado pela FCDL-MG, dentre os entrevistados, 53% deverão gastar entre R$ 500 e R$ 1500 neste Natal. O valor contempla presentes e produtos para a ceia e festividades.
Para Vinícius Carlos, economista da FCDL-MG, isso é reflexo do “atual cenário econômico que foi estimulado pela inflação baixa, pelos juros baixos, pelos maiores prazos de crédito para o consumidor, pela liberação de recursos como Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) e Pis/Pasep e a ínfima recuperação do mercado de trabalho”, afirmou.
Quando irão comprar?
Embora seja fundamental já estar preparado, afinal 13% dos consumidores entrevistados devem começar as compras já em novembro, a grande maioria deverá mesmo deixar as compras para o mês do Natal. De acordo com a pesquisa, 79% dos entrevistados comprarão em dezembro, enquanto 9% ainda tentará alguma promoção em janeiro de 2020 para fazer suas compras.
Quanto pretendem gastar?
A liberação do FGTS e do Pis/Pasep, que injetou na economia recursos na economia cerca de R$ 42 bilhões do FGTS em parcelas individuais de até R$ 500 e cerca de R$ 2 bilhões em recursos do PIS/Pasep, somado ao bom comportamento das variáveis macroeconômicas, estimularam as comemorações que a muito tempo ficaram reprimidas por causa das inseguranças políticas e demora na aprovação das reformas. ”, afirmou Vinícius Carlos.
Qual a forma de pagamento mais utilizada?
“Os consumidores não querem se endividar e isso é um ponto positivo que evidencia que, principalmente as classes A e B estão seguindo rigidamente um planejamento financeiro que visa a segurança familiar”, destacou o economista da Federação.
O que pretendem comprar?
“Os entrevistados informaram que irão reduzir o número de presentes, contudo, serão presentes com maior valor agregado. O consumidor, mesmo os de classes sociais mais elevadas, está racionalizando seu padrão de consumo e está mais disposto a experimentar outros produtos, outras marcas e novidades. Para tanto, o vestuário figura em primeiro lugar na lista de preferências dado a sua gama de opções. E, como se trata de Natal, não pode faltar os brinquedos. Esses consumidores deixaram bem claro que irão pesquisar e aproveitar as melhores oportunidades que os lojistas oferecerão para o período.”, avaliou.
13º Salário
Até dezembro de 2019, o pagamento do 13º salário deve injetar na economia brasileira mais de R$ 214 bilhões. Este montante representa aproximadamente 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e será pago aos trabalhadores do mercado formal, inclusive aos empregados domésticos; aos beneficiários da Previdência Social e aposentados e beneficiários de pensão da União e dos estados e municípios.
Cerca de 81 milhões de brasileiros serão beneficiados com rendimento adicional, em média, de R$ 2.451. As estimativas são do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
Mas apesar de ser associado aos gastos com o Natal, o 13º salário das classes A e B este ano em Minas deverá ir principalmente para as férias (28%) ou para alguma aplicação (24%). Apenas na terceira posição, junto com pagamento dos compromissos de janeiro, vem as compras de Natal (16%).
“As classes A e B especificamente, diversificaram seus investimentos e, caso cheguem a resgatar seus investimentos, irão ter lucros acima de 30% por colocarem seu capital em um ativo de risco, como ações da bolsa de valores. Vale ressaltar que, para operar em bolsa de valores é preciso conhecimento, o que eles têm acesso e buscam”, avaliou Vinícius.
Decisão de compra
Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores deste nicho valorizam preço e atendimento antes de fechar qualquer negócio. Por isso, invista em treinamento e capacitação para que sua equipe esteja apta para atender o seu cliente da melhor forma possível.
Oferecer descontos e preços justos também é essencial. Nada de superfaturar os valores dos produtos para aproveitar a alta procura por mercadorias neste período. Ao aliar esses dois fatores você pode conquistar o que falta para fazer aquele consumidor se tornar um cliente fiel da sua empresa.
Vinícius afirma ainda que “os consumidores das classes A e B possuem mais acesso a informações e aproveitam esse conhecimento para se organizarem e assegurar a manutenção do seu poder de compra realizando investimentos diversos”.
