Esta é a foto que vai estampar o cartaz e demais materiais publicitários do Dia das Crianças da Campanha de Valorização do Comércio Local das ACIP/CDL.
A Isabella Carolynne, de 3 anos, e o Davi Felipe, 6 anos, vão estrelar nossa campanha.
A bela foto foi escolhida em votação pela diretoria das entidades entre as fotografias que foram enviadas dentro dos critérios do regulamento.
Presidente da CDL Cezar dos Reis e o palestrante José Eduardo Pereira Filho
Na última terça-feira (11/09) foi realizada uma nova edição do “Café Empresarial” quando associados foram recebidos nas ACIP/CDL. Na ocasião, o palestrante José Eduardo Pereira Filho ministrou uma palestra com o tema Você tem um “Plano de Vida? — Como é que o seu dinheiro trabalha para este plano?”, em que falou sobre o papel do planejador como um guia para ajudar o empresário a ser protagonista desta sua narrativa rumo à sua melhor versão.
José Eduardo Pereira Filho vai ministrar uma outra palestra, voltada para funcionários das empresas, na próxima terça-feira, dia 18/09, às 19 horas nas ACIP/CDL quando vai falar sobre “Educação financeira e qualidade de vida”. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Ainda durante o “Café Empresarial” foi assinado entre as ACIP/CDL e a empresa de José Eduardo — a JEP Finanças — um convênio com condições especiais para os associados. Confira os detalhes:
Através da Representação da LIFE:
. • Realizar AC´s (Apresentação comercial - Gratuita) de como é realizado o planejamento de vida e Finanças pessoais através da metodologia da Life Finanças Pessoais, estas apresentações são direcionadas aos sócios/familiares, e também aos funcionários das empresas conveniadas.
• Atendimento personalizado (Individual/familiar) para os associados/funcionários
• Plataforma online
• Aplicativo
• Flexibilidade de horário
• Montagem de um planejamento de vida e finanças
Os Associados que aderirem ao programa da Life FP representada pela JEP Finanças conforme proposta acima, terão garantido o mesmo valor mensal para ele/família (valido para os meses de Setembro a Dezembro 2018) independentemente do número de pessoas que compõe o núcleo familiar.
Através da JEP finanças
Atendimento coletivo na empresa, com o Projeto Vaga Lume. O funcionário através da empresa poderá ter este trabalho moldado conforme necessidade da empresa, com os seguintes serviços:
• Atendimento individual na Empresa/CDL(Funcionário)
• Reorganização de Dívidas (Funcionário)
• Orientação sobre investimento (Funcionário)
• Linhas de Credito (Funcionário)
• Treinamento coletivo na empresa –
Opcional • Acompanhamento individual (Funcionário) através de plantões
Empresário foi escolhido após indicações de associados e votação entre os diretores das ACIP/CDL; conheça a história deste empreendedor de destaque em Patrocínio
O empresário Lázaro Ribeiro de Oliveira, do Posto Jamaica, foi escolhido o empresário do ano em Patrocínio pelas ACIP/CDL e será o representante patrocinense no “Mérito Empresarial 2018” realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas).
As entidades receberam no mês de agosto as sugestões de associados de empresários de destaque na cidade. Após as indicações, a diretoria das ACIP/CDL se reuniu e, em votação, escolheu Lázaro Ribeiro para ser o grande homenageado do ano.
O prêmio, que é organizado pela Federaminas anualmente e homenageia os empresários de destaque de diversas Associações Comerciais de Minas Gerais, acontecerá em Juiz de Fora, no Espaço Capitólio, no dia 24 de novembro, às 20 horas.
Nesse evento, como parte da programação do XXI Congresso das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais, os empresários indicados serão homenageados por se destacar no movimento associativo, na atividade empresarial e em ações de interesse comunitário.
Conheça Lázaro Ribeiro de Oliveira
O patrocinense Lázaro Ribeiro de Oliveira é um empreendedor nato. Com seu jeito sereno e o sorriso sempre estampado no rosto ele traçou uma trajetória de sucesso no mundo dos negócios.
O início de sua trajetória profissional começou como açougueiro na Casa de Carnes de seu irmão. Tempos depois foi trabalhar com o Sr. Divino Ribeiro, empresário da cidade que percebeu logo cedo a sua capacidade para os negócios e seu compromisso com o trabalho.
O primeiro trabalho com o Sr. Divino Ribeiro foi operando uma máquina de beneficiamento de café. Posteriormente, Lázaro Ribeiro se tornou sócio do empresário e juntos fundaram o Posto e Restaurante Jamaica.
Casado com Aparecida Caixeta, o casal tem quatro filhos: Lilian, Daniela, Juliana e Gustavo. O amor desse marido, pai e agora avô, transcende nos seus gestos e atitudes cotidianamente, sendo exemplo para todos que o rodeiam.
Com muita garra o empreendedor deu sequência na sua carreira de empresário e expandiu seu negócio na área de postos de combustíveis. Hoje ele é o único proprietário do Posto Jamaica e sócio do Grupo AGAL, que engloba a administração dos Postos Serra Negra, AM/PM e Doidão.
O Lázaro cafeicultor
No sentido de diversificar seus negócios, paralelamente à administração dos postos de combustíveis, investiu na principal economia da cidade: o café. Proprietário de duas fazendas, Lázaro divide-se entre a administração dos postos e a condução das fazendas, dedicando-se igualmente às duas atividades.
Suas fazendas produzem cafés especiais de alta qualidade e são gerenciadas através das boas práticas agrícolas, possuindo selos de certificadoras nacionais e internacionais. Atualmente, o empresário conta com o auxílio valioso de seu filho Gustavo, engenheiro agrônomo, na administração das fazendas, o qual segue os passos do pai em todos os sentidos, dedicando-se à gestão, à lavoura e às pessoas que trabalham nas empresas rurais da família.
Sempre participativo na comunidade e pronto a ajudar, Lázaro exerceu três mandatos como Presidente do Conselho de Administração da Expocaccer, cooperativa da qual é cooperado desde sua fundação e conselheiro por vários mandatos. O empresário segue participando ativamente do Conselho. Durante seu mandato inaugurou a sede administrativa, a Dulcerrado e também a Unidade 2 de recebimento e processamento de café.
É também membro do Conselho Deliberativo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro e membro, por vários mandatos do Conselho Administrativo da Santa Casa de Patrocínio. Atuou por três mandatos como diretor financeiro da ACARPA.
(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)
Evento com apoio do Sindcomércio e Expocaccer foi realizado nesta quarta-feira com a presença de seis candidatos a deputado estadual, deputado federal e suplente de senador
Candidatos durante o evento realizado nas ACIP/CDL
As ACIP/CDL abriram suas portas na noite desta quarta-feira (05/09) para receber os candidatos da cidade nas eleições deste ano que, num evento de duas horas de duração, apresentaram suas principais propostas, responderam a perguntas da plateia e de associados via Whatsapp e Facebook e receberam um documento com uma série de reivindicações. Foi uma noite democrática, um marco para a história das entidades e dos parceiros na realização, Sindcomércio e Expocaccer.
Todos os candidatos da cidade foram convidados. Seis deles compareceram, sendo Greyce Elias (Avante/federal), Gustavo Brasileiro (Patriotas/estadual), José Carlos Lassi (suplente de senador pelo NOVO), Marcilene Jacinto (PHS/estadual), Silas Brasileiro (MDB/federal) e Wilson Mello (Patriotas/federal). Também estiveram no auditório das ACIP/CDL diretores das instituições, associados, imprensa, familiares e correligionários dos candidatos.
Após a abertura o presidente da CDL Cezar dos Reis usou a palavra. “Nós das ACIP/CDL não temos cor partidária, mas temos envolvimento político porque é uma de nossas atribuições como entidades, trabalhar com o meio político em prol de melhorias para nossos associados e nossa sociedade. Por isso, fizemos um protocolo de intensões em parceria com o Sindcomércio e Expocaccer para que os candidatos se comprometam com questões que julgamos extremamente relevantes”, disse.
Carga pesada
O presidente da Expocaccer Ricardo Bartholo também deu seu depoimento. “O Brasil não suporta mais o peso e a carga. O Brasil precisa de mudanças e os políticos precisam entender que a próxima legislatura não será dos políticos, será do Brasil. O País precisa das mudanças propostas”, citando principalmente as reformas fiscal, tributária e política.
Os presidentes das demais entidades parceiras Aldo Cândido Roriz Junior (ACIP) e Wander Junior de Carvalho (Sindcomércio) estavam em viagem e justificaram suas ausências.
Os candidatos tiveram três minutos cada para sua apresentação inicial e suas principais propostas. Posteriormente responderam a diversas pergunta, com dois minutos cada candidato para as respostas. Finalizaram com mais um minuto para suas considerações finais.
Temas relevantes
Falaram de temas extremamente relevantes como as feiras itinerantes, reforma tributária, desburocratização para o empresariado, duplicação da BR-365, segurança, relacionamento com o poder público municipal, entre outros assuntos.
Finalizando, receberam o protocolo de intenções com uma série de reivindicações dos associados das instituições parceiras. A sabatina foi de grande importância para conhecimento do perfil de cada candidato, não só por quem esteve presente, mas dos internautas que puderam acompanhar ao vivo pela Fan Page das ACIP/CDL no Facebook.
Abaixo, a íntegra do protocolo de intenções entregue aos candidatos:
Patrocínio, 05 de setembro de 2018
Prezado Candidato,
A Associação Comercial e Industrial de Patrocínio - ACIP, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio – CDL , do Sindicato do Comércio Varejista de Patrocínio - SindComercio e da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado - Expocaccer, realizaram um levantamento e identificaram alguns temas prioritários para apresentação aos candidatos do pleito de 2018, objetivando o desenvolvimento e melhorias para Patrocínio e o Brasil, convidando-o a trabalhar em consonância com as nossas necessidades.
- Sentimos que é preciso, urgentemente, reduzir a burocracia e simplificar os processos que envolvem abertura, funcionamento e inovação das empresas bem como incentivem a melhoria da produtividade, qualificação profissional, gestão e inovação. Além do mais, é fundamental avançar no desenvolvimento de políticas relacionadas à infraestrutura e ao acesso a crédito privilegiando os empreendedores e, consequentemente, toda a sociedade brasileira, o que pode ser feito por meio de Projetos de Lei, eventos e parcerias com a iniciativa privada.
- Necessitamos de inovações e modernização do sistema tributário, com a simplificação dos impostos e encargos, em especial a redução da alíquota de ICMS, visto que é uma das maiores do país, tornando nossos negócios inviáveis, bem como a isenção da cobrança de ICMS de produtos adquiridos fora do estado de MG;
- Garantir recursos e condições para fomento, divulgação e execução de ações e projetos que fortaleçam o comércio local, em especial, regulamentação nacional de funcionamento de feiras itinerantes e prioridade em compras governamentais.
- Duplicação da BR365, em especial o trecho que vai de Uberlândia a Patos de Minas, rodovia com grande problema de tráfego, recebendo uma movimentação intensa de veículos diariamente e vários acidentes, muitos destes com vítimas fatais, daí a necessidade de medidas mais urgentes quanto a este problema.
- Criação com urgência da Delegacia Rural com efetivos e equipamentos, devido a grande incidência de roubo e violência que vem acontecendo em nosso meio rural.
- Melhorar a segurança em Patrocínio com aumento do efetivo de policiais militares em atendimento nas ruas; aumento do atendimento e efetivos da Policia Cível, além de elaborar e apoiar planos emergenciais, preventivos e estratégicos para a melhoria da segurança pública no combate a roubos, furtos, latrocínios, etc., em áreas centrais e bairros comerciais. Isso inclui a expansão de projetos das centrais de vídeo-monitoramento integradas aos serviços de segurança pública.
Pedimos ainda, para lutar pelas mudanças nas legislações das questões abaixo, visando acompanhar os avanços sociais, tecnológicos, econômicos e culturais da sociedade:
- Lutar pela Reforma da Previdência;
- Lutar pela Reforma Política com voto distrital puro;
- Lutar por no máximo 12 ministérios, com vistas a enxugar a máquina administrativa e maximizar a eficiência e eficácia dos ministérios;
- Lutar para não nomeação de Juízes da Suprema Corte;
- Avaliar o número de deputados e suas despesas acessórias;
- Não aumentar o número de municípios no estado de Minas Gerais e demais estados;
- Mudar a lei de maioridade penal;
- Descentralizar os recursos da Federação;
- Desonerar o FUNRURAL para produtores.
Aldo Cândido Roriz Junior
Presidente da ACIP
Cezar dos Reis
Presidente da CDL
Ricardo Bartholo
Presidente da Expocaccer
Wander Junior de Carvalho
Presidente de SindComércio
Bandidos mudaram dados do documento e incluíram até etiqueta da JUCEMG para encomendar produtos em nome do empreendimento patrocinense; ACIP/CDL alertam demais empresários
Atenção empresário patrocinense para um golpe que vem sendo aplicado: uma empresa fantasma se passou por empresa de Patrocínio para encomendar produtos. Fique alerta para não ser lesado e tomar prejuízos. Caso necessite, recorra ao serviço de SPC das ACIP/CDL.
Há poucos dias uma empresa de Patrocínio teve seu contrato social fraudado, o qual as ACIP/CDL tiveram acesso, vendo a engenhosidade do golpe. Uma empresa do Rio Grande do Sul contratada para a venda de determinado produto enviou a empresa este contrato, que apresentou para a ocorrência policial que foi registrada no SPC através do SOS Cidadão.
Os estelionatários fizeram um cadastro com dados cadastrais e bancários da empresa de Patrocínio, alterando os dados do empreendimento e agência bancária, colocando o telefone dos falsários. Ou seja, foi feito um contrato completamente falso que possui até mesmo a etiqueta da Junta Comercial (JUCEMG).
Uma das empresas em que o criminoso tentou comprar em nome da empresa de Patrocínio verificou na internet que nos dados da empresa verdadeira havia outros telefones (diferentes do cadastro enviado), ligou para o telefone e descobriu a farsa.
Além do mais, nesta semana, uma transportadora ligou na empresa patrocinense desconfiada, pois quando a mercadoria encomendada pelos bandidos chegou em Uberlandia, os estelionatários ligaram pedindo para mudar o local da entrega e descobriram a nova fraude (no valor de mais de R$ 38.000,00).
ALERTA
Empresário, fique atento e evite prejuízos financeiros e outros transtornos. Precisando, entre em contato com as ACIP/CDL pelo telefone 3831-5500.
Se você tem um CNPJ ativo precisa ficar atento aos golpes que muitas empresas fantasmas estão aplicando frequentemente no mercado, especialmente no varejo.
Veja algumas situações que podem configurar golpes:
1) Ligações com propostas para veiculação de publicidade em sites, listas telefônicas revistas gratuitas
2) Recebimento de certificados de ‘empresário do ano’
3) Boletos para filiar empresas a associações ou sindicatos inoperantes
4) Registros do nome da empresa no INPI, dentre outros.
SPC Avisa E-mail (Mensal) com 30 dias de degustação grátis*
O SPC Avisa é indicado para prevenção de fraudes e constrangimentos. Ao contratá-lo, você receberá informações sempre que seu nome for incluído, excluído, alterado ou consultado no banco de dados do SPC Brasil. Você poderá monitorar apenas o seu CPF e sua empresa apenas seu CNPJ.
Acesse o site www.spcbrasil.org.br
Experimente por 30 dias grátis!* Basta inserir o código “SPCAVISA30D” (sem as aspas) no campo "Cupom de Degustação".
* Válido somente para novos assinantes e uma única vez por CPF ou CNPJ.
(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)
REGULAMENTO – ATENDIMENTO DE QUALIDADE
O Concurso denominado Atendimento de Qualidade é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio, CNPJ 18.468.215/0001-05 e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Patrocínio, CNCPJ 22.239.628/0001-87, sediadas à Rua Joaquim Carlos dos Santos, 141 – Cidade Jardim – Patrocínio - MG, que será realizada com objetivo de avaliar e melhorar a qualidade do atendimento em Patrocínio através de perguntas online.
Atendimento de Qualidade funciona conforme as seguintes regras:
1. Da Campanha: A campanha será no período de 01/09/2018 até 26/10/2018.
1.1. O período de inscrição será de 01/09/2018 até às 23h59 do dia 26/10/2018.
1.2. O resultado será no dia 31/10/2018 transmitido online através do Facebook (facebook.com/acipcdl.patrocinio)
1.3. A campanha é de livre participação a qualquer pessoa acima de 18 (dezoito) anos de idade, que ao cadastrar autoriza a divulgação pelas ACIP/CDL das informações constantes no seu cadastro.
1.4. Somente associados das ACIP/CDL estão concorrendo ao melhor atendimento.
2. Do Cadastro: O consumidor que desejar participar deverá preencher todo o formulário presente no site www.acip.org.br/atendimento-de-qualidade
2.1. O formulário contém os seguintes campos obrigatórios:
a) Nome completo; b) Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) data de nascimento c) E-mail; d) Telefone para contato; e) Em qual empresa de Patrocínio você foi melhor atendido(a) e o nome de quem melhor lhe atendeu.
f) Relate o que destaca no atendimento recebido
2.2. Cada participante poderá participar da pesquisa uma única vez, ficando limitada a uma participação por CPF.
2.3. Ao responder a pesquisa o participante autoriza o uso da mesma, bem como se houver oportunidade, sua imagem e voz para qualquer divulgação posterior, bem como a divulgação de seu cadastro.
2.4. O participante se declara conhecedor do regulamento, disponível no site da pesquisa, aceitando por completo, não podendo alegar ignorância quanto a sua existência.
3. Premiação:
3.1. O atendente será premiado com uma viagem com direito a acompanhante para um final de semana, exceto feriado e alta temporada para o Hotel Tauá em Araxá . O valor do prêmio não será convertido em dinheiro.
3.2. O consumidor concorrerá a um vale-compras no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a ser usado nas empresas associadas das ACIP/CDL, podendo dividir o valor em mais de um estabelecimento associado.
4. Do Julgamento
4.1 – Será formada uma comissão julgadora com 4 integrantes da diretoria das ACIP/CDL e a participação do Técnico do Sebrae em Patrocínio para avaliar as boas práticas.
5. Informações Gerais
5.1. A divulgação do resultado dar-se-á através do site e redes sociais oficiais das ACIP/CDL.
5.2. O (a) ganhador (a) deverá ter idade mínima de 18 anos completos até a data do sorteio, e comprovar sua identidade mediante apresentação de documentos pessoais, bem como assinar a declaração de recebimento do prêmio. Caso o ganhador seja menor de 18 anos, será realizado novo sorteio até que sejam as regras cumpridas.
5.3. No caso do atendente, este deverá comprovar sua identidade e seu vínculo trabalhista para recebimento do prêmio.
5.4. A pesquisa é de livre participação de consumidores, sendo restrita a indicação somente de associados às ACIP/CDL.
5.5. Os ganhadores autorizam, desde já, como consequência da conquista dos prêmios, que as ACIP/CDL, venham utilizar seu nome, imagem e som de voz, em qualquer um dos meios escolhidos, para divulgação desta pesquisa, pelo período indeterminado, a partir do seu término, sem qualquer tipo de pagamento ou ônus, bem como a utilização do seu cadastro.
5.6. A premiação será entregue durante o evento do Lançamento da Campanha de Natal, entre os dias 29 a 31 de outubro.
5.7. Todos os vendedores indicados serão certificados pelas ACIP/CDL, pelas boas praticas de bom atendimento.
5.8. Não poderão participar da pesquisa os diretores e colaboradores das ACIP/CDL.
Patrocínio, 20 de agosto de 2018
Aldo Cândido Roriz Junior
Presidente da ACIP
Cezar dos Reis
Presidente da CDL
OBJETIVO: Capacitar empresários e colaboradores de indústrias/empresas para o desenvolvimento do planejamento direcionador do crescimento empresarial, focado na estratégica corporativa e aplicações diárias na gestão administrativa da empresa, bem como na gestão orçamentária para acompanhamento de indicadores.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceituação
Definindo estratégias
Pesquisas e levantamentos mercadológicos
Etapas do planejamento estratégico pelo BSC
* Visão Estratégica
* Missão Empresarial
* Políticas, princípios e valores
* Análise do ambiente interno e externo (SWOT)
* Objetivos, métricas e metas
* Planos de ação
* Mapa Estratégico
Implementação do Plano Estratégico
Orçamento Empresarial baseado na estratégia
Tipos de Orçamento e como aplicá-los
Gestão orçamentária no dia-a-dia
Softwares de apoio
INSTRUTOR: VINÍCIUS SOUZA - Graduado em Administração de Empresas pela PUC MINAS; especialização em Gestão de Negócios; especialização na área de TI (Tecnologia da Informação), Balanced Scoredcard e BPMN; especialização em Planos de Negócios e Gestão Estratégica; professor na Fundação Getúlio Vargas.
Clique AQUI para fazer sua inscrição.