Premiação para o ‘Mutirão de Conciliação Empresarial – Categoria
PACE’ aconteceu em evento da CACB em Brasília
Presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior e a gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo recebendo o troféu
O trabalho de excelência promovido palas ACIP/CDL foi recompensado na tarde desta quarta-feira. A ACIP foi contemplada com o PRÊMIO CONDE DOS ARCOS – ACESSO À JUSTIÇA.
A ACIP ficou com o 1º lugar nacional pelo MUTIRÃO DA CONCILIAÇÃO EMPRESARIAL – Categoria PACE (Edição 2017). O prêmio foi recebido pelo presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior e pela gerente-executiva Cleide Ribeiro Araújo, das mãos do Presidente da Federaminas e Vice-Presidente da CACB durante o 5º Fórum Nacional CACB Mil que é realizado nestes dias 20 e 21 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).
“Foi uma emoção e ao mesmo tempo uma honra enorme representar não só a ACIP, mas o município de Patrocínio em um evento tão importante, recebendo um prêmio de primeiro lugar a nível nacional. Isso mostra o empenho de todos os envolvidos nos processos das entidades para o bem de nossos associados e da comunidade patrocinense”, comentou o presidente da ACIP.
Para a gerente-executiva, o prêmio "mostra do trabalho em equipe e que vale a pena lutar e participar de ações que vão trazer sucesso para o nosso associado e com consequência o reconhecimento da nossa Associação", diz Cleide Ribeiro Araújo.
O PACE
Desde que foi instalado em agosto 2014 o PACE (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual) vem conseguindo resultados surpreendentes de negociação e diminuído o índice de inadimplência para os associados.
A iniciativa já havia sido premiada em 2015, com o prêmio “Revelação” pela FEDERAMINAS por seu sucesso e inovação em integrar dois departamentos (COBRANÇA E PACE) e dar sustentabilidade dentro das ACIP/CDL, através do alto desempenho e utilização do empresariado patrocinense e região.
Os mutirões acontecem diversas vezes ao ano. Usa-se o expediente da conciliação — que é uma forma de solução extrajudicial, na qual as partes são orientadas na construção de um acordo. Em vários casos os acordos acontecem porque as partes querem ser ouvidas. Com a conciliação surge essa oportunidade. Em aproximadamente 30 dias a empresa pode resolver um conflito que poderia ficar durante anos na justiça comum.
Como a empresa recupera os seus créditos com maior agilidade, ela pode ter mais recursos para fazer frente as suas despesas do dia a dia, reforçando o seu caixa. Manter o fluxo de caixa positivo pode evitar com que as empresas tenham que buscar empréstimos. Assim, o uso da conciliação, especialmente para micro e pequenas empresas, pode ser uma alternativa para a sua sobrevivência.
O FÓRUM
O 5º Fórum CACB Mil, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) discute nesta edição o tema “O Papel do Empresário na Construção de um Novo Brasil”.
O debate nacional aborda a importância do associativismo, liderança empresarial, rumos econômicos do País, inovação e comércio internacional.
Desde sua 1ª edição, que também aconteceu em Brasília, o Fórum Nacional CACB Mil é um evento associativista que, tradicionalmente, reúne líderes empresariais de todo o País.
(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)
Informe-se nas ACIP/CDL pelo telefone 3831-5500.
Foi realizado na tarde da última sexta-feira (15/06) o sorteio dos prêmios do Dia dos Namorados da Campanha de Valorização do Comércio Local das ACIP/CDL. Essa é a lista de prêmios, ganhadores e empresas associadas onde as compras foram efetuadas:
A vovó Hedmar de Oliveira Ferreira (Dininha) e suas netinhas Júlia Cunha Oliveira Ferreira, Laura Cunha Oliveira Ferreira e Beatriz Ferreira Medeiros serão as protagonistas da Campanha do Dia dos Avós das ACIP/CDL, data que faz parte do calendário da Campanha de Valorização do Comércio Local.
A bela foto que representa fielmente o espírito da campanha estará no cartaz, nosso site, Facebook, Instagram e demais peças de divulgação. As ACIP/CDL receberam 15 fotos e, destas, cinco reuniram as condições previstas no regulamento que foi amplamente divulgado. As cinco finalistas foram avaliadas e votadas pelas diretorias das ACIP/CDL e a foto da professora Dininha e das netas foi a grande vencedora. As ACIP/CDL parabenizam as vencedoras e agradecem a todos que enviaram suas fotografias.
A Campanha do Dia dos Avós acontecerá no período entre 01/07 e 27/07. A entrega dos cupons pelas empresas associadas para o sorteio vai até 27/07 às 15 horas. O sorteio será no mesmo dia (27/07) às 17 horas.
Meta das entidades patrocinenses é coletar pelo menos 1.000 assinaturas no abaixo-assinado idealizado pela FCDL-MG
Na noite desta segunda-feira (11/06) as ACIP/CDL fizeram em sua sede uma reunião para o lançamento em Patrocínio da campanha de assinaturas no abaixo-assinado idealizado pela Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG) contra os altos impostos e taxas pagos pelas empresas brasileiras.
A alta carga tributária brasileira é um dos grandes desafios para manter uma empresa funcionando e gerando empregos no país. Por isso, as entidades têm buscado espaços de diálogo com entidades representativas e os Poderes Executivo e Legislativo para propor melhorias e a tão sonhada reforma tributária.
Com esse objetivo começou a coleta de assinaturas por meio de um abaixo-assinado que será entregue ao governador do Estado, em reunião com dirigentes do Sistema CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) através da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais. A meta da FCDL são pelo menos 30 mil assinaturas até o dia 30/06.
Movimento estadual
Em Patrocínio, as ACIP/CDL estipularam como meta obter pelo menos 1.000 assinaturas. “As empresas chegaram a seu limite e não conseguem trabalhar com essa carga de impostos. Esse é um movimento estadual e as ACIP/CDL estão coletando as assinaturas em Patrocínio. Convocamos a todos os empresários que possuem CNPJ ativo para assinar. Esse abaixo-assinado será encaminhado a Belo Horizonte, juntamente com um dossiê com as reivindicações da nossa classe nessa questão da tributação”, diz Cezar dos Reis (foto), presidente da CDL, que conduziu a reunião desta segunda-feira.
Ele reforçou ainda que empresas associadas ou não às ACIP/CDL e de qualquer tamanho podem participar, inclusive os MEI (microempreendedores individuais). Os interessados podem se dirigir às ACIP/CDL para assinar o documento ou solicitar uma visita através do 3831-5500. Colaboradores das entidades também estão visitando as empresas para coletar mais assinaturas.
O assunto foi tema de uma visita no último dia 4 de junho do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) Frank Sinatra às ACIP/CDL. Sinatra foi recepcionado pelo presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior, por Cezar dos Reis e pela gerente executiva Cleide Ribeiro Araújo, quando anunciou o movimento pela Reforma Tributária e pediu o apoio das entidades patrocinenses o que foi prontamente atendido pela diretoria.
Frank Sinatra Santos Chaves visitou as ACIP/CDL no início do mês e foi recepcionado pelos presidentes e gerente executiva das entidades patrocinenses
(André Luiz Costa | Decom ACIP/CDL)
Prezado(a) Associado(a),
A alta carga tributária brasileira é, certamente, um dos grandes desafios de se manter uma empresa funcionando e gerando empregos no país. De acordo com relatório divulgado pelo Banco Mundial, as empresas gastam em média 1.958 horas/ano para cumprir regras do fisco.
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o brasileiro trabalha cerca de 150 dias só para pagar impostos. O Refis, conquistado após a mobilização de entidades junto ao Congresso Nacional, trouxe um alívio para micro e pequenos empresários endividados, mas ainda é urgente uma reformulação na maneira como os impostos são cobrados.
Na busca por entendimentos, a Federação das CDLs de Minas Gerais (FCDL-MG), entidade que representa as CDLs de todo o Estado, tem estabelecido espaços de diálogo com entidades representativas e os Poderes Executivo e Legislativo para propor melhorias e a tão sonhada reforma tributária.
Nesse sentido, as ACIP/CDL, juntamente com a FCDL-MG, estão se mobilizando para coletar assinaturas e compor o abaixo-assinado em prol da Reforma Tributária. Queremos um sistema econômico isonômico e justo, para a continuidade da atividade empresarial do varejo de forma sustentável. Este abaixo-assinado fará parte de um dossiê estadual que será entregue, em mãos, às autoridades competentes para ações cabíveis com pedido de solução imediata.
Portanto, contamos com a união e a sinergia dos empresários do nosso município para trabalharmos juntos e alcançarmos o nosso objetivo principal: a Reforma Tributária. Precisamos de, no mínimo, 30 mil assinaturas para entregarmos ao governador.
Seu apoio e participação serão fundamentais para que essa conquista seja possível para todos nós. Assine o formulário que você encontra nas ACIP/CDL e divulgue para os empresários da sua rede de contatos.
Juntos somos mais fortes!
Aldo Cândido Roriz Júnior Cezar dos Reis
Presidente ACIP Presidente CDL
Atendente de Farmácia (VAGA N°289): (1 vaga) conhecimento em informática; ensino médio completo; experiência em atendimento em farmácia.
Atendente de Televendas ( VAGA N° 526): ( 1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo; experiência na área;
Assistente de Contabilidade ( VAGA N° 427): (1 vaga) superior completo em contabilidade, conhecimentos em informática, boa caligrafia, possuir habilitação B, possuir CRC; horário de trabalho: 07h30 às 17h48 segunda a sexta.
Assistente Comercial ( VAGA N° 454): (1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo; graduação em administração ou contábeis; horário de trabalho: segunda a sexta 08h00 às 18h00 sábados 08h00 às 12h00.
Assistente ou Técnico em Enfermagem ( VAGA N° 408): ( 2 vagas) conhecimento informática; superior ou técnico em enfermagem; horário de trabalho: 12/36.
Auxiliar de Escritório ( VAGA N° 515): ( 1 vaga) conhecimento informática; possuir habilitação A/B ou as duas; ensino médio completo; horário de trabalho: 07h30 às 17h30 / sábado 07h30 às 11h00.
Auxiliar Administrativo/Financeiro (VAGA N° 501): (1 vaga) conhecimento informática; boa caligrafia; ensino médio completo; horário de trabalho: segunda a sexta 07h00 às 18h00.
Auxiliar técnico de farmácia de manipulação ( VAGA N° 528): (1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo ou cursando;
Auxiliar técnico de farmácia de manipulação ( VAGA N° 529): (2 vagas) conhecimento informática; ensino médio completo ou cursando;
Auxiliar Administrativo ( VAGA N° 479): (1 vaga) conhecimento informática, redação, boa caligrafia; ensino médio completo; superior em administração, contabilidade ou ciências biológicas; experiência de um ano na área; horário de trabalho: 07h00 ás 11h18 / 13h00 às 18h00 - rodízio sábados.
Alinhador e Mecânico de Suspensão e Eletricista (VAGA N°443): (2 vaga) ensino fundamental; experiência; possuir habilitação B; horário de trabalho: comercial.
Açougueiro ( VAGA N° 527): (1 vaga) ensino médio completo; experiência na área; horário de trabalho: comercial.
Balconista/ Atendente ( VAGA N° 521): ( 1 vaga) ensino fundamental completo; experiência; boa caligrafia; horário de trabalho: 06h00 às 10h00 / 15h00 às 19h00.
Costureira ( VAGA N° 498): ( 1 vaga) máquina industrial; horário de trabalho: 08h00 às 18h00 ou à combinar.
Caixa ( VAGA N° 523): ( 1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo ou superior incompleto; experiência na área; horário de trabalho: segunda à sábado das 07h00 às 17h00 / 2 horas de intervalo para refeição.
Comercial de Vendas ( VAGA N°532): (1 vaga) boa redação; possuir habilitação A; veículo próprio moto; interesse em visitar clientes e trabalhar com metas.
Consultor de Vendas ( VAGA N° 332): (1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo; técnico em informática; possuir habilitação A/B; horário de trabalho: 08h00 às 18h00 sábados 08h00 às 12h00.
Consultor de Vendas ( VAGA N° 500): (1 vaga) conhecimento informática, boa caligrafia; possuir habilitação A; ensino médio completo; horário de trabalho: 09h00 às 18h00.
Consultor de Vendas ( VAGA N° 513): ( 2 vagas) conhecimento informática; boa caligrafia; possuir habilitação B; veículo próprio carro; disponibilidade para viagens; ensino médio completo; experiência; horário de trabalho: segunda a sexta 08h00 às 18h00 / sábado de 08h00 às 12h00.
Enfermeira Assistencial e Técnico em enfermagem (VAGA N° 408): (2 vagas) conhecimento em informática; graduação em enfermagem ou técnico em enfermagem. Horário de trabalho: 12/36.
Engenharia Ambiental/ Civil ( VAGA N° 464): (1 vaga) conhecimento informática; ; digitação; redação; boa caligrafia; possuir habilitação B ou AB; superior completo em engenharia ambiental ou civil; conhecimento em Auto CAD; ARC-GIS e CAR; experiência; horário de trabalho: 07h30 às 17h30 segunda à sexta.
Estagiário ( VAGA N° 520): ( 1vaga) conhecimento informática; redação; cursando administração ou contábeis; horário de trabalho: 12h00 às 18h00.
Estagiário ( VAGA N° 522): ( 1 vaga) conhecimento informática; digitação; redação; boa caligrafia; habilitação B ou AB; estejam cursando administração; ciências contábeis ou direito; horário de trabalho: segunda à sexta 07h30 às 12h30.
Gerente ( VAGA N° 450): (2 vagas) conhecimento informática; graduado(a) administração ou gestão de pessoas; experiência com liderança de equipe; disponibilidade de horário.
Garçonete ( VAGA N° 534): (1 vaga) ensino fundamental; experiência na área; horário de trabalho: 08h00 às 16h30 uma folga semanal, trabalha aos sábados, domingos e feriados.
Motorista Escolar/ Vendedor ( VAGA N° 517): ( 1 vaga) ensino médio completo; possuir habilitação A/D; experiência mais na área de transporte de passageiro; horário de trabalho: motorista fixo, vendedor flexível.
Motorista de Caminhão ( VAGA N° 531): (2 vagas) ensino fundamental; possuir habilitação D; experiência na área; horário de trabalho: segunda à sexta 07h00 às 17h00 / sábado 07h00 às 11h00.
Operador de Caixa ( VAGA N° 354): ( 2 vagas) conhecimento informática; ensino médio completo; experiência; horário de trabalho: 15h00 às 21h00 / 17h30 às 23h30.
Porteiro ( VAGA N° 525): (1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo; curso relacionado ao atendimento ao cliente e como vigilante; experiência na área; horário de trabalho: jornada 12x36.
Recepcionista Noturno ( VAGA N° 533): (1 vaga) conhecimento informática; boa caligrafia; ensino médio completo; horário de trabalho: 12x36 19h00 às 07h00.
Vendas ( VAGA N° 524): ( 6 vagas) ensino médio completo; comunicativas; que tenha vontade de crescer na empresa; horário de trabalho: diversos.
Vendedor(a) (VAGA N° 413): (1 vaga) conhecimento em informática, digitação, boa caligrafia; ensino médio completo; habilitação A ou B. Horário de trabalho: 07h30 às 17h30.
Vendedor ( VAGA N° 491): (1 vaga) ensino médio completo; possuir habilitação A; experiência ; horário de trabalho: comercial.
Vendedor Externo ( VAGA N° 499): (1 vaga) conhecimento informática, redação, boa caligrafia; possuir habilitação B; ensino médio completo; experiência; horário de trabalho: comercial.
Vendedor ( VAGA N° 530): (1 vaga) conhecimento informática; ensino médio completo; experiência na área; horário de trabalho: 08h30 às 10h30 e 12h00 às 18h00.
Vendedor ( VAGA N° 502): (1 vaga) conhecimento informática; boa caligrafia; ensino médio completo; experiência; horário de trabalho: comercial.
Técnico Radiologia ( VAGA N°474): (1 vaga) conhecimento informática; técnico em radiologia; experiência;; horário de trabalho: 4 horas diárias, plantão.
Os interessados devem procurar as ACIP-CDL, na rua Joaquim Carlos dos Santos – 141, munidos dos documentos pessoais, carteira de trabalho, currículo, e uma foto ¾.
Horário de funcionamento: 08h às 11h e de 12h30 às 18h.
Frank Sinatra Santos Chaves foi recepcionado pelos presidentes e gerente executiva das entidades patrocinenses
Nesta segunda-feira (04/06) as ACIP/CDL receberam a visita do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG) Frank Sinatra. Ele foi recepcionado pelo presidente da ACIP Aldo Cândido Roriz Junior, pelo presidente da CDL de Patrocínio Cezar dos Reis e pela gerente executiva das ACIP/CDL Cleide Ribeiro Araújo.
Esta foi uma visita para aproximação da FCDL-MG com as entidades patrocinenses. Também foi uma oportunidade para Sinatra conhecer a cidade, pois ele nunca havia estado em Patrocínio.
Entre outros assuntos discutidos no encontro, Frank Sinatra relevou aos presidentes que pretende coordenar um movimento sobre redução da tributação, que onera pesadamente os empresários, e disse que um abaixo assinado foi criado nesse sentido. As ACIP/CDL vão mobilizar os associados a participarem deste processo.
Frank Sinatra Santos Chaves conhece o varejo profundamente. Lojista há mais de 35 anos, é empresário do ramo de calçados com lojas em BH e nas cidades mineiras de Contagem, Pedro Leopoldo e Nova Lima. Além de presidente da Federação das CDLs de Minas Gerais - entidade que representa 198 CDLs no Estado - é dirigente da CDL Contagem. Também é presidente do sindicato patronal de Contagem, diretor de relacionamento do Conselho Deliberativo do SPC Brasil, e ainda juiz do tribunal arbitral de mediação e conciliação.
Foi reeleito presidente da FCDL-MG em novembro do ano passado para o triênio 2018/2020. “Quero caminhar mais perto das CDLs, compreender as demandas do dia a dia, buscar fortalecê-las e assim consolidar ainda mais o comércio local”, afirmou.