Black Friday como termômetro
Uma boa dica para chegar preparado para o Natal é usar a Black Friday como um teste. A promoção de novembro começou a ganhar destaque no Brasil e este ano dividirá os holofotes da internet com as lojas físicas.
Aproveite a oportunidade para testar o que dá certo ou não para seu negócio. Coloque produtos em promoção, capacite sua equipe e espere os resultados. Depois é só analisar o que funcionou bem ou não e manter para o Natal as táticas que trouxeram retorno para sua empresa.
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“Para o sucesso dos negócios neste momento econômico, a dinâmica das vendas exigirá inteligência e estratégia para maximizar o faturamento e, consequentemente, o giro do estoque. Se faz necessário, urgentemente, um planejamento estratégico focado na recuperação da saúde financeira das empresas e na reestruturação de seus planos de investimentos. Somente com a construção pautada no conhecimento da gestão, as empresas poderão prever a hora certa para agir e, com isso, tentar superar os obstáculos impostos pelas externalidades” concluiu.
(Fonte FCDL/MG)
As ACIP/CDL receberam os associados, parceiros e a imprensa em seu auditório na noite desta terça-feira (05/11) para um evento especial repleto de novidades e informações importantes. Foram feitos o lançamento da Campanha de Natal, a apresentação do ACIP/CDL Card e realizada uma palestra sobre vendas.
“É um momento de grande alegria para as entidades porque é a maior promoção do ano quando dedicamos todos os esforços para fazer uma excelente campanha e alavancar as vendas do comércio local”, diz o presidente da CDL Cezar dos Reis.
A Campanha de Natal deste ano foi apresentada pela gerente executiva Cleide Ribeiro Araújo e tem como tema “TODO MUNDO MERECE UM MIMO DE NATAL” com chamativas peças publicitárias com imagens e frases que traduzem cenas em que se mostram pessoas compartilhando momentos diversos do Natal com presença e presentes, para reforçar que a data é emoção, histórias para contar e lembranças para guardar.
A escolha dos prêmios teve como critério produtos que os consumidores estão bastante desejosos de ganhar, sendo o principal mais uma vez um carro 0 km. A premiação é a seguinte:
>> 01 FIAT MOBI 0 km
>> 01 CERVEJEIRA Cônsul 82 litros Titanium
>> 01 SMARTPHONE Xiaomi Redmi Note 7
>> 01 FORNO ELÉTRICO Eros 44 litros
>> 10 VALE-COMPRAS de 400 reais
Para concorrer os consumidores devem comprar nas lojas participantes onde vão receber os cupons, preenchê-los corretamente e colocar nas urnas da promoção que estão nas lojas e nas ACIP/CDL. O sorteio dos prêmios será realizado no dia 27/12/19, às 19:00h, na sede das ACIP/CDL.
A Chegada do Papai Noel acontece no dia 30 de novembro em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. A inauguração da iluminação das ruas e praças e chegada do Bom Velhinho estão agendadas para às 19 horas na Praça Santa Luzia, com a Cantata de Natal, com alunos do Conservatório de Música, com apresentações de danças e teatro pelos alunos do Projeto Arte Viva.
A Vila do Papai Noel, no mesmo local do ano passado em imóvel ao lado da Praça Santa Luzia, será inaugurada no dia 14 de dezembro, às 19 horas. O funcionamento será de 14/12 a 23/12 de 19h às 22 h e no dia 24/12 de 17h às 20h.
Haverá novamente a Caravana da Coca Cola que fará a festa no dia 21 de dezembro com carreata e atrações na Praça Santa Luzia.
HORÁRIO ESPECIAL DE NATAL E FINAL DE ANO
O horário especial facultativo para funcionamento do comércio neste fim de ano também já está definido, respeitadas as normas trabalhistas e as cláusulas da convenção trabalhista celebrada entre o Sindicado do Comércio Varejista de Patrocínio – Sindcomércio e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Patrocínio e Região, sendo o seguinte:
:: Dias 16/12/2019 a 19/12/2019 - de 8h às 19h
:: Dias 20/12/2019 e 21/12/2019 - de 8h às 20h
:: Dia 22/12/2019 - de 13h às 20h
:: Dia 23/12/2019 - de 8h às 22h
:: Dia 24/12/2019 - de 8h às 20h
:: Dia 31/12/2019 - de 8h às 20h
O tradicional CONCURSO DE VITRINES também será mais uma vez realizado. As empresas podem procurar as ACIP/CDL para ter acesso ao regulamento e saber como participar. A premiação é a seguinte:
1º Lugar: ganha isenção de 06 meses de mensalidade;
2º Lugar: ganha isenção de 05 meses de mensalidade;
3º Lugar: ganha isenção de 04 meses de mensalidade.
“Com a premiação que preparamos e as muitas atividades repletas de atrações que agradarão crianças e adultos temos a certeza que as famílias vão participar e, principalmente, estarão incentivadas a comprar no comércio de Patrocínio que é sempre nosso objetivo maior com a Campanha de Natal que fazemos com muito carinho”, comenta o presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior.
Os associados que ainda não aderiram à promoção podem fazê-lo pelo 3831-5500 (ramal 3) e ter grandes atrativos para seu cliente, como uma completa campanha de marketing e possibilidade de ganhar prêmios excelentes.
ACIP/CDL Card
O tesoureiro das entidades Carlos Alberto Apolinário fez a apresentação durante o evento do ACIP/CDL Card, uma grande novidade deste ano em parceria com a Zix Informática. “Trata-se de um sistema de cartão convênio e vale alimentação que é uma revolução para o comércio de Patrocínio e região”, comenta ele.
CARTÃO CONVÊNIO - É um cartão onde a empresa disponibiliza um limite de crédito para que seus funcionários possam consumir no comércio local, eliminando a cultura do vale e facilitando a organização das finanças para o empreendimento e para o colaborador.
CARTÃO ALIMENTAÇÃO - Apresenta vantagens como gerar benefício para funcionários e empresa, mais a desoneração tributária.
Os cartões serão aceitos em um grande número de empresas trazendo enormes vantagens para as empresas, para os estabelecimentos credenciados, para os funcionários das empresas, para as entidades e para a cidade porque o dinheiro continuará circulando em Patrocínio gerando emprego e renda.
As empresas que tenham interesse em adquirir sua maquininha e oferecer a seus clientes a opção de pagamento com o ACIP/CDL Card podem procurar as entidades pelo 3831-5500 (Ramal 3) para fazer parte desta enorme rede de estabelecimentos credenciados.
Palestra
Fechando o evento foi realizada a palestra de vendas A OPORTUNIDADE ESTÁ NA SUA FRENTE com Fulvio Ferreira, graduado em Direito e pós-graduado em Coaching e Liderança. Empresário desde 1991 com vasta experiência em varejo. Vendedor há mais de 30 anos. Participou de diversos cursos e convenções no Brasil e nos Estados Unidos.
Fulvio deu preciosas dicas para que os empresários adotem em suas empresas e junto a seus funcionários, melhorando o desempenho de suas equipes para que possam ampliar as vendas neste Natal.
Presidente da Federaminas Emílio César Ribeiro Parolini, Diego Albanez Borges (que representou Eustáquio Miranda )e presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior
O XXII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais reuniu, entre os dias 24 e 27 de outubro, em Araxá, no Alto Paranaíba, presidentes, diretores e executivos das Associações Comerciais de todo o Estado, além de empresários e representantes de outras entidades de classe. As ACIP/CDL participaram do congresso.
As atividades do evento realizado pela Federaminas foram formadas por palestras, treinamentos técnicos e debates que permitiram uma intensa troca de experiências entre as lideranças e uma maior aproximação dos empresários com o movimento associativista mineiro.
As ACIP/CDL foram representadas pelos presidentes Aldo Cândido Roriz Junior (ACIP) e Cezar dos Reis (CDL), gerente executiva Cleide Ribeiro Araújo, presidente da Diretoria Adjunta da Câmara da Mulher Empreendedora (CME) Gianny Pôrto Reis e por Maria José Abrahão que é uma das integrantes da CME e diretora estadual da Federaminas Mulher.
Também estiveram presentes (no dia 25/10) a ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio Marly Fátima de Souza Ávila que recebeu o prêmio Mulheres Além das Gerais 2019 realizado pela Federaminas Mulher (cuja indicação foi feita pelas ACIP/CDL através da Câmara da Mulher); e a escritora patrocinense Bárbara Resende Abrahão, que no dia 09/10 teve lançado seu livro “Empreendedorismo Feminino — Um estudo da relevância individual do trabalho de mulheres empreendedoras de Minas Gerais” que foi patrocinado pelas entidades.
Marly Ávila recebeu o prêmio Mulheres Além das Gerais
Durante o Congresso foi realizada a entrega do “Mérito Empresarial 2019” pela Federaminas, quando foram premiados os empresários do ano no Estado de Minas Gerais, indicados pelas associações por se destacarem em suas comunidades. Na solenidade do Mérito também participaram pelas ACIP/CDL o tesoureiro Carlos Alberto Apolinário e o secretário Edson Vissoci. Neste ano o escolhido pelas entidades como o homenageado por Patrocínio foi o presidente e acionista da Cafebras Geraldo Eustáquio Miranda. Como ele estava em viagem já agendada para o Japão quem o representou foi o Diretor da Cafebras Diego Albanez Borges.
“O caminho para o Eustáquio Miranda foi longo e certamente muito difícil em algumas ocasiões. Mas ele superou todos os desafios demonstrando ser um grande empreendedor e hoje é justamente homenageado”, comentou Aldo Cândido Roriz Junior.
“É uma enorme felicidade ver quem se esforça de verdade receber a merecida recompensa. A família, amigos, parceiros de negócios e colegas tenho certeza que estão muito orgulhosos por saberem o sucesso alcançado pelo Eustáquio nessa incrível trajetória”, finalizou Cezar dos Reis.
A programação do congresso ainda contou com mais três eventos paralelos: uma “Feira de Startups” para geração de oportunidades de negócios; um “Encontro de Jovens Empresários” para promover e incentivar o desenvolvimento da cultura jovem empreendedora do estado de Minas Gerais e o “Encontro Internacional das Mulheres”, em que foram recebidas mulheres empreendedoras de vários países.
https://acip.org.br/index.php/noticias/noticias-acip-cdl?start=790#sigProGalleriab0554639b1
Aldo, Diego, Baltazar e Cezar durante a entrega do cheque à Casa do Idoso Recanto São Vicente pelas ACIP/CDL
As ACIP/CDL demonstraram mais uma vez esta semana que sua atuação vai muito além da luta pelo comércio patrocinense e por produtos e serviços de excelência em prol de seus associados, ao realizar nova ação solidária de grande importância.
Na última terça-feira (15/10), durante o CAFÉ EMPRESARIAL de outubro, as entidades fizeram uma doação de um cheque de R$ 5.400,00 à Casa do Idoso Recanto São Vicente. As ACIP/CDL possuem um convênio com o Memorial Jardim dos Ipês e o valor que caberia às entidades na parceria foi repassado à Casa do Idoso. A entrega do cheque ao presidente da instituição Baltazar Ferreira foi feita pelos presidentes Aldo Cândido Roriz Junior (ACIP) e Cezar dos Reis (CDL) e por um dos proprietários do Memorial, Diego Ferrari.
“As ACIP/CDL estão sempre preocupadas em ajudar a sociedade. É um valor substancial e agradecemos ao Memorial Jardim dos Ipês pelo convênio feito conosco e que nos possibilitou fazer essa doação. Desta vez a instituição escolhida foi a Casa do Idoso Recanto São Vicente por estarmos no final de ano e sabermos da dificuldade que eles passam, portanto, é um recurso que temos certeza ajudará bastante, em especial com o 13º”, disse Aldo Cândido Roriz Junior.
“Nossas entidades possuem um senso de responsabilidade social muito grande. Ficamos satisfeitos em poder fazer essa ação filantrópica e social. Temos que pensar nesse quesito sempre. Se Deus quiser vai fazer muito efeito para a entidade”, concluiu o presidente da ACIP.
Segundo Baltazar, o dinheiro veio em boa hora e confirmou que “será parte do recurso utilizado no pagamento da segunda parcela do 13º salário dos funcionários que chega a um total de R$ 40 mil”. Baltazar conta que que “a renda mensal por idoso é de R$ 930 e que as despesas da instituição chegam a R$ 1.600 por interno mensalmente, daí a importância do apoio da sociedade”.
O Memorial Jardim dos Ipês é um espaço planejado para acolher os familiares e amigos nos momentos mais difíceis. Une arquitetura, paisagismo e sustentabilidade ao atendimento de excelência e humanizado, possui preços e condições diferenciadas para os associados das ACIP/CDL. Diego fez o convite para que todos visitem o local e conheçam as propostas dos planos. "O Memorial acaba de completar um ano e convidamos a todos para conhecer a moderna estrutura do empreendimento. Convidamos também os associados das ACIP/CDL para conhecerem os planos e as condições diferenciadas oferecidas através desta parceria que tem sido um sucesso".
As ACIP/CDL realizaram na manhã da última terça-feira (15/10) mais uma edição do CAFÉ EMPRESARIAL quando as entidades receberam em sua sede os associados para doação de recursos a uma instituição da cidade, assinatura de novos convênios e realização de uma palestra.
A abertura foi feita pela gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo e o evento contou com a participação dos presidentes Aldo Cândido Roriz Junior (ACIP) e Cezar dos Reis (CDL). Primeiro, foi feita a doação de um cheque de R$ 5.400,00 à Casa do Idoso Recanto São Vicente (mais detalhes no site das entidades).
Na sequência foram assinados dois novos convênios com benefícios aos associados das ACIP/CDL: o primeiro com o consultor Paulo Ferreira e o segundo com a advogada Dra. Angélica Ferreira que é proprietária em Patrocínio de uma franquia do Grupo Studio voltado para recuperação de créditos tributários.
Finalizando, houve a palestra “Recuperação e revisão de impostos: do planejamento tributário à inteligência de negócios” com Luis Vinícius Pereira. Ele é graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS, MBA em Planejamento Tributário pela FGV, executivo de negócios do Grupo Studio, empresa há 20 anos no mercado, especialista em revisão e recuperação de crédito tributário.
De acordo com o executivo, existem cinco sinais básicos de que a uma empresa precisa considerar a contratação de uma consultoria tributária para ajudar a regularizar a sua situação:
1. Não tem certeza da escolha do regime tributário;
2. Recebeu uma autuação ou multa do fisco;
3. Precisa economizar para fazer investimentos;
4. Tem problemas com a classificação fiscal;
5. Não sabe como fazer um planejamento tributário.
Segundo o executivo, a tributação das empresas no Brasil é muito complexa e sofre alterações constantemente, assim muitas empresas acabam pagando mais impostos do que deveriam. Luís Vinícius Pereira afirmou ainda que planejamento, auditoria e revisão tributária auxiliam na redução desses pagamentos e aumentam a rentabilidade.
OS NOVOS CONVÊNIOS ASSINADOS PELAS
ACIP/CDL E SEUS PARCEIROS
PAULO FERREIRA CONSULTORIA EMPRESARIAL
Descontos para associados em:
— Processos: Mapeamento de processos. Gerenciamento de rotinas, Implantação de Sistema de Gestão.
— Finanças: Análise de custos, Precificação de Produtos, Viabilidade Econômico-Financeira, Controle Financeiro, Planejamento Financeiro.
— Produção: Planejamento e Controle de Produção, Gestão de Estoques.
— Pessoas: Treinamento e desenvolvimento nas áreas de Processos, Finanças e Produção.
— Cursos e treinamentos em Excel nível iniciante, intermediário e avançado para gestores, operadores financeiros e controladores de estoques.
GRUPO STUDIO
Descontos aos associados em Recuperação de Créditos Tributários por meio de:
— Revisão de Tributos Federais;
— Mapa Fiscal;
— Planejamento Tributário;
— Revisão de Tributos Indiretos;
— Análise Estratégica para Operações Tributárias, dentre outras atividades relacionadas.
Associado, para saber mais detalhes de como aproveitar os novos convênios entre em contato com as ACIP/CDL pelo telefone 3831-5500.
Evento homenageou Eustáquio Miranda, Lázaro Ribeiro e Marly Ávila; livro trata sobre empreendedorismo feminino, da patrocinense Barbara Abrahão
Três merecidas homenagens e o lançamento de um livro de escritora patrocinense. Assim podemos resumir a noite do último dia 09 de outubro de 2019, data em que as ACIP/CDL promoveram um evento muitíssimo especial em sua sede, quando foram recebidos associados, autoridades, familiares dos homenageados e imprensa.
O presidente e acionista da Cafebras Geraldo Eustáquio Miranda recebeu o Mérito Empresarial 2019; o proprietário do Posto Jamaica e sócio do Grupo AGAL Lázaro Ribeiro de Oliveira recebeu o Mérito Empresarial 2018; a ex-presidente da Câmara Municipal de Patrocínio Marly Fátima de Souza Ávila recebeu o prêmio Mulheres Além das Gerais 2019; e foi feito o lançamento do livro da mestra Bárbara Resende Abrahão.
“Foi uma noite de reconhecer o trabalho de pessoas que muito fazem por Patrocínio. Empreender no Brasil é muito difícil daí termos que valorizar todos os que se destacam em seu segmento como os quatro”, disse o presidente da CDL Cezar dos Reis.
Mérito Empresarial
Empresário do Ano de 2019, Eustáquio foi um dos 18 nomes indicados pelos associados, sendo eleito pela Diretoria das ACIP/CDL. A nível estadual, receberá o Mérito Empresarial da Federaminas no dia 26 de outubro no Tauá - Grande Hotel e Termas de Araxá, durante o XXII Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, realizado pela entidade mineira.
“Fiquei surpreso quando recebi a notícia da homenagem, mas ao mesmo tempo fiquei muito feliz. É o reconhecimento por um trabalho que venho realizando há mais de 22 anos na cidade”, disse Eustáquio Miranda.
Lázaro Ribeiro recebeu o prêmio da Federaminas ano passado em Juiz de Fora e agora recebe a nível local. “A premiação no ano passado foi muito importante ao prestigiar os empresários de Minas e fico feliz pela indicação dos associados e eleição das ACIP/CDL. É uma força, um incentivo para o empreendedor continuar a fazer um bom trabalho. O reconhecimento é o maior combustível que uma pessoa pode ter”, comentou.
Mulheres Além das Gerais e lançamento do livro
O prêmio Mulheres Além das Gerais foi entregue pela primeira vez neste ano, tendo sido idealizado pela Câmara da Mulher Empreendedora, uma Diretoria Adjunta das ACIP/CDL. Pelo seu destacado papel na sociedade patrocinense, Marly Ávila foi a agraciada. “É uma emoção muito forte. Estou extremamente feliz com o reconhecimento das entidades”, comentou.
Quanto ao livro lançado, tem como título “Empreendedorismo Feminino — Um estudo da relevância individual do trabalho de mulheres empreendedoras de Minas Gerais”, da escritora patrocinense Bárbara Resende Abrahão (Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra/Portugal, tendo sido patrocinado pelas ACIP/CDL. “É um livro que eleva o trabalho das mulheres empreendedoras de Minas Gerais”, destacou a autora.
O presidente da ACIP disse que é importante valorizar pessoas que empreendem em Patrocínio. “Estas pessoas geram emprego e concentram seus negócios na cidade, então as entidades fazem essa homenagem em reconhecimento a esse trabalho. Quanto à Marly Ávila também é de enorme merecimento dada sua atuação social e política”, finaliza Aldo Aldo Cândido Roriz Junior.
AS BIOGRAFIAS
Geraldo Eustáquio Miranda
O Presidente e acionista da Cafebras, GERALDO EUSTÁQUIO MIRANDA, foi escolhido pelas ACIP/CDL e será o representante patrocinense no “Mérito Empresarial 2019” realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais.
Graduado em Administração pela PUC-MG e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Eustáquio Miranda, como é conhecido pelos amigos, chegou em nossa cidade em 1997 e foi Superintendente da Expocaccer cooperativa que, em conjunto com outros idealistas ajudou a estruturar e consolidar e a qual administrou por durante quase 14 anos.
Natural de Monjolos, um pequeno município próximo a Diamantina e de origem humilde, casado e pai de três filhos, o escolhido do ano, tem uma vida marcada por superações e as atribui principalmente à persistência, à sua base familiar que sempre foi norteada por fortes valores éticos, morais e principalmente pelo respeito às pessoas.
Nestes 22 anos de Patrocínio também foi professor no Centro Universitário do Cerrado Unicerp onde ministrou aulas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Agronegócios por quase 8 anos, período que fala com carinho por acreditar ter contribuído na formação de muitos profissionais e estabelecido inúmeras amizades.
Em 2011 recebeu um convite para criar, em conjunto com um grupo de empresários de Belo Horizonte, uma nova trading de café e, após muito êxito, por estar vivendo um dos melhores momentos profissionais, decidiu aceitar o desafio já que a proposta ia de encontro a um antigo sonho: identificar, valorizar e apresentar ao mundo os melhores cafés brasileiros, valorizando os produtores, suas histórias e também as regiões produtoras. Foi assim que nasceu em 2013 em Patrocínio a CAFEBRAS que este ano se destacou como a melhor empresa do SETOR CAFÉ pela Revista Exame “Maiores & Melhores”.
No campo profissional, Eustáquio possui vasta experiência na gestão de empresas, envolvendo: plano de negócios, posicionamento estratégico, planejamento e gerenciamento financeiro, estruturação organizacional, física e operacional, implantações de sistemas, controles internos e melhorias de processos.
Mantém estreito relacionamento e conhecimento do mercado de café: as regiões, seus produtores, associações e cooperativas, dealers, brokers, tradings e indústrias, dentre outros stakeholders tanto no mercado interno quanto no exterior.
Sempre participativo na comunidade, faz questão de se envolver em inciativas filantrópicas que têm por objetivo ajudar pacientes com câncer principalmente destinadas ao Hospital do Amor de Barretos, foi conselheiro da Santa Casa por dois mandatos, um dos fundadores e diretor do Centro Educacional Pedro Bernardes e ainda um dos mantenedores, através da Cafebras, do Instituto Café Solidário com sede no município de Buritizeiro/MG, que detém um dos menores IDHs do País.
Lázaro Ribeiro de Oliveira
O patrocinense Lázaro Ribeiro de Oliveira é um empreendedor nato. Com seu jeito sereno e o sorriso sempre estampado no rosto ele traçou uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.
O início de sua trajetória profissional começou como açougueiro na Casa de Carnes de seu irmão. Tempos depois foi trabalhar com o Sr. Divino Ribeiro, empresário da cidade que percebeu logo cedo a sua capacidade para os negócios e seu compromisso com o trabalho.
O primeiro trabalho com o Sr. Divino Ribeiro foi operando uma máquina de beneficiamento de café. Posteriormente, Lázaro Ribeiro se tornou sócio do empresário e juntos fundaram o Posto e Restaurante Jamaica.
Casado com Aparecida Caixeta, o casal tem quatro filhos: Lilian, Daniela, Juliana e Gustavo. O amor desse marido, pai e agora avô, transcende nos seus gestos e atitudes cotidianamente, sendo exemplo para todos que o rodeiam.
Com muita garra o empreendedor deu sequência na sua carreira de empresário e expandiu seu negócio na área de postos de combustíveis. Hoje ele é o único proprietário do Posto Jamaica e sócio do Grupo AGAL, que engloba a administração dos Postos Serra Negra, AM/PM e Doidão.
No sentido de diversificar seus negócios, paralelamente à administração dos postos de combustíveis, investiu na principal economia da cidade: o café. Proprietário de duas fazendas, Lázaro divide-se entre a administração dos postos e a condução das fazendas, dedicando-se igualmente às duas atividades.
Suas fazendas produzem cafés especiais de alta qualidade e são gerenciadas através das boas práticas agrícolas, possuindo selos de certificadoras nacionais e internacionais. Atualmente, o empresário conta com o auxílio valioso de seu filho Gustavo, engenheiro agrônomo, na administração das fazendas, o qual segue os passos do pai em todos os sentidos, dedicando-se à gestão, à lavoura e às pessoas que trabalham nas empresas rurais da família.
Sempre participativo na comunidade e pronto a ajudar, Lázaro exerceu três mandatos como Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, cooperativa da qual é cooperado desde sua fundação e conselheiro por vários mandatos. O empresário segue participando ativamente do Conselho. Durante seu mandato inaugurou a sede administrativa, a Dulcerrado e também a Unidade 2 de recebimento e processamento de café.
É também membro do Conselho Deliberativo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e membro, por vários mandatos do Conselho Administrativo da Santa Casa de Patrocínio. Atuou por três mandatos como diretor financeiro da ACARPA.
Marly Ávila
Marly Fátima de Souza Ávila é patrocinense com muito orgulho. Casada com José Tarciso de Ávila, mãe de Ana Alice, Renata e Ana Carolina e avó amorosa de Dante, Mila, Romeu, Gabriela e João. Residiu em Brasília por 5 anos como assessora parlamentar na Câmara dos Deputados, 4 anos em Belo Horizonte e desde 1988 voltou a residir em Patrocínio.
Firmada em seu prestígio junto aos conterrâneos e amigos, e por sua reconhecida participação na política e na sociedade, elegeu-se vereadora por três legislaturas. É a autora de projetos estruturantes para a sociedade, dentre os quais se destaca a lei que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, do qual foi a primeira presidente.
Também ocupou, por duas vezes e em administrações diferentes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social onde desenvolveu ações, programas e serviços de grande alcance para a população. A exemplo disso registramos a viabilização da vinda do SINE para Patrocínio e a mudança de gestão da secretaria através da adequação ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que permitiu a criação do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e o CASI (Centro de Atendimento Sócio Infantil). Destaca-se também à época de sua gestão, o acolhimento dos programas “Minha Casa, Minha Vida”, “Bolsa Família”, dentre outros de igual relevância. Ações voltadas para a plena promoção da inclusão social e econômica das camadas mais vulneráveis da população.
Com o médico Ocacyr de Siqueira e contando com o apoio da sociedade patrocinense, criaram o tão sonhado Hospital do Câncer “Doutor José Figueiredo”. Foi também idealizadora e presidente por dois mandatos da ACCAMP (Associação de Combate ao Câncer no Alto e Médio Paranaíba).
Foi presidente da Fraternidade Feminina Clube das Acácias, da Loja Maçônica Luz e Humanidade, bem como vice-presidente da Casa da Amizade do Rotary Club Brumado dos Pavões.
Uma das características de Marly, elogiada por todos que a conhecem é sua discrição à frente das missões e causas que abraça. Empenha-se com o melhor de si para servir sua terra e sua gente, atuando sempre, na busca dos melhores resultados, com seriedade, responsabilidade, mas, sobretudo, com sua sensibilidade feminina, o que faz toda a diferença, pois, nesse particular, tem muito da Marly filha, esposa, mãe e avó.
Marly Fátima de Souza Ávila coroou sua trajetória de vida pública como a primeira mulher a ocupar a Presidência da Câmara Municipal de Patrocínio o biênio 2015/2016. Em 175 anos de emancipação político administrativa de nosso município ela deixa seu nome registrado nos anais de nossa história.
Bárbara Resende Abrahão
Ex-funcionária das ACIP/CDL, a escritora trabalhou nas entidades no período de 2009 a 2010, por vezes acompanhou atividades das ACIP/CDL, inclusive em diversos treinamentos e pela participação de sua mãe Maria José Resende Abrahão, também se fez presente de forma ativa na Câmara da Mulher Empreendedora, inclusive com palestras sobre rede sociais e marketing.
Fez especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pelo UNIPAM.
Com experiência profissional nas áreas de atendimento, marketing, comunicação e consultoria, Bárbara é hoje, publicitária e Mestra em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
(André Luiz Costa - Decom ACIP/CDL | Fotos: Olha o Passarim | Entrevistas: José Eloi Neto / Rádio Capital FM